Menu
quarta, 11 de dezembro de 2024
Câmara de Corumbá - Fim de Ano 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Municípios de MS participam de mobilização nacional em combate à Dengue

02 março 2024 - 13h04Kamilla Ratier, Comunicação SES

O Governo do Estado, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), realiza neste sábado (02), o Dia D alusivo à Campanha do Ministério da Saúde – ‘Brasil unido contra a dengue’! Com o tema ‘10 minutos contra a dengue’, a mobilização nacional tem como foco a eliminação de criadouros como principal medida de prevenção. A ação acontece de forma simultânea nos 79 municípios do Estado.

Como ação estratégica, a SES, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Batalhão de Polícia Militar de Trânsito da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, Defesa Civil e Cosems/MS (Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Mato Grosso Do Sul), realiza a Blitz Educativa a fim de reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito transmissor, além de orientar a população sobre os cuidados para se evitar acúmulo de lixo e resíduos que possam contribuir para formação de criadouros do mosquito.

Para a secretária de Estado de Saúde em exercício, Dra. Crhistinne Maymone, a mobilização nacional contra a Dengue é um momento de união de forças e convida toda a população a comparecer. “Contamos com o seu apoio, para que você se motive, esteja conosco, mas que também tire 10 minutos do seu dia e verifique todos os locais em sua residência, se não está deixando recipientes e/ou reservatórios de água que possam impactar na propagação da doença. Contamos com você”.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho, destaca que este movimento já vem ocorrendo em todos os municípios do Estado. “Nós estamos acompanhando esse cenário no país, e estamos nos preparando e criando ações que possam mitigar a ação dengue em nosso Estado. Por isso, ações como essa ação são de extrema importância e precisamos estar juntos nesta luta diária contra o mosquito”.

A presidente do Cosems/MS, Josiane Oliveira Corrêa, reforça a importância da população na ajuda ao combate ao mosquito. “Mais importante do que impedir a transmissão é não deixar realmente o mosquito nascer. Por isso é importante aproveitarmos esse período em que estamos nas nossas casas para limparmos o nosso quintal e, de certa forma, tentar mitigar a transmissão da dengue no estado”.

“O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul vem somar forças na conscientização desta ação integrada para o combate à Dengue, Zika e Chikugunya na eliminação de recipientes que acumulem água, impedindo assim, a possibilidade de formação de criadouros do mosquito.  Todos estamos nessa guerra juntos”, enfatizou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas.

Para a Tenente Lechuga, do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito, é uma grande honra poder participar desse evento de prevenção à Dengue. “Reconhecemos a importância da campanha e estaremos presentes com o intuito de agregar porque entendemos a necessidade da conscientização da população”.

Ações simultâneas

Em simultâneo, o Hemosul Coordenador e o HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) realizam ações para o combate ao mosquito.  Conforme a coordenadora-geral da Rede Hemosul MS, Marina Sawada Torres, o Hemosul Coordenador realizará a distribuição dos folders e uma palestra para os funcionários e doadores que estarão aguardando atendimento. “Vamos abordar a prevenção, sobre não deixar água parada e manter a limpeza dos quintais. Eliminar os focos do mosquito para que não tenha o aumento do número de casos da Dengue”.

Já o HRMS, por meio da coordenadoria de Apoio Operacional, reforçou as ações para a eliminação de possíveis focos do mosquito da dengue em sua área externa com inspeções diárias. Neste Dia D, a unidade hospitalar promove uma ação de conscientização e orientação aos visitantes do PAM (Pronto Atendimento Médico).

“Durante o horário de visitas do PAM, teremos a oportunidade de alcançar os familiares e amigos de pacientes. Através de conversa, panfletos informativos e orientações diretas, vamos destacar a importância da eliminação de criadouros do mosquito, do uso de repelentes e de buscar assistência médica ao primeiro sinal de sintomas suspeitos”, destacou a diretora-presidente do HRMS, Dra. Marielle Alves Corrêa Esgalha.

A ação estratégica acontece neste sábado (2), das 9 horas às 11 horas, no cruzamento da avenida Afonso Pena com a rua 14 de Julho, em Campo Grande. Governo Federal, Estados, Municípios e sociedade civil unidos pelo Dia D contra a Dengue.

Ações em MS

O Estado tem desenvolvido ações de vigilância, prevenção e atenção à saúde, para o enfrentamento às Arboviroses – Dengue, Chikungunya e Zika –  nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. E desde o início do ano conta com a parceria de outras secretarias de forma transversal no combate ao Aedes aegypti.

A Secom (Secretaria Executiva de Comunicação) auxiliou a SES na produção de 500 mil folhetos com os sinais sintomas da Dengue, contendo informações essenciais para quem for acometido pela doença. Parte deste material foi enviado para a Defesa Civil que desenvolveu ações pontuais nos municípios de Mato Grosso do Sul que fazem fronteira com os estados que estão em situação de epidemia.

E para reforçar a disseminação do material informativo, a SES também contou com a colaboração da AMAS (Associação Sul-Mato-Grossense de Supermercados) e do TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul).

A juíza do Trabalho e gestora do Programa Trabalho Seguro, Hella de Fatima Maeda, destacou que ações conjuntas são válidas e eficazes como meio de prevenção e conscientização da população. “Com o material cedido pela SES conseguimos ampliar a campanha e atingir todos aqueles que passam pelo Fórum Trabalhista e pelo Tribunal Regional do Trabalho, tanto trabalhadores como empregadores. É importante que todos se envolvam no combate à dengue. Se todos fizerem a sua parte, conseguiremos reduzir o número de focos do mosquito e, por consequência, o número de contaminação”.

Para o presidente da AMAS, Denyson Prado, a associação entende que toda a sociedade deve estar envolvida na luta contra o mosquito que transmite tantas doenças e que tem feito tantas vítimas por Dengue no país.

“A participação dos supermercados nesta campanha de conscientização é uma forma de contribuirmos e cumprirmos com o nosso papel social, auxiliando para que toda a população esteja engajada, limpando seus quintais, seja em casa ou nos estabelecimentos, excluindo os locais que possam ter focos do mosquito”, afirma Prado.

Segundo o assessor técnico do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), Adam Macedo Adami, as farmácias também atuam no combate à Dengue. “Temos um projeto que treina e capacita farmacêuticos que atuam na rede privada, em farmácias e drogarias comunitárias, para reconhecer sinais de Dengue, sinais de casos suspeitos de Dengue, prestar alguns cuidados e serviços como aferição de pressão arterial, aferição de temperatura corporal. O projeto também contempla ações educativas, entrega e disponibilização de material educativo – folders, panfletos – para que fiquem disponíveis no balcão da farmácia ou um cartaz fixado no interior da farmácia para orientação, cuidados de prevenção e também cuidados em relação a automedicação”.

Além disso, a SES distribuiu para a APS (Atenção Primária à Saúde) dos 79 municípios 1.000 impressões com os fluxos de atendimento para as unidades de saúde, visando auxiliar os profissionais de saúde no atendimento ao cidadão para casos confirmados de Dengue e Chikungunya (adulto e criança) e a distribuição de 5.560 cartões de acompanhamento médico da doença.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Inclusão
Parceria do Governo de MS com Sebrae promete soluções tecnológicas para quilombolas e indígenas
Utilidade Pública
Prazo para pagamento à vista com 10% de desconto da TRS termina nesta sexta, dia 13
Na Capital
Operação 'Chave na Mão' desarticula quadrilha especializada em roubo de cargas
Benefício Extra
Pagamento de "13º salário" para cuidadores injeta mais de R$ 1 milhão na economia de MS
1º Semestre de 2025
Estado prepara concurso com 400 vagas para Polícia Civil de MS
Ponto Turístico
Nelsinho pede restauração do pavimento no Eco Parque Cacimba da Saúde
Popularidade em alta
Gestão de Riedel é aprovada por 60% do eleitorado de MS
Nota Oficial
Hemorragia não afeta função cerebral do presidente, diz médico de Lula
Reparo emergencial
Bairro de Ladário sofre sem água nesta terça-feira, 10
Ao Procon
Alexandre cobra esclarecimentos sobre fechamento do Santander na cidade

Mais Lidas

Domingo, 15
Bloco Sem Limite na Folia lança enredo 2025 em homenagem à jornalista de Corumbá
8m de altura
Homem sofre afundamento de crânio após cair em córrego de Corumbá
Provocado por terceiros
Dois bairros de Ladário estão sem abastecimento de água nesta segunda, 09
Pantanal
Brigadistas atuam para recuperar áreas atingidas pelo fogo na Serra do Amolar