Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

“Não vai faltar pediatra na Santa Casa”, garante junta administrativa

03 agosto 2018 - 11h41Sylma Lima
Pediatria funcionando normalmente no Hospital de Corumbá. Caso do menino boliviano que foi atropelado. Foto: Victor Viegas

A polêmica de que os pediatras não iriam mais atender na Santa Casa Corumbaense não vingou, graças à intervenção do prefeito Marcelo Iunes após se reunir com junta interventora do hospital.  Ocorre que a cidade só tem seis pediatras e todos tem carga horara no município. Atualmente eles atendem 8h por dia, conforme determinação judicial prevista num Termo de Ajustes de Conduta (TAC). Quatro horas no período da manhã e mais quatro no período da parte, se revezando nos postos de saúde. Desde a última quarta-feira,06, o plantão ficou definido no seguintes termos: “ meio período nos postos , para que não fique sem atendimento, e meio na Santa Casa que atende 90% de paciente do SUS (Sistema Único de Saúde)” , diz o procurador José Luis Amorim membro da junta interventora enfatizando que, “ Iunes não tem medidos esforços para tender o hospital adquirindo equipamentos e mantendo as farmácias bastecidas. Além disso, o recurso depositado pelo atual governador já está na conta aguardando a liberação das licenças para inicio das obras do novo Pronto Socorro”.

Flagrante

Junta interventora conversou com o Capital do Pantanal nesta manhã. Foto: Victor Viegas

O Capital do Pantanal esteve no hospital para conferir de perto se a situação havia se regularizado e foi encontrado três pediatras, sendo um na emergência (Emerson Moreira), e dois no setor infantil (hospitalzinho). Vicente Provenzano dava atendimento a um menino de um ano e sete meses, acompanhado pela tia a boliviana Inêz Céspedes que narrou que o menor é gêmeos, e as 13h desta quinta-feira,07, saiu correndo atrás do irmão mais velho que, ia para a escola, em Porto Suarez, e acabou tendo parte do corpo esmagado nas rodas de um carro. Como o hospital do país vizinho não tem CTI e o caso era muito grave, a criança veio para Corumbá onde já foram realizados vários exames , “ como ele  estava urinando sangue achávamos que havia perfurado a bexiga, mas o órgão não foi atingido e hoje o menino esta fora de risco, apesar das lesões no corpo” , disse o pediatra de plantão ressaltando que atendem corumbaenses, ladarenses e bolivianos.

Nova gestão

O diretor administrativo e financeiro da unidade Marcelo Ferreira explicou que a polêmica causada pela carga horaria foi solucionada de uma maneira satisfatória e todos saíram ganhando. “Como o hospital mantinha pediatra num plantão de 12 horas durante a noite, com a nova modelagem terá também durante todo o dia e não haverá prejuízo aos postos porque aqui são atendidas as emergências  e na PUA Guató. Mais, o importante é que não descobrimos a atenção básica com o hospital” .

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Profissão
Voucher Transportador já atendeu 990 motoristas e pode ganhar novas vagas