A operadora de telefonia celular Vivo encaminhou, esta semana, ao prefeito Marcelo Iunes o cronograma detalhado e atualizado do projeto de melhorias para a cidade. O plano da companhia telefônica – que foi apresentado ao Executivo Municipal no dia 16 de abril deste ano – prevê duas frentes de ação com investimentos totais que somam um pacote de R$ 5 milhões.
O cronograma das obras, enviado também para a Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), informa o Município de todas as ações executadas pela operadora para ampliar e modernizar sua rede de serviços em Corumbá.
O compromisso da concessionária de telefonia móvel para aumentar a qualidade dos serviços de voz e dados, passa também, pela instalação na cidade de antenas próprias para tecnologia 4G. Hoje o sistema utilizado não é próprio. De acordo com a programação da empresa, todas as ações combinadas deverão apresentar resultados positivos num prazo de até sete meses.
De acordo com a planilha de execuções da Vivo, para a rede de acesso, o plano de ação prevê ativação de portadoras 4G em 12 sites do município (4G próprio) sendo executado desde abril e previsão de finalização em junho. Com a conclusão desse serviço, Corumbá passará a contar com Rede de acesso própria da Vivo e terá melhora na experiência de navegação de dados.
Também em andamento e com previsão de finalização em junho, estão os serviços de cobertura e capacidade 4G de maior abrangência e qualidade, que vão garantir a um maior número de bairros com cobertura 4G.
No que tange aos meios de transmissão, a empresa firmou contrato de link adicional de 1Gb (fibra Oi) para atendimento de voz e dados; trabalha para ampliar a capacidade da rota rádio para suportar o 4G próprio e aumentar estabilidade (rota própria); modernizar a rede de transmissão local aumentando a capacidade e a estabilidade do link e do serviço de dados. Com conclusões previstas até agosto, essas ações acarretarão mais estabilidade e maior capacidade de escoamento de tráfego de dados e voz.
A Prefeitura acompanha de perto o desenrolar das ações. “Isso é desdobramento do processo aberto em janeiro e da reunião realizada em abril. Estamos acompanhando de perto a evolução de tudo que foi apresentado para que haja, na prática, melhoria efetiva ao consumidor. Temos o cronograma físico e se, na prática, as melhorias não chegarem ao consumidor, o PROCON vai agir de maneira enérgica, contundente e firme com a empresa”, afirmou o diretor-executivo da Agência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Alexandre Vasconcellos.
Na reunião com o prefeito, realizada em abril, participaram executivos da Vivo de Brasília, São Paulo e Curitiba.