Menu
segunda, 26 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Nota do Ideb indica lacuna menor entre ensino particular e público em MS

16 setembro 2020 - 17h00Ana Brito, Portal do Governo

A nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente ao ensino médio de  Mato Grosso do Sul,  mostra que é cada vez menor a distância entre o indicador da rede privada e o da rede pública. 

O Ideb do ensino médio na rede privada em Mato Grosso do Sul ficou em 6,1, enquanto que na rede Estadual em 4,1, com diferença de 2 pontos. Em 2005, a diferença entre as escolas particulares e do Estado era de 3 pontos. Seja particular, seja pública, as notas ficaram acima de todos os anos anteriores. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (15.09).

Nas séries iniciais, a evolução da rede estadual em comparação com a rede privada é ainda mais representativa, com 1,6 ponto de diferença. A nota da rede estadual ficou em 5,7. Nas séries finais, houve um leve aumento entre a diferença do IDEB nas duas redes, porém este resultado está mais associado ao fato de que entre o indicador de 2017 e 2019 a rede particular avançou 0,1 e a do Estado permaneceu no mesmo patamar.

Para o superintendente de Políticas Educacionais da SED, Helio Daher, o resultado é satisfatório, mostra que as iniciativas do Poder Executivo são efetivas e diminuem uma lacuna em relação à desigualdade social. “Se observa um crescimento nos indicadores de ambos os grupos, então mostra algo ainda mais relevante que a Rede Estadual está crescendo de forma mais acentuada”.

Ele cita que a escola de tempo integral, por exemplo, tem contribuído para este avanço. “Essas unidades de ensino tiveram nota, no ensino médio, de 4,8, acima inclusive da meta estabelecida para o ano. Em 2019, o Estado tinha 25 escolas em tempo integral, a meta é avançar este ano até alcançar as 35 escolas previstas para 2021”.

O Estado ainda se destaca nacionalmente ao se posicionar como a 7ª melhor nota no indicado do ensino médio do país e muito acima da nota nacional.

De acordo o levantamento a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) avançou no quesito qualidade em duas das três etapas da Educação Básica. O relatório está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC).

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Imunização
Quem pode se vacinar nesta segunda (26)
Operação Hefesto
Incêndio atinge linha férrea sobre o Rio Paraguai
Economia
Prefeitura reúne meios de hospedagem para sensibilização turística e uso do QR Code 
Plantão
Incêndio atinge aterro sanitário de Corumbá
Suspeito
Governo prorroga contrato com empresa investigada por pagar propina a filho de Reinaldo
Tráfico de Drogas
Mala com 14 quilos de pasta base é encontrada na rodoviária de Corumbá
Pedrada
Briga de família termina com mãe ferida e filho preso
Polícia Militar
Homem denuncia filho foragido
Alerta Infectologista
Vacinados contra Covid-19 devem aguardar 48 horas para ingerir bebida alcoólica
Oportunidade
Inscrições para estágio na Justiça Federal terminam nesta terça (27)

Mais Lidas

Seguiriam para Bolívia
Dois veículos que seriam atravessados para Bolívia são recuperados
Imunização
Sábado tem vacinação contra Covid até 12h no drive do Poliesportivo
Cidade Tranquila
Operação conjunta combate crimes fronteiriços em Corumbá e Ladário
Mais tempo
Exame toxicológico na emissão de CNH tem prazo ampliado para utilização do laudo