O Ministério Público do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho e o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul promovem, no dia 16 de setembro, o 1º Seminário "O papel dos sistemas de Justiça sul-mato-grossense no contexto da acessibilidade e inclusão", com o objetivo de discutir, por meio de palestras e debates, oportunidades de promoção do acesso e inclusão das pessoas com deficiência. O seminário integra a programação do MPT-MS em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro.
O evento será realizado no auditório do MPT-MS, em Campo Grande, a partir das 13h30, com transmissão on-line e gratuita para o público em geral, por meio deste link link.mpt.mp.br/eWAxTNi. Inscrições devem ser feitas pelo site da Escola Judicial do TRT-MS: ejud.trt24.jus.br/ejud/ somente até o dia do evento. Ao ser direcionado para esta página, basta clicar na opção "Não tenho cadastro" e prosseguir com a inscrição.
A palestra de abertura terá como tema “A fundamentalidade da acessibilidade na vida e no exercício pleno dos direitos das pessoas com deficiência”, e será apresentada pela vice-procuradora-geral do MPT e presidente da Associação Nacional de Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência (AMPID), Maria Aparecida Gugel, com mediação da procuradora do MPT-MS Rosimara Caldeira, coordenadora de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho da instituição.
A partir das 15 horas, a programação segue com a palestra “Praticando a acessibilidade com eficiência e dignidade”, ministrada pela juíza Silvia Eliane Tedardi da Silva, e mediada pela juíza Denize de Barros Dodero.
Em seguida, terá início a palestra “A Política Nacional Judicial de atenção a pessoas em situação de rua e seus aspectos interseccionais no atendimento às pessoas com deficiência”. A palestrante será a juíza do Trabalho Déa Marisa Brandão Cubel Yule e a mediação será realizada pelo juiz do Trabalho Marcio Thibau.
A abertura do evento contará com uma participação especial da banda da Associação Juliano Varela, entidade sem fins lucrativos que há quase 30 anos promove programas para o pleno desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, Espectro Autista e Microcefalia, por meio de atendimento médico, ações de inclusão social e educacionais.
Programação do MPT terá evento nacional e mural de vagas para pessoas com deficiência
As ações do MPT-MS alusivas ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência do MPT-MS seguem no dia 20 de setembro, quando terá início a edição 2022 do Reconecta, evento realizado anualmente e simultaneamente pelo MPT em todos os estados com o intuito de ampliar o debate sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, bem como incentivar o cumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91) pelas empresas e divulgar as vagas disponíveis para PCD’s.
O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube, no canal TVMPT. A programação de Mato Grosso do Sul começa às 15 horas (horário local). Um painel de debates, conduzido pela procuradora do MPT-MS Rosimara Caldeira, que coordena a área de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, apresentará experiências positivas de empresas e iniciativas locais que valorizam a diversidade e a capacidade individual de cada profissional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Prefeitura entrega carteiras de identidade emitidas em mutirão realizado em maio

Últimos dias de inscrições para 230 vagas de Bombeiros temporários

Charles do Bronx volta a MS para evento de MMA em Corumbá
Briga por causa de mulher termina com rapaz esfaqueado no Cravo Vermelho
Bombeiros realizaram o resgate já na madrugada desta segunda-feira, 23

Idosa sofre suspeita de fratura, hemorragia e perde dentes em atropelamento na parte alta
Semana começa com vento moderado e céu nublado
Corumbá e Ladário têm mínima de 14°C e máxima de 24°C

Corumbaense Eduardo Melo é campeão e promessa do Sub-14 paulista

Clarão surpreende Corumbá e outras cidades de MS; hipótese é lixo espacial

Quase metade da população jovem de MS trabalha, mas não estuda
