Menu
sábado, 15 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Moinho in Concert celebra o clássico natalino e a poesia sul-americana

03 dezembro 2016 - 09h13Assessoria Moinho
Os pequenos artistas do Moinho Cultural ensaiam com entusiasmo. Foto: Assessoria Moinho

São doze anos de história, sonhos realizados e a capacidade de transformação presente na vida de crianças, adolescentes e jovens que integram o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, criado em 2004. O prédio, construído em 1946, mas reformado, completa 70 anos, e há doze funciona como sede de um projeto que se tornou referência em Corumbá e toda a América. Neste domingo, 4 de dezembro, às 20h, no Complexo Poliesportivo, na rua Porto Carreiro, em Corumbá, o espetáculo Moinho in Concert sintetiza em música e dança o resultado desta trajetória de desafios e conquistas.

O espetáculo percorre do clássico ao regional com o Conto Natalino e Canto Sul-americano. São dois momentos distintos mas igualmente intensos e marcantes, que mais uma vez busca traduzir, no palco, todo o esforço dos envolvidos com a missão do Moinho: a formação de cidadãos na região de fronteira, e de grande vulnerabilidade, entre Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Mesmo diante de enormes dificuldades, o Moinho se supera e prossegue sua missão.

“Neste ano fizemos uma parceria com a Prefeitura de Corumbá, teremos estrutura montada, palco, luz e som, em um ginásio coberto”, afirma o coordenador geral do Moinho, José Roberto dos Santos Júnior. “Pela primeira vez faremos um espetáculo dividido, balé clássico e regional, com dois figurinos, é um grande desafio, mas as crianças estão dando conta do recado”, acrescenta.

No Conto Natalino, primeira parte do programa, o Moinho in Concert apresenta fragmentos de um tradicional conto de Hoffmann musicado por Tchaikovsky, chamado “O Quebra Nozes”. O encanto e a magia estão presentes nos personagens, figurino, música e dança dos pequenos bailarinos. Com Clara, protagonista do conto, as crianças conhecerão lugares e personagens mágicos na noite de Natal. 

Hermanos Irmãos encantam a América

 Na segunda parte, o Moinho in Concert homenageia três dos principais expoentes da música de Mato Grosso do Sul e latino-americana, Márcio de Camillo, Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, que formam o trio Hermanos Irmãos. “Somos tão diferentes, somos tão parecidos, nosso estado é grave, eu sei; mas ainda estamos vivos”, diz a letra da composição Hermanos Irmãos, carro-chefe do primeiro CD gravado pelo grupo. 

Em 2014 eles gravaram em Assunção, no Paraguai, o segundo CD, “Por América”, e algumas músicas o grupo poderá apresentar no final do espetáculo, durante as homenagens. “Sou da América, sou da América, sou da América do Sul”, exalta a canção. “Bandeiras separam a terra; fronteiras em uma mesma nação: somos latinos hermanos irmãos”. 

Serviço: Moinho in Concert, espetáculo Conto Natalino e Canto Sul-americano, dia 4 de dezembro, domingo, às 20h, no Complexo Poliesportivo da rua Porto Carreiro, em Corumbá. (Assessoria Moinho Cultural)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÂNSITO
Jovem de 19 anos morre após subir em capô de carro e namorado bater em poste na Capital
GERAL
Começa a valer hoje nova política de privacidade do Whatsapp
GERAL
Detran-MS continua mutirão de renovação de CNH com EAR neste sábado
GERAL
Cuidados com a pele devem ser redobrados como inverno
ESPORTE
Final do Cariocão 2021 começa neste sábado com o clássico Fla x Flu
SAÚDE
Saúde reforça a importância dos cuidados de biossegurança
GERAL
Sorteio da Mega-Sena deste sábado tem prêmio estimado em R$ 33 milhões
GERAL
Pesquisadores alertam para riscos de crianças expostas a telas
CORONAVÍRUS
Alerta Covid: Casos confirmados e internações continuam crescendo
CULTURA
Semana Nacional de Museus terá lançamento de livros sobre Patrimônio de Corumbá

Mais Lidas

POLICIAL
Polícia Federal apreende 280 Kg cocaína na parte alta de Corumbá
VACINAÇÃO
Poliesportivo está aberto para repescagem e aplicação de segunda dose da vacina da Covid-19
ACIDENTE DE TRÂNSITO
Bombeiros socorrem vítimas de colisão de carros no Centro
OPORTUNIDADE
IEL tem 91 vagas de estágio para Campo Grande, Camapuã e Corumbá