Promover a interação entre agentes e técnicos sobre os programas Bolsa Família e Cadastro Único para melhor servir a população que procura os benefícios em Corumbá. Este é o objetivo do 2° Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social ao longo de toda a quinta-feira, 19 de abril.
Realizado no plenário da Câmara Municipal, o segundo Encontro Intersetorial reúne profissionais das secretarias municipais de Saúde; Educação; da própria Assistência Social e também servidores da Educação do Estado. “O grande objetivo é discutir sobre o programa Bolsa Família e cadastro no Município. Trouxemos educação e saúde para se juntarem conosco para discutirmos o programa. É importante empoderarmos os agentes para que sejam multiplicadores. Estamos aqui com servidores da educação, saúde e assistência social para termos um mesmo procedimento discurso”, explicou a supervisora do Programa Bolsa Família/Cadastro Único do Município, Clarissa Souza Santiago.
A supervisora esclareceu que o acesso aos benefícios tem como caminho de ingresso os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A pessoa precisa ter o cadastro único, que é um instrumento do Governo Federal que mapeia as necessidades da população. Para esse cadastro, o caminho são os CRAS, que fazem a orientação e o próprio cadastramento com documentação pessoal, declaração escolar. Lançado no sistema sai o número do NIS, depois de 48 horas. Com o NIS entre 30 e 60 dias vai ao CRAS para saber se está contemplado ou não no programa. Sendo contemplado, encaminhamos para a Caixa Econômica Federal que faz os cartões, abertura de conta”, informou.
Quem recebe o Bolsa Família, precisa atender critérios como ter filhos em frequência escolar; manter acompanhamento da saúde. Em caso de descumprimento pode acontecer o bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício.
A programação do 2° Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família, coordenado pela secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Fonseca Iunes, contempla palestras sobre Cadastro Único e Bolsa Família; Condicionalidades do Programa Bolsa Família na educação; Condicionalidades do Programa Bolsa Família na saúde; Benefício de Prestação Continuada; Secretaria Municipal de Assistência Social (novo modelo) e Programa Criança Feliz.
“Quando colocamos aqui a educação, saúde e assistência social juntos, que formam o tripé do desenvolvimento humano, avançamos, trabalhando juntos somos forte. Não temos como fazer assistência sem ter educação e saúde juntas”, destacou a assessora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adelma Galeano. Atualmente, aproximadamente 10 mil famílias estão inscritas no Cadastro Único em Corumbá.
Deixe seu Comentário
Leia Também
181 é ferramenta para denuncia anônima em Mato Grosso do Sul

Reforma de escolas municipais é solicitada por vereador durante sessão da Câmara

Vereador sugere transformar o Marina Gattass em espaço para esportes radicais

Projeto de Lei obriga instituições a disponibilizar intérpretes de Libras na cidade

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em agosto

Polícia investiga empresa por fraude em oferta de vacina

Prefeito decreta luto oficial de três dias pelo falecimento de Dom Martinez

PM de Corumbá prende foragido da justiça e apreende arma branca
