Menu
domingo, 15 de junho de 2025
Pantanal Tec
Andorinha 77 anos - junho de 2025
Geral

MS tem recorde na criação de empresas em outubro; comércio e serviços lideram

18 novembro 2020 - 09h43Redação

Mato Grosso do Sul abriu 766 novas empresas no mês de outubro, melhor resultado para o mês da série histórica iniciada em 2008, puxado pelos setores de comércio e serviços. Os dados são da Junta Comercial de Mato Grosso do Sul (Jucems) e confirmam uma leve tendência de recuperação da economia do Estado, mesmo atravessando uma pandemia.

O setor de serviços foi responsável por 62,7% dos novos negócios no mês de de outubro, com 481 empresas, em números absolutos. O comércio abriu 261 empresas, representando 34%, e a indústria totalizou 24 negócios, ou 3,13% do total de outubro.

"São números animadores para a nossa economia, que mostra que estamos seguindo uma tendência nacional nesta pandemia, do crescimento do empreendedorismo. Todo mundo teve que se adaptar a essa nova realidade e muitas pessoas optaram por abrir um negócio próprio, para melhorar a renda. Percebemos um número grande de lojas de vestuário, de transporte rodoviário de cargas e restaurantes, tudo isso impulsionado pela demanda do isolamento social, em que passamos a comprar mais de forma online, inclusive comida", afirma a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), Daniela Dias.

Em Campo Grande estão localizadas 45,9% das empresas abertas em outubro, seguida por Dourados com 9,14% e Três Lagoas com 4,31%. O quarto município que mais abriu empresas foi Ponta Porã, com 24, e Naviraí aparece em quinto com 23 novos negócios abertos em outubro.

De janeiro a outubro deste ano, foram criadas 6.681 empresas no Estado, número 9,5% maior que o mesmo período de 2019, quando foram constituídos 6.098 novos negócios. Os números de outubro já superam também o resultado de 12 meses de 2018, quando foram constituídas 6.360 novas empresas.

Fechamento 

Em outubro de 2020 o Estado fechou 323 empresas, o resultado é 5% inferior ao mesmo período de 2019. O setor de serviços fechou 51,3% ou 166 negócios no mês, seguido pelo comércio com 44% ou 143 e a indústria com 4,3% ou 14 empresas.Com informações da Semagro.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Plantão
Luto de três dias em Corumbá: médica morta em acidente atendia na rede municipal
Plantão
Prefeitura de Ladário decreta luto oficial de três dias após acidente fatal na BR-262
Plantão
Andrezza Felski é confirmada como vítima de acidente na BR 262
Aposta
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 100 milhões
Tempo
Fim de semana com sol, períodos nublado e possibilidade de chuva
Sábado tem máxima de 32°C e Domingo 29°C
Prestação de Serviço
Ação itinerante da Sanesul atende moradores de Ladário até 17 de junho
Esporte
Festival Paralímpico na Capital promove inclusão e incentivo ao esporte adaptado
Plantão
Banho em praça pública é destaque no plantão dos Bombeiros
Plantão
Idoso sofre ferimentos em atropelamento no Cristo Redentor
Tempo
Sexta-feira tem sol e elevação na temperatura
Corumbá e Ladário tem mínima de 15°C e máxima de 34°C

Mais Lidas

Plantão
Andrezza Felski é confirmada como vítima de acidente na BR 262
Cultura
Estreante no São João, Paixão Pantaneira promete inovar com coreografias estilizadas
Saúde
Ladário aplica primeira dose da vacina BCG
Política
Rua do bairro Nova Aliança recebe serviço de patrolamento