O Ministério Público Federal (MPF) em Dourados (MS) instaurou Procedimento Investigatório Criminal para apurar supostas ameaças feitas a quatro pesquisadores, sendo uma professora da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que conduzem estudo sobre a questão indígena no município.
Após realizar visitas técnicas e entrega de alimentos a famílias indígenas ocupantes da área “Nhu Verá”, próxima ao município de Dourados, em 16 de agosto, eles teriam sido seguidos por dois homens em uma camionete prata, que teriam dito para que eles “tomassem cuidado” e não aparecessem mais na área ocupada pelos índios. Os acusados teriam afirmado, em tom ameaçador, que “naquela área havia disputas internas entre os indígenas, que eles possuíam armas e que lá era um lugar perigoso”, reforçando que não gostariam de ver os pesquisadores novamente por lá.
Segundo denúncia registrada no MPF, a ameaça ainda teria sido estendida após a divulgação de dados pessoais de uma das pesquisadoras em uma notícia veiculada no site DiárioMS, que detalhava nome completo, local de trabalho, placa e modelo de veículo da mesma.
O objetivo do procedimento investigatório é apurar os fatos e a possível prática dessas ameaças, além da identidade dos indivíduos ocupantes da camionete. O MPF também solicitou informações ao veículo de comunicação DiárioMS, para que ele esclareça os motivos da exposição da intimidade de uma das professoras.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Vereador reivindica melhorias na BR 262, entrada para o Morro do Urucum

Vale Universidade divulga lista de pré-habilitados e convoca para nova etapa

Azambuja diz que MS cumpre papel no combate à Covid e não tem medo de CPI

Sistemas agroflorestais biodiversos conservam e melhoram a qualidade do solo

Primeiro lote de medicamentos para intubação chega hoje ao Brasil

Idoso é atropelado na Porto Carreiro e fica ferido

Mulher fica ferida após cair da moto no Maria Leite

Garagem Lanchonete inaugura filial em Ladário e traz variedades no cardápio
PGE integrará o Observatório Estadual da Nova Lei de Licitações
