Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Moinho in Concert celebra o clássico natalino e a poesia sul-americana

03 dezembro 2016 - 09h13Assessoria Moinho
Os pequenos artistas do Moinho Cultural ensaiam com entusiasmo. Foto: Assessoria Moinho

São doze anos de história, sonhos realizados e a capacidade de transformação presente na vida de crianças, adolescentes e jovens que integram o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, criado em 2004. O prédio, construído em 1946, mas reformado, completa 70 anos, e há doze funciona como sede de um projeto que se tornou referência em Corumbá e toda a América. Neste domingo, 4 de dezembro, às 20h, no Complexo Poliesportivo, na rua Porto Carreiro, em Corumbá, o espetáculo Moinho in Concert sintetiza em música e dança o resultado desta trajetória de desafios e conquistas.

O espetáculo percorre do clássico ao regional com o Conto Natalino e Canto Sul-americano. São dois momentos distintos mas igualmente intensos e marcantes, que mais uma vez busca traduzir, no palco, todo o esforço dos envolvidos com a missão do Moinho: a formação de cidadãos na região de fronteira, e de grande vulnerabilidade, entre Corumbá, Ladário, Puerto Quijarro e Puerto Suarez. Mesmo diante de enormes dificuldades, o Moinho se supera e prossegue sua missão.

“Neste ano fizemos uma parceria com a Prefeitura de Corumbá, teremos estrutura montada, palco, luz e som, em um ginásio coberto”, afirma o coordenador geral do Moinho, José Roberto dos Santos Júnior. “Pela primeira vez faremos um espetáculo dividido, balé clássico e regional, com dois figurinos, é um grande desafio, mas as crianças estão dando conta do recado”, acrescenta.

No Conto Natalino, primeira parte do programa, o Moinho in Concert apresenta fragmentos de um tradicional conto de Hoffmann musicado por Tchaikovsky, chamado “O Quebra Nozes”. O encanto e a magia estão presentes nos personagens, figurino, música e dança dos pequenos bailarinos. Com Clara, protagonista do conto, as crianças conhecerão lugares e personagens mágicos na noite de Natal. 

Hermanos Irmãos encantam a América

 Na segunda parte, o Moinho in Concert homenageia três dos principais expoentes da música de Mato Grosso do Sul e latino-americana, Márcio de Camillo, Jerry Espíndola e Rodrigo Teixeira, que formam o trio Hermanos Irmãos. “Somos tão diferentes, somos tão parecidos, nosso estado é grave, eu sei; mas ainda estamos vivos”, diz a letra da composição Hermanos Irmãos, carro-chefe do primeiro CD gravado pelo grupo. 

Em 2014 eles gravaram em Assunção, no Paraguai, o segundo CD, “Por América”, e algumas músicas o grupo poderá apresentar no final do espetáculo, durante as homenagens. “Sou da América, sou da América, sou da América do Sul”, exalta a canção. “Bandeiras separam a terra; fronteiras em uma mesma nação: somos latinos hermanos irmãos”. 

Serviço: Moinho in Concert, espetáculo Conto Natalino e Canto Sul-americano, dia 4 de dezembro, domingo, às 20h, no Complexo Poliesportivo da rua Porto Carreiro, em Corumbá. (Assessoria Moinho Cultural)

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública