Menu
sábado, 19 de junho de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

No dia do Servidor, Governo destaca pontos de valorização da categoria com salário em dia

28 outubro 2020 - 09h23Paulo Fernandes, Portal do Governo

Mesmo enfrentando duas grandes crises, o Governo de Mato Grosso do Sul conseguiu manter os salários em dia e investir em políticas de valorização dos servidores como reajustes, promoções e correção de distorções.

Com aval do Tribunal de Contas (TCE), o Governo de Mato Grosso do Sul retomou no mês passado as promoções por antiguidade e merecimento. O TCE respondeu a uma consulta formulada pelos gestores públicos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário sobre os limites e forma de aplicação dos dispositivos previstos na Lei Complementar Federal n. 173, de 27 de maio de 2020 – que estabeleceu o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus.

Ao longo dos últimos anos, o Governo de Mato Grosso do Sul optou por priorizar a valorização das carreiras e a redução das distorções salariais em vez de apenas focar na revisão geral. Com isso, conseguiu beneficiar os servidores que ganham menos.

Contratações

Além disso, o Governo investiu na contratação de novos servidores para áreas essenciais como segurança, educação e saúde. Desde 2015, foram admitidos 5.267 servidores por meio de concurso público e 427 por contratação temporária.

Uma grande parte do efetivo contratado pelo Governo do Estado foi para levar mais segurança à população. Estão em formação 260 policiais civis, sendo 120 investigadores e 140 escrivães. Foram nomeados 72 novos delegados. 

E a Secretaria de Justiça e Segurança Pública convocou 401 novos bombeiros militares, sendo que 150 praças e 24 oficiais combatentes estão em formação. 

Mato Grosso do Sul fez ainda a maior contratação da história com 858 novos agentes penitenciários, com a última nomeação em julho deste ano, quando foram convocados 253 homens e mulheres. 

Na área da educação, um dos destaques foi a realização do primeiro processo seletivo visando a constituição do banco reserva de docentes temporários para serem utilizados em regime de suplência, tornando a seleção dos novos profissionais mais transparente. E o combate à Covid-19 contou com o reforço de centenas de novos profissionais de saúde.

“O Governo do Estado atua em ações que integram a política de valorização e desenvolvimento do funcionalismo para fortalecer o sentimento de pertencimento. Hoje, dia que marca o reconhecimento merecido aos servidores públicos, quero parabenizar a todos que contribuem diariamente para que o Estado siga elevando o patamar da gestão pública, sempre prezando pelo atendimento ao cidadão”, resumiu a secretária de Administração e Desburocratização, Ana Nardes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COVID-19
Comissão rejeita proposta de inclusão de jornalistas, bancários e vigilantes em grupos prioritários
SAÚDE
SES autoriza municípios a vacinarem com a Pfizer adolescentes acima de 12 anos com comorbidades
POLICIAL
PRF apreende 450 mil maços de cigarro contrabandeados na Capital
GERAL
MPF aponta risco de desaparecimento de espécies no Rio Paraná
Rio Paraná Energia, empresa da holding China Three Gorges Corporation (CTG), é acusada de descumprir regras ambientais e levar à beira do desaparecimento peixes como Pintado e Dourado
SAÚDE
SES prepara distribuição das 70.160 doses de vacina contra a covid-19 em MS
GERAL
Fórum apresenta avanços do Plano Estratégico em MS
POLICIAL
PMA e Bombeiros resgatam ave em extinção ferida
GERAL
Contribuintes têm até o dia 3 de agosto aderir ao REFIS 2021
EDUCAÇÃO
Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade
GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal

Mais Lidas

GERAL
Homem fica ferido após queda de cavalo no Pantanal
GERAL
Bombeiros combatem incêndio em concessionária no Centro
POLICIAL
PM de Corumbá prende homem com mandado de prisão em aberto na área central
GERAL
Atenção ao prazo: licenciamento de veículos com placas 3 e 4 vence neste mês