Menu
terça, 05 de março de 2024
Fipec 2024
Fipec 2024
Geral

MPT-MS apura acidente com trabalhador da Vetorial Siderurgia

05 setembro 2018 - 17h56Sylma Lima

Peritos do Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) realizam nesta semana inspeção na empresa Vetorial Siderurgia Ltda., localizada no Município de Corumbá, para identificar as possíveis causas de um acidente envolvendo o empregado Jacques Antunes da Silva, 42 anos. A vítima teve quase 50% do corpo queimado durante tentativa de neutralizar um foco de incêndio na área de descarga do carvão.

Na inspeção, dois engenheiros em segurança e saúde do Trabalho verificaram os procedimentos operacionais estabelecidos para a atividade mecanizada de descarregamento do carvão, assim como solicitaram documentos referentes à análise de risco da atividade e à qualificação dos trabalhadores para o desempenho daquela função. Os peritos também coletaram informações sobre as medidas adotadas no socorro e transporte de Jacques Antunes até uma unidade de pronto atendimento em Corumbá.

Segundo o perito Sandoval Lopes de Sousa, o relatório da inspeção será concluído em até 30 dias e subsidiará inquérito civil instaurado no último dia 30.

Sobre o acidente

Jacques Antunes da Silva foi admitido em 2011 pela Vetorial Siderurgia e trabalha como metreiro, sendo responsável pela quantificação do carvão.

Ao final do expediente na área de descarga de carvão, o empregado subiu em um caminhão pipa e, ao lançar o jato de água em direção ao pó concentrado no forro de zinco localizado acima de um refletor, percebeu o foco de incêndio. Na sequência, houve o deslocamento do carvão acumulado para o interior do galpão, culminando na propagação das chamas e formação de uma nuvem de pó que atingiu o trabalhador.

Jacques Antunes foi levado até a Santa Casa de Corumbá, mas, devido à gravidade do caso, foi removido em uma Unidade de Terapia Intensiva aérea para Campo Grande, onde segue internado.

O acidente com Jacques Antunes, ocorrido em 28 de agosto, foi o segundo na siderurgia em menos de nove meses. No dia 18 de dezembro do ano passado, o mecânico Lenine Rosa dos Santos morreu enquanto realizava manutenção no topo do forno da fábrica. O trabalhador recebeu uma descarga elétrica e não resistiu.

Irregularidades

Desde 2011, 12 ações civis públicas foram ajuizadas pelo MPT-MS em face do grupo Vetorial, que abrange os segmentos de mineração, siderurgia e energético.

Entre as principais violações trabalhistas apontadas nos processos, estão a falta de recolhimento do percentual referente ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS); instalações com risco de choque elétrico ou outros tipos de acidentes; ausência de registro dos empregados em livro, ficha ou sistema eletrônico; falta de capacitação para manuseio seguro de máquinas e/ou implementos; realização de trabalho em altura sem prévia análise de risco; prática de turno ininterrupto de revezamento superior a 6 horas; desrespeito ao intervalo intrajornada e repouso semanal assegurado aos empregados; dispensa arbitrária e discriminatória de trabalhadores que participaram de greve motivada por frequentes atrasos de salários; prática de graves atos antissindicais; não fornecimento de equipamentos de proteção individual, e não pagamento do tempo destinado ao deslocamento para o trabalho (horas in itinere).

Nas diligências do MPT-MS, também foi identificada falta de: procedimentos de trabalho e segurança específicos, padronizados, com descrição detalhada de cada tarefa; monitoramento da audição dos trabalhadores expostos a níveis elevados de pressão sonora, e laudo técnico para efeito de pagamento de adicional de insalubridade, em virtude dos riscos físicos e químicos decorrentes das atividades.

A Vetorial Siderurgia está instalada na região de Antônio Maria Coelho (BR-262), distante cerca de 35 quilômetros do perímetro urbano de Corumbá. A empresa fabrica ferro gusa e emprega em torno de 250 trabalhadores. Fonte: Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde Pública
Vereadora busca informações sobre exames do pré-natal na Saúde Pública
Destaque
Pesquisa mostra que diferença salarial entre mulheres e homens caiu
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio acumulado em R$ 205 milhões
Escalonamento
Governo de MS propõe indicadores de produção para aumentar salário de agentes de saúde
Boas Vindas
Moinho Cultural retoma atividades com 120 novos alunos
Bacia Paraguai
PMA aplica mais de R$ 53 mil em multas no primeiro final de semana de pesca aberta
Apresentação
Jiboia resgatada de circo é a embaixadora ambiental do Bioparque Pantanal
Tráfico de Drogas
Escaneamento identifica pasta base dentro de compressor
Tempo
Com temperaturas mais amenas, terça-feira tem tempo instável e probabilidade de chuvas
Corumbá tem mínima de 26°C e máxima de 31°C
Oportunidades
Qualifica Ladário divulga lista com os inscritos para as turmas 2024

Mais Lidas

Em Corumbá
Homem é preso acusado de abusar da sobrinha de 12 anos
Na BR 262
Boliviano é preso com 2kg de maconha em fundo falso de mala
Até dia 11
Processo Seletivo da UEMS tem 51 cursos de graduação com inscrições abertas
Ecoturismo
Baixa temporada em pleno verão em Bonito e Serra da Bodoquena tem tarifário reduzido