Menu
quarta, 27 de janeiro de 2021
Senar MS
Andorinha Janeiro/Fevereiro Mobile
Geral

Mulher morre em Campo Grande por influenza e MS tem primeiro caso do ano

23 março 2018 - 10h03G1

Uma mulher de 58 anos é a primeira vítima de influenza em Mato Grosso do Sul neste ano, segundo o boletim epidemiológico da Secretaria do Estado de Saúde (SES), divulgado nesta quinta-feira (22). Ela morreu em Campo Grande no dia 17 de março.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Leblon em 11 de março com tosse, febre e dificuldade de respirar. A mulher disse que os sintomas haviam começado no dia anterior. O sangue foi coletado para exame e, após ser medicada, apresentou melhora e recebeu alta.

Mas 24 horas depois ela procurou atendimento no Centro Regional de Saúde (CRS) do Coophavilla II e apresentava os mesmos sintomas do dia anterior. A paciente foi mantida em observação na ala vermelha, onde foi iniciado tratamento com antibióticos e solicitado transferência para um hospital.

Por não apresentar melhoras, no dia 13 de março, foi iniciado o tratamento com Tamiflu e coletado material biológico para exame de influenza. Além de a paciente ser entubada. Na noite do dia serguinte, a mulher foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular por causa do estado grave.

A Sesau teve de comprar um leito de UTI porque os hospitais conveniados - Santa Casa, Hospital Regional e Universitário - não autorizavam o recebimento da paciente. No momento da transferência, a mulher apresentava saturação de 95%, pressão alta e temperatura normal.

Só no dia 15 foi confirmado H3N2 como doença da paciente pelo exame realizado dois dias antes. De acordo com a Sesau, a paciente não tomou a vacina na última campanha de vacinação contra a influenza. O último registro de imunização foi em 2010.

O quadro de saúde da paciente evoluiu rapidamente e apresentou piora, com relatos de estabilização. A mulher morreu dois dias depois da confirmação da doença.

Além dessa vítima, foi confirmado um caso de influenza B na capital sul-mato-grossense e um de H1N1 em Jardim, na região sul do estado. Essas outras duas confirmações os pacientes estão em recuperação.

Deixe seu Comentário

Leia Também

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ENCHENTE
PMA de Miranda e Defesa Civil municipal trabalham no resgate de famílias atingidas por enchentes
Geral
Curiosidade: quando foi fabricada a tecnologia Smartwatch
POLÍTICA
Presidente da Alems, Paulo Corrêa assume como governador em exercício de MS
COVID-19
Janeiro registra mais de 460 óbitos por coronavírus e já é o 3º pior mês da pandemia
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19
EDUCAÇÃO
IFMS reabre prazo de matrículas da 1ª chamada para cursos técnicos integrados
Aprovados têm até esta quarta-feira, 27, para fazer a matrícula em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Retificação altera datas previstas para novas chamadas
EDUCAÇÃO
Gabaritos do Enem serão divulgados nesta quarta-feira
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

Mais Lidas

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19