Menu
segunda, 20 de maio de 2024
Câmara de Corumbá - Maio Amarelo 2024
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MPF/MS constata problemas estruturais na Santa Casa e no Pronto Socorro do município

01 dezembro 2016 - 20h13Redação
Área externa apresenta riscos as crianças internadas. Foto: Ascom MPF/MS

O Ministério Público Federal em Corumbá (MS) realizou, nessa quarta-feira, 30 de novembro, inspeção in loco na Santa Casa e no Pronto-Socorro da cidade. A diligência faz parte de uma investigação ampla conduzida pela instituição para apurar notícias de irregularidades na prestação de serviço público de saúde para a população local. Durante a vistoria, o MPF visitou os principais setores da Santa Casa, da recepção até a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), passando pela ala de pediatria, pelo almoxarifado e pelo setor de esterilização. 

Foram constatados diversos problemas de estrutura nos prédios inspecionados. Ficou claro, por exemplo, que muitas das alas do hospital não dispõem de condições mínimas de refrigeração, importantes principalmente em razão do calor do verão corumbaense, com temperaturas acima dos 40º C. Paredes com buracos, falta de higienização e má gestão do lixo também foram verificadas na visita.

Falta papel higiênico nos banheiros dos pacientes. Foto: Ascom MPF/MS

Em um dos setores do Pronto-Socorro, foram encontrados medicamentos estragados, misturados a medicamentos ainda dentro da validade. Até mesmo medidas de baixo custo pareceram não estar sendo tomadas: em muitos dos banheiros do hospital, não havia sequer itens básicos, como papel higiênico, sabonete e álcool em gel. Alguns dos pacientes ouvidos chegaram, inclusive, a afirmar que estão trazendo de suas próprias casas alguns produtos de higiene que deveriam, na realidade, ser disponibilizados pelo hospital.

Médicos sem controle de ponto

Outro problema verificado foi de falhas no controle de presença dos médicos que atendem no hospital. Na recepção, por exemplo, não há qualquer quadro público de presença, que permita à população saber quem é o médico responsável que deveria estar no plantão em dado turno. Falta, também, um controle criterioso da entrada e saída dos médicos no local. 

Hoje, o controle feito é manual, e os médicos, para comprovar sua presença, apenas precisam assinar uma folha de papel, sem nem mesmo indicar o horário em que entraram e o horário em que saíram de seus postos. Em algumas folhas de ponto analisadas, muitos sequer assinaram presença, mesmo quando alegam que estavam no dia trabalhando no hospital. Deste modo, os órgãos de investigação não conseguem verificar se determinado médico realmente compareceu ao trabalho, nem quando entrou e quando foi embora do local.

Equipe encontrou medicamentos vencidos. Foto: Ascom MPF/MS

Estas e outras irregularidades serão consolidadas em um relatório de inspeção a ser elaborado e divulgado nos próximos dias. A partir dele, o MPF expedirá recomendações à direção da Santa Casa e à Secretaria Municipal de Saúde de Corumbá, responsável pelo Pronto-Socorro local, indicando medidas de curto, médio e longo prazos, que deverão ser adotadas para sanar as irregularidades apontadas. O órgão, com isso, espera que, assumindo uma postura colaborativa, os gestores se movimentem para dar uma solução aos problemas encontrados, evitando, assim, o ajuizamento de ações cabíveis, em favor da saúde pública da região.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Semana Municipal do Brincar inicia nesta segunda em Corumbá
Hoje
Semana do MEI traz palestra com influencer Manu da Peixaria para Corumbá
Assistência Social
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
Economia
Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba nesta segunda
Ia para São Paulo
Passageiro é preso no aeroporto de Corumbá com 125 cápsulas de cocaína no estômago
Oportunidade
MS abre semana com 4,1 mil vagas de emprego em diferentes setores
Tempo
Segunda-feira inicia com tempo firme e temperaturas amenas no Estado
Corumbá amanhece com 14ºC, mas temperatura vai aumentar ao longo do dia
Agenda Cultural
Tradicional Arraiá Nhá Naná abre as festança de São João em Corumbá
Economia
A caminho do Brasil, Riedel diz que MS Day colocou Estado no foco das atenções
Seca
Com menor nível da história, navegação no Rio Paraguai pode parar em 1 mês

Mais Lidas

Agenda Cultural
Tradicional Arraiá Nhá Naná abre as festança de São João em Corumbá
Seca
Com menor nível da história, navegação no Rio Paraguai pode parar em 1 mês
Qualificação
Programa MS Qualifica oferece mais de 50 cursos gratuitos no Estado
Economia
A caminho do Brasil, Riedel diz que MS Day colocou Estado no foco das atenções