Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MPF/MS ajuiza ação para garantir pesca e extrativismo sustentáveis aos ribeirinhos da Barra do São Lorenço

04 dezembro 2016 - 10h02MPF/MS

O Ministério Público Federal em Corumbá ajuizou ação civil pública para garantir a subsistência da Comunidade Tradicional da Barra do São Lourenço, por intermédio da pesca de subsistência e do extrativismo sustentável, em área situada na Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense (PNPM). 

Para o procurador da República Túlio Fávaro Beggiato "é inconcebível que o ICMBIO, órgão que homenageia em seu nome uma das maiores lideranças na luta pela preservação do modo de vida de uma comunidade tradicional (os seringueiros), seja exatamente o órgão que, após reiteradas tratativas, insiste em alijar o direito de manutenção dos modos de criar, fazer e viver da comunidade tradicional da Barra do São Lourenço”.

Comunidade passa por dificuldades para subsistência. Foto: Divulgação/MPF/MS

Na ação, o MPF pede que seja declarado o direito dos ribeirinhos à pesca de subsistência, na quantidade de 100 kg de pescado semanais por pessoa, e a coleta de iscas vivas, da forma como hoje é praticada, com os petrechos costumeiramente utilizados pelos pescadores da Comunidade, que são anzol de galho, joão-bobo e bóia-fixa, vara de bambu, linha de mão e tarrafa para iscas, nos termos da legislação vigente. 

O MPF pede ainda que ICMBIO e o IBAMA, responsáveis pela fiscalização no Pantanal, não impeçam as atividades tradicionais praticadas pela comunidade na área do entorno do Parque Nacional. 

Outra providência que deve ser adotada pelo ICMBIO é a revisão do seu plano de manejo de maneira a levar em conta, com estudos técnicos pertinentes, as comunidades tradicionais da região e seus direitos de acesso aos recursos naturais. Como medida de apoio para as medidas eventualmente determinadas pela Justiça, o MPF pede o estabelecimento de multa de R$ 5 mil por decisão descumprida.

Entenda o caso

A área em litígio fica no entorno do Parque Nacional do Pantanal. Nesta área, os ribeirinhos vêm sendo impedidos de exercer suas atividades tradicionais de maneira sustentável. Para o MPF, trata-se de região reconhecidamente utilizada por populações tradicionais ao longo de gerações, antes mesmo da instituição do Parque Nacional e da instituição das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Acurizal, Penha e Rumo Oeste.

Os povos tradicionais daquela localidade se instalaram e permanecem por diversas gerações mediante a pesca e a caça de iscas vivas, ambas de subsistência, além da retirada de palha e madeira para construção de suas casas. Foram desenvolvidas técnicas de preservação e subsistência cíclicas, que acompanham os períodos de cheias e estiagens da região, características típicas dos traços de tradicionalidade dos povos que habitaram e ainda habitam aquela localidade.

Antes do ajuizamento da ação, o MPF expediu, em 12 de julho de 2013, às Superintendências do Ibama em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul, bem como à Coordenação Regional da 10ª Região do ICMBIO, Recomendação para que os órgãos não impedissem de qualquer forma as atividades praticadas pelas Comunidades Tradicionais Ribeirinhas de Corumbá e Ladário, na área do entorno do Parque Nacional. Em vista de dificuldades alegadas pelos órgãos, houve expedição de outra Recomendação, em 31 de janeiro de 2014, para que o ICMBIO exercesse integralmente o poder de polícia no entorno do Parque Nacional, a fim de reprimir as práticas proibidas pelo Plano de Manejo da Unidade de Conservação, sem prejuízo da Recomendação anterior. 

Mesmo diante das duas Recomendações, o conflito permaneceu. Surgiram mais divergências entre os responsáveis pela preservação ambiental da localidade e os interesses da Comunidade Tradicional. Entre elas, os conceitos de sustentabilidade e subsistência a serem aplicados ao caso, quais os limites das áreas passíveis de exploração sustentável pela Comunidade Tradicional sem que isso afete a Unidade de Conservação e qual a validade técnica e normativa da Zona de Amortecimento instituída pela Portaria IBAMA nº 13/2004. Ainda havia dúvidas sobre a possibilidade de um acordo de pesca e o estabelecimento de uma reserva de pesca em trecho do Rio Paraguai e se havia necessidade de revisão do Plano de Manejo do Parque Nacional do Pantanal Matogrossensse de maneira a se efetivar os interesses dos integrantes da Comunidade Tradicional da Barra do São Lourenço.

O MPF recolheu todas as informações técnicas capazes de dirimir tais divergências e, esgotadas as possibilidades de uma conciliação séria sem protelações, resolveu ajuizar a ação judicial para garantia de subsistência da Comunidade Tradicional da Barra do São Lourenço por intermédio da pesca, em área parcialmente tida como Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública