Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Negócios e ações sustentáveis de MS são destaque em feira sobre bioeconomia no Rio de Janeiro

06 setembro 2022 - 08h31Redação

Os potenciais de Mato Grosso do Sul foram destaque na Green Rio 2022, feira voltada à promoção de negócios, inovação e bioeconomia ocorrida no Rio de Janeiro (RJ), entre 1º e 3 de setembro. Para a iniciativa, o Sebrae/MS levou oito empresários sul-mato-grossenses com produtos ligados aos biomas Cerrado e Pantanal. Além disso, como parte da programação, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), apresentou as políticas públicas ligadas à sustentabilidade.

Os empresários sul-mato-grossenses que participaram da feira são proprietários de pequenas empresas de diferentes nichos, como alimentação, cosméticos, decoração e adereços, que possuem forte apelo cultural e regional: Angí Chocolates, Du Bem Sustentável, Flor de Xaraés, Mel Zen, Ph Cosmetics, Soul Leve, Tar&Tar e Udu Cerâmica. Em comum, os empreendimentos se encaixam na bioeconomia, ao unirem modelo de negócios a iniciativas sustentáveis ou produtos com traços da biodiversidade da região. A maioria possui o selo Made In Pantanal, campanha lançada pelo Sebrae para valorizar os artigos regionais.

Segundo o vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, Jaime Verruck, também secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, participar da Green Rio 2022 abre um leque de oportunidades para estes empreendedores, que representam as potencialidades de Mato Grosso do Sul, consolidando o estado no cenário da bioeconomia. “Tivemos a apresentação de vários produtos da bioeconomia sul-mato-grossense, todos estavam muito vinculados à questão da bioeconomia e foram comercializados com sucesso”, destacou Verruck.

Ao levar os empresários para a Green Rio 2022, o objetivo do Sebrae foi dar visibilidade aos produtos regionais, além de propiciar aos empreendedores acesso a novos mercados. A participação deles no evento foi viabilizada por meio das iniciativas Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal, e Propeq Dinamiza – Programa Estadual dos Pequenos Negócios, realizado em parceria com o Governo do Estado.

Ações sustentáveis em MS

Além da participação dos empresários, MS também foi destaque na Green Rio com discussões sobre as ações sustentáveis realizadas no estado, a exemplo do trabalho para a redução das emissões de carbono. No painel “Desenvolvimento Rural, Clima e Carbono”, ocorrido na tarde de quinta-feira (1º), com a participação de diversas autoridades, o secretário Jaime Verruck detalhou aos participantes o programa “MS - Estado Carbono Neutro”, que visa estabelecer medidas ao poder público, atividades econômicas e sociedade em geral para que, no território sul-mato-grossense, as emissões de gases de efeito estufa sejam neutralizadas a partir de 2030.

“Tivemos a oportunidade de participar de uma mesa com uma série de autoridades, para discutir o MS Carbono Neutro. Sempre o nosso projeto desperta um olhar de surpresa, e mais uma vez, conseguimos mostrar para o Brasil e para o mundo o quanto Mato Grosso do Sul avança na sustentabilidade. É um projeto de governo, mas só ocorre em função das parcerias em Mato Grosso do Sul”, complementa Verruck.

Expositores apresentam produtos na Green Rio

No espaço do Sebrae/MS na Green Rio, os visitantes puderam conhecer os produtos comercializados pelos empresários e as ações sustentáveis realizadas pelo Governo do Estado. Para os empreendedores, o movimento foi positivo e trouxe a possibilidade de conexão com novas parcerias comerciais, além das vendas para um público mais exigente. Segundo Paula Pagnoncelli, proprietária da Mel Zen, empresa de Campo Grande que comercializa mel e derivados, participar da feira é levar os potenciais regionais para outros mercados. “É muito legal a gente expor nosso trabalho, mostrar o que temos de melhor. É sempre muito positivo expandir os horizontes e estar mostrando o que a gente tem para o Brasil e para o mundo”, pontuou.

Empresários puderam expôr produtos sustentáveis produzidos em MS. Foto: Divulgação/Sebrae

A empresária e artesã Claudia Castelão, proprietária da Flor de Xaraés, também veio de Campo Grande e na Green Rio, expôs diversas peças de seu ateliê, incluindo brincos, pulseiras, colares, entre outros adereços onde a flor é a protagonista. Para ela, participar da Green Rio representou uma oportunidade. “É um momento único, onde você apresenta os seus produtos dentro de um espaço onde se respira sustentabilidade, onde tem essa preocupação com a questão de meio ambiente. A troca e o aprendizado foram enormes, fiz networks, promete muito”, disse.

Segundo o analista-técnico do Sebrae/MS Vitor Faria, que também acompanhou a caravana de MS, a bioeconomia é um campo vasto e o Sebrae vem oferecendo apoio para que negócios nesta área possam se estabelecer e aproveitar as oportunidades de mercado. “Eles vieram para expor, participar de rodadas de negócios e fechar negócios. Alguns deles estão aproveitando para visitar clientes externos, estão indo a mercados, mercearias, empórios e, no geral, estão desenvolvendo networking. A qualidade dos produtos que a gente trouxe chamou muito a atenção das pessoas que participaram das rodadas de negócio, essa qualidade também é comprovada pelo tanto de pessoas procuraram esses produtos no evento”, finaliza.

Incluindo os representantes de Mato Grosso do Sul, a feira reuniu cerca de 90 expositores, que ofereceram produtos e novidades relacionados à agricultura, biodiversidade, economia verde e produção sustentável. Para mais informações, é possível acessar a página oficial da Green Rio 2022.

O conselheiro do Sebrae/MS, Márcio de Araújo Pereira, diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) também visitou o estande da instituição no evento.

Sobre o Pró Pantanal

O Pró Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa tem o apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Semagro.

Sobre o Propeq Dinamiza

O Propeq Dinamiza – é uma ação do Sebrae em parceria com o Governo do Estado, por meio da Semagro, que possui o objetivo de acelerar a criação de um ambiente favorável para a geração de negócios, mediante a articulação de cadeias produtivas em Mato Grosso do Sul.

 

* Informações da Agência Sebrae de Notícias

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul