Adryan Souza Martins, de 8 anos, morreu no fim da tarde desta quarta-feira (6) após ser picado por um escorpião escondido dentro do tênis, durante um casamento em Naviraí, cidade a 380 km de Campo Grande. Ele estava internado em estado grave no HU (Hospital Universitário) de Dourados, para onde foi transferido no fim de semana.
A informação da morte foi confirmada pela família e pela reportagem do Campo Grande News, que acompanha o caso desde o sábado (2). A criança foi picada no momento da entrada das alianças, quando começou a gritar ao sentir dores no pé. O escorpião caiu do tênis após a irmã do menino sacudir o calçado, segundo relato do pai, Marcelo da Silva Martins.
Nas redes sociais, ele compartilhou uma mensagem de despedida ao filho. “Com o coração em luto, informamos que o Senhor chamou para Si o nosso pequeno anjinho (...) Pedimos que continuem em oração por nossa família e pela alma do nosso amado filho, para que ele descanse em paz nos braços do Pai”, escreveu.
Este é o segundo caso envolvendo crianças vítimas de escorpião em menos de uma semana em Mato Grosso do Sul. No domingo (3), Valentina Macedo, também de 8 anos, morreu após ser picada enquanto brincava com a irmã no quintal de casa, em Chapadão do Sul.
Segundo a SES (Secretaria de Estado de Saúde), Mato Grosso do Sul registrou 3.436 acidentes com escorpiões entre janeiro e junho deste ano. O soro antiescorpiônico está disponível em 67 municípios, apenas em unidades hospitalares.
Autoridades em saúde alertam que os casos aumentam nesta época do ano, durante o período reprodutivo dos animais. A recomendação é verificar roupas e calçados antes de usar, manter berços afastados das paredes e procurar atendimento médico imediato em caso de picada.
O biólogo Isaias Pinheiro alerta que este mês marca o início da temporada com aumento significativo de acidentes com escorpiões. “Os casos com animais peçonhentos costumam aumentar nessa época de reprodução. Os acidentes estão acontecendo dentro das residências, por isso é importante notificar os centros de controle”, orienta.
Antes de vestir roupas, calçar calçados ou usar toalhas é aconselhado se certificar se o animal não está escondido nos itens. Outra forma de evitar picadas de escorpiões é afastar camas e berços das paredes. Evitar que os lençóis ou cobertores toquem o chão também é recomendado.
Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky

Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral

Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos

Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga

Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá

Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário



Adryan estava em coma desde sábado no Hospital Universitário de Dourados, para onde foi transferido. (Foto: Arquivo Pessoal)


