Mato Grosso do Sul já registrou 19.310 casos prováveis de Dengue, sendo 9.155 casos confirmados em 2024, de acordo com dados do boletim da 20ª semana epidemiológica, divulgado nesta quinta-feira (23). Segundo o documento, 18 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 15 estão em investigação.
Nos últimos 14 dias Juti lidera o ranking dos municípios com alta incidência da doença, seguido por Laguna Carapã, Iguatemi, Figueirão, Antônio João, Itaquiraí, Rio Negro, Japorã, Vicentina e Brasilândia.
Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos e Ponta Porã. Entre as vítimas, 9 delas possuíam algum tipo de comorbidade.
Vacinação
Ainda conforme o boletim, 46.808 doses do imunizante já foram aplicadas na população-alvo para a vacinação. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 101.619 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.
A vacinação contra a dengue é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue, dentro do quadro de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos de idade.
Chikungunya
Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 4.822 casos prováveis, sendo 573 confirmados. Não há óbitos registrados. Segundo dados do período compreendido entre a semana epidemiológica 19 até a semana epidemiológica 20, Iguatemi apresenta alta incidência da doença seguido por Antônio João, Rio Negro, Vicentina e Figueirão.
A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.
Boletim Epidemiológico Dengue SE 20 – 2024
Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 20 – 2024
Deixe seu Comentário
Leia Também
Energisa participa do Banho de São João com atendimento e sorteio de prêmios
Com unidade móvel, Energisa oferece palestras, troca de lâmpadas e sorteio de eletrodomésticos

Banho de São João terá ônibus gratuito e provocará interdições no trânsito de Corumbá

Prefeitura entrega na segunda, dia 23, carteiras de Identidade emitidas em mutirão

Judiciário de Corumbá participa de capacitação sobre violência doméstica

Comitiva de MS que estava em Israel desembarca no Brasil
Chegada do inverno causa queda na temperatura desta sexta-feira
A máxima está prevista em 23°C para a região de Corumbá e Ladário

Débitos da dívida ativa poderão ser renegociados com descontos de até 70%

Apostas exclusivas para a Quina de São João começam nesta quinta-feira

Idoso com dificuldade para respirar é resgatado de aldeia em Corumbá
