Menu
terça, 16 de dezembro de 2025
Andorinha - Vendas por WhatsApp
Andorinha - WhatsApp
Geral

Munir Sadeq vence na Justiça e permanece na disputa pela prefeitura de Ladário

19 outubro 2020 - 15h23Gesiane Bernardo

Munir Sadeq, candidato a prefeitura de Ladário, não estava falando por menos, quando confirmou ao Capital do Pantanal, em 2 de outubro, que iria recorrer ao pedido de impugnação do Ministério Público (MP) a sua candidatura. A sentença da Justiça Eleitoral saiu no último sábado (17) e, a decisão foi a favor do candidato que garantiu o direito de disputar as eleições municipais deste ano, em 15 de novembro de 2020.

Para o Ministério Público, Munir estaria impedido de disputar as eleições municipais de 2020, porque cumpria punição de 8 anos afastado de concorrências eleitorais, à contar das Eleições de 2012, quando foi identificado ocorrência de campanha eleitoral antecipada em programa de rádio. Em outros dois pontos, o Ministério Público apontava que Munir mantinha contrato de locação de imóvel e fornecimento de combustível para a prefeitura municipal, o que no ponto de vista do MP é ilegal, devendo o pré-candidato ter encerrado o vínculo com o poder municipal seis meses antes de registrar sua candidatura.

A defesa de Munir, apresentou resposta afirmando que devido o adiamento das Eleições para novembro, o prazo de 8 anos inelegivel já havia sido cumprido e não caberia mais a proibição. Sobre o contrato de locação, a defesa comprovou que o mesmo foi feito por meio da pessoa física de Munir, de modo que não incidi na hipotese apresentada pelo MP e, o fornecimento de combustível "foi precedido de licitação na modalidade pregão, de modo que o contrato mantém cláusulas uniformes, razão porque está inserida na hipótese de exceção do dispositivo legal, sendo dispensável a desincompatibilização para fins de candidatar".

Em sentença, a Justiça Eleitoral considerou improcedente os pedidos do Ministério Público e decidiu a favor de Munir Sadeq, que mantém a disputa pelo executivo de Ladário através da chapa firmada com Dr. Juliano, pelo partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB).

De acordo com o documento da Justiça Eleitoral, o prazo de oito anos inelegíveis começou a se contar a partir da data das eleição de 2012 e se encerrou em 7 de outubro. Como base para tal decisão, a justiça eleitoral de Corumbá citou consulta a sentença do TSE em que “o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que as causas de inelegibilidade que acabam em 7 de outubro, oito anos após o pleito de 2012, não podem ser postergadas para 15 de novembro. Por maioria, os ministros entenderam que impedimentos à candidatura com data certa para acabar não foram afetados pelo adiamento do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020. Segundo a maioria, em observância ao princípio da segurança jurídica, os prazos não podem ser alterados. Essa foi a resposta dada pelo Plenário na sessão administrativa desta terça-feira (1º) à consulta feita pelo deputado Célio Studart (PV-CE). Por 4 votos a 3, prevaleceu o entendimento apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes”.

Referente aos dois contratos que Munir Sadeq mantém com a prefeitura, a Justiça Eleitoral aceitou a defesa do pré-candidato que afirmou e comprovou por documentos que  a locação do imóvel foi feita em nome da pessoa física Munir e que o fornecimento de combustível foi por meio de pregão eletrônico com respeito a cláusulas uniformes.

A Justiça Eleitoral de Corumbá considerou “ausência de previsão na lei de inelegibilidades. Desnecessidade de desincompatibilização. Reiteração de argumentos já analisados na decisão agravada”.

Pedido de candidatura em julgamento

No site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais, a chapa de Munir e dos outros seis candidatos a prefeitura de Ladário, ainda aguarda pelo julgamento do Tribunal Superior Eleitoral. O TSE tem até o dia 26 de outubro para julgar o registro das candidaturas. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

geral
MP apura pagamento irregular a conselheira tutelar na Prefeitura de Ladário
Novidade
Capital do Pantanal e Boca do Povo fecham parceria no rádio e revista
Trânsito
Agentes de trânsito concluem capacitação e recebem certificados
geral
Emendas somam R$ 217 mil e são entregues a instituições de Corumbá
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
plantão
Corpo é localizado no rio após emergir sob embarcação no Porto Limoeiro
Trânsito
Ônibus terão passagem gratuita para o Jardim de Natal em Corumbá
Plantão
Colisão entre carros deixa homem ferido no bairro Guanã
Plantão
Colisão entre motos causa fratura exposta em condutor
Tempo
Segunda-feira tem previsão de temperatura alta e alerta de chuva
Corumbá e Ladário têm mínima de 23°C e máxima de 40°C

Mais Lidas

saúde
Santa Casa inaugura nova recepção e reabre entrada original do hospital
geral
Cliente denuncia pão mofado com data adulterada em mercado de Corumbá
Educação
Inscrições para o Jet Programme 2026 encerram nesta sexta-feira (19)
Programa seleciona brasileiros para atuar no Japão como Coordenador de Relações Internacionais, prestando apoio à estrangeiros no país
Cultura
Ladário inaugura "Natal Luz" com mais de 3 km de decoração temática