Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

MPT, TJ e TRT promovem seminário on-line e gratuito sobre inclusão de pessoas com deficiência

12 setembro 2022 - 10h57Assessoria

O Ministério Público do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul promovem, no dia 16 de setembro, o 1º Seminário "O papel dos sistemas de Justiça sul-mato-grossense no contexto da acessibilidade e inclusão", com o objetivo de discutir, por meio de palestras e debates, oportunidades de promoção do acesso e inclusão das pessoas com deficiência. O seminário integra a programação do MPT-MS em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.

O evento será realizado no auditório do MPT-MS, em Campo Grande, a partir das 13h30, com transmissão on-line e gratuita para o público em geral, por meio deste link link.mpt.mp.br/eWAxTNi. Inscrições devem ser feitas pelo site da Escola Judicial do TRT-MS: ejud.trt24.jus.br/ejud/ somente até o dia do evento. Ao ser direcionado para esta página, basta clicar na opção "Não tenho cadastro" e prosseguir com a inscrição. 

A palestra de abertura terá como tema “A fundamentalidade da acessibilidade na vida e no exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência”, e será apresentada pela vice-procuradora-geral do MPT e presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID), Maria Aparecida Gugel, com mediação da procuradora do MPT-MS Rosimara Caldeira, coordenadora de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho da instituição.

A partir das 15 horas, a programação segue com a palestra “Praticando a acessibilidade com eficiência e dignidade”, ministrada pela juíza Silvia Eliane Tedardi da Silva, e mediada pela juíza Denize de Barros Dodero.

Em seguida, terá início a palestra “A Política Nacional Judicial de atenção a pessoas em situação de rua e seus aspectos interseccionais no atendimento às pessoas com deficiência”. A palestrante será a juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule e a mediação será realizada pelo juiz do Trabalho Marcio Thibau.
A abertura do evento contará com uma participação especial da banda da Associação Juliano Varela, entidade sem fins lucrativos que há quase 30 anos promove programas para o pleno desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, Espectro Autista e Microcefalia, por meio de atendimento médico, ações de inclusão social e educacionais.

Programação do MPT terá evento nacional e mural de vagas para pessoas com deficiência

As ações do MPT-MS alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência do MPT-MS seguem no dia 20 de setembro, quando terá início a edição 2022 do Reconecta, evento realizado anualmente e simultaneamente pelo MPT em todos os estados com o intuito de ampliar o debate sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, bem como incentivar o cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) pelas empresas e divulgar as vagas disponíveis para PCD’s.

O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal TVMPT. A programação de Mato Grosso do Sul começa às 15 horas (horário local). Um painel de debates, conduzido pela procuradora do MPT-MS Rosimara Caldeira, que coordena a área de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, apresentará experiências positivas de empresas e iniciativas locais que valorizam a diversidade e a capacidade individual de cada profissional.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul