Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Monkey Of Space é a campeã do Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Três Lagoas

11 junho 2018 - 11h05Kamilla Marques

A equipe “Monkey Of Space”, do 7º ano do Ensino Fundamental, foi a grande campeã da 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Três Lagoas, realizada na sexta-feira (08/06) e no sábado (09/06), no ginásio poliesportivo do colégio. Ao todo, a competição reuniu 12 equipes de robótica, formadas por alunos entre 9 e 16 anos de idade, e é promovida anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne no 2º semestre do ano as escolas de todo o País.

No Estado, as próximas escolas do Sesi do Estado a realizaram o Torneio Interclasse de Robótica são as de Corumbá (15 e 16 de junho), Dourados (29 e 30 de junho), Naviraí (11 de agosto), Aparecida do Taboado (18 de agosto), Campo Grande (20 e 21 de agosto) e Maracaju (1º de setembro). Em Três Lagoas, além da “Monkey Of Space”, também ganharam as equipes “Dark Orbit”, do 9º ano do Ensino Fundamental, que foi a campeã da categoria Projeto de Pesquisa, a “Lego Space”, do 7º ano do Ensino Fundamental, que venceu as categorias Design do Robô e Desafio do Robô, e a “Veja Orbit”, do 8º ano do Ensino Fundamental, que ganhou a categoria Core Values, quando é avaliada a capacidade de trabalhar em conjunto .

O time “Space X”, do 6º ano do Ensino Fundamental, também se destacou pela torcida e organização e, por isso, foi premiada com o certificado da categoria Fun Class. Os times apresentaram robôs construídos inteiramente com peças LEGO e programados com a tecnologia LEGO Mindstorms NXT, com base no que aprenderam em sala de aula durante as aulas de Robótica, que integram a grade regular de toda a rede de ensino das escolas do Sesi.

Cada equipe é composta por até dez integrantes, que representaram o time da turma e sob orientação de um professor, o chamado “técnico mentor”. Eles são desafiados a usar a criatividade e apresentar soluções inovadoras para o tema proposto pela FLL para o torneio de robótica de 2018 “Into Orbit - Você tem o que é necessário para ir para o espaço?”

O torneio

A competição teve quatro etapas, nas quais os alunos foram avaliados pelos juízes nas categorias: Projeto de Pesquisa, Core Values, Design do Robô e Desafio do Robô. Nos projetos de pesquisa os alunos apresentaram soluções inovadoras de acordo com a temática do torneio e, na avaliação do Core Values, os alunos foram submetidos a uma atividade em grupo em que os juízes avaliaram se valores como trabalho em equipe foram contemplados. Na etapa de Design do Robô e Desafio do Robô os alunos foram avaliados quanto ao desenho mecânico, estratégias e inovação na programação, e também na série de missões programadas para cada robô desenvolver na mesa durante partidas de 2 minutos e meio cada.

Para a equipe pedagógica da Escola do Sesi de Três Lagoas, ficou o sentimento de que, a cada torneio, os alunos se envolvem e evoluem tecnicamente. “O Torneio Interclasse de Robótica agrega diversos conhecimentos e habilidades, favorecendo aprendizagens relacionadas à pesquisa, ampliação de conhecimentos científicos e tecnológicos, além da vivência de valores importantes para o trabalho em equipe. A Educação Infantil e Ensino Fundamental também contribuíram com apresentações culturais e familiares compareceram em peso, mostrando que, de fato, somos um time”, avaliou a coordenadora pedagógica e educacional Elisandra dos Santos. 

“O evento de robótica é fundamental para que aluno da Escola do Sesi desenvolva valores que serão compartilhados por toda a vida. Os competidores desenvolveram projetos de pesquisa inovadores que visam ajudar as pessoas no dia a dia, preparando-os assim para ingresso na vida acadêmica. E nesse grande contexto educacional, a escola se destaca, pois, trabalha nesses alunos diferentes vertentes e habilidades para que sigam grandes carreiras”, completou Vanessa Cristina Oliveira, que também é coordenadora pedagógica e educacional da Escola do Sesi de Três Lagoas.

Para os pais dos alunos, ficou o orgulho de presenciar os filhos desempenhando um papel grandioso para a sociedade. “Pude perceber que há uma competição saudável baseada em valores, o que é fruto do trabalho em sala”, disse Edivania da Rocha, mãe da aluna Ana Beatriz da Rocha, do 5° ano do Ensino Fundamental. “É com bastante alegria que estamos participando desse momento na escola, os alunos trabalham desenvolvendo soluções diferentes que apresentam nos estandes através de projetos de pesquisa. Maravilhosa essa proposta”, acrescentou Elaine Cristina Paglioto, mãe da aluna Manuela Paglioto, do 2° ano do Ensino Fundamental.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro