O afrouxamento da população durante o último feriado, em comemoração ao 7 de setembro, foi um dos fatores que elevaram os números de casos confirmados de coronavírus em Mato Grosso do Sul, para evitar que o mesmo cenário se repita na próxima semana, quando teremos mais um feriado, a Secretaria de Estado de Saúde faz um novo alerta à população.
“Cenas reprováveis de aglomeração em pontos turísticos e na Capital marcaram o 7 de setembro e com isso os casos aumentaram. Então precisamos evitar isso com o feriado da divisão do Estado”, afirmou o secretário da Saúde, Geraldo Resende.
O diretor da Fundação de Turismo, Bruno Wendling, reforçou o alerta: “é importante manter todos os protocolos, de biossegurança e higienização. Os empresários têm cumprido seu papel, mas o turista é a agente principal para evitar a propagação da doença”.
O Estado registra 72.546 pessoas infectadas pela doença, com 553 novos casos notificados nas últims 24 horas. São 431 pessoas internadas, sendo duas de outros Estados, com 229 em leitos clínicos e 204 em leitos de UTI. Até o momento, 66.394 foram curadas.
De ontem para hoje Campo Grande registrou +181 casos, Dourados +64, Três Lagoas +45, Corumbá +28, Chapadão do Sul +24 e Ladário + 8.
O número de óbitos causados pela pandemia no Estado está em 1.376, sendo 12 acusados no boletim de hoje. Os municípios que registraram mortes foram: Campo Grande (4), Dourados (1), Nova Andradina (1), Rio Verde do Mato Grosso (1), Chapadão do Sul (1), Paranhos (1), Cassilândia (1). Na região, Corumbá perdeu ontem (5), paciente mulher de 73 anos, hipertensiva e Ladário perdeu paciente homem de 77 anos, sem doenças relatadas, no último domingo (4).