Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Município orienta agentes e técnicos sobre Bolsa Família e Cadastro Único

20 abril 2018 - 10h28Prefeitura de Corumbá

Promover a interação entre agentes e técnicos sobre os programas Bolsa Família e Cadastro Único para melhor servir a população que procura os benefícios em Corumbá. Este é o objetivo do 2° Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social ao longo de toda a quinta-feira, 19 de abril.

Realizado no plenário da Câmara Municipal, o segundo Encontro Intersetorial reúne profissionais das secretarias municipais de Saúde; Educação; da própria Assistência Social e também servidores da Educação do Estado.  “O grande objetivo é discutir sobre o programa Bolsa Família e cadastro no Município. Trouxemos educação e saúde para se juntarem conosco para discutirmos o programa. É importante empoderarmos os agentes para que sejam multiplicadores. Estamos aqui com servidores da educação, saúde e assistência social para termos um mesmo procedimento discurso”, explicou a supervisora do Programa Bolsa Família/Cadastro Único do Município, Clarissa Souza Santiago.

A supervisora esclareceu que o acesso aos benefícios tem como caminho de ingresso os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “A pessoa precisa ter o cadastro único, que é um instrumento do Governo Federal que mapeia as necessidades da população. Para esse cadastro, o caminho são os CRAS, que fazem a orientação e o próprio cadastramento com documentação pessoal, declaração escolar. Lançado no sistema sai o número do NIS, depois de 48 horas. Com o NIS entre 30 e 60 dias vai ao CRAS para saber se está contemplado ou não no programa. Sendo contemplado, encaminhamos para a Caixa Econômica Federal que faz os cartões, abertura de conta”, informou.

Quem recebe o Bolsa Família, precisa atender critérios como ter filhos em frequência escolar; manter acompanhamento da saúde. Em caso de descumprimento pode acontecer o bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício.

A programação do 2° Encontro Intersetorial do Programa Bolsa Família, coordenado pela secretária municipal de Assistência Social, Gláucia Fonseca Iunes, contempla palestras sobre Cadastro Único e Bolsa Família; Condicionalidades do Programa Bolsa Família na educação; Condicionalidades do Programa Bolsa Família na saúde; Benefício de Prestação Continuada; Secretaria Municipal de Assistência Social (novo modelo) e Programa Criança Feliz.

“Quando colocamos aqui a educação, saúde e assistência social juntos, que formam o tripé do desenvolvimento humano, avançamos, trabalhando juntos somos forte. Não temos como fazer assistência sem ter educação e saúde juntas”, destacou a assessora de Políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adelma Galeano. Atualmente, aproximadamente 10 mil famílias estão inscritas no Cadastro Único em Corumbá.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias