Menu
segunda, 25 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Mês do patrimônio histórico celebra cultura corumbaense com quatro eventos

11 agosto 2021 - 10h56Assessoria de Comunicação PMC

No mês do patrimônio histórico e já compondo ações comemorativas aos 243 anos de Corumbá, quatro eventos serão promovidos Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, visando valorizar a memória cultural e histórica da cidade. 

Em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, acontecerá o XI Simpósio Estadual de Educação Patrimonial, o I Seminário Municipal do Patrimônio Cultural de Corumbá, o III Festival da Viola-de-Cocho e a primeira Cozinha Show com o tema “Gastronomia também é Patrimônio”. 

Segundo o diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Joílson Silva da Cruz, esses eventos acontecem em momento oportuno, tendo em vista que depois de 10 anos de tramites processuais, o Banho de São João de Corumbá tornou-se recentemente Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira e está registrado no livro das celebrações. 

Entre 23 e 26 de agosto, estão previstas uma série de atividades que vão desde palestras, que tratarão do registro do Banho de São João, da importância histórica do Forte de Coimbra, lançamento do Folder Institucional do Forte Coimbra, vivência na Praça da República e terminando no MUHPAN, com entrega de certificados para os setenta participantes presenciais que fizerem a inscrição no link abaixo. Para os que não conseguirem uma vaga presencial, o evento será transmitido em uma plataforma a ser divulgada. 

Durante o III Festival da Viola -de- Cocho, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Corumbá, será oferecida a oficina de confecção de mini viola para vinte professores selecionados da Rede Municipal de Ensino (REME). Também serão abertas ao público oficinas de Siriri. Para Joílson Silva é uma forma de formarmos agentes multiplicadores desse saber, visando perpetuar a essa grande manifestação que faz parte da nossa essência cultural e histórica. 

Além dos eventos de salvaguarda e educação patrimonial, será montada na Ferradura do Porto uma “Cozinha Show”, onde acontecerá vivência gastronômica do Sobá, reconhecido como Patrimônio Imaterial de Campo Grande, como também dos pratos típicos da nossa cidade. Seguindo todas as orientações de biossegurança, as inscrições serão limitadas em cinquenta participantes e poderão ser feitas na sede da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico, na Ladeira José Bonifácio, S/N, das 07h30 às 13h30, até o dia 20 de agosto. 

O ponto alto de todos os eventos será a chegada da imagem de Nossa Senhora do Carmo, que virá do Forte Coimbra para abençoar o evento e a população de Corumbá e Ladário. A imagem de Nossa Senhora do Carmo ficará sob guarda do Exército Brasileiro e disponível para visitação no dia 23 de agosto no Centro de Convenções, já no dia 24 no MUHPAN ( Museu da História do Pantanal) das 08h às 17h. 

“Levando em consideração sua importância histórica no contexto da Guerra do Paraguai e do Forte Coimbra, como também conforme o acordo de cooperação técnica firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que prevê realização ações conjuntas de preservação e valorização do Patrimônio Cultural sob gestão da Igreja Católica no Brasil, nada mais justo que provoquemos a preservação dessa relíquia”, concluiu o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Aviso
Bombeiros disponibilizam telefone fixo devido problemas técnicos na linha 193
Imunização
Veja quem pode se vacinar contra Covid em Corumbá nos próximos dias
Acidente
Rapaz sofre fraturas após ser atropelado na saída da quermesse em Ladário
R$ 350 mil
Bia Cavassa entrega duas viaturas semiblindadas à PRF
Transtornos
Quase 1 milhão de raios atingiram MS neste fim de semana
Procurados
Membros do PCC presos na fronteira com MS são entregues à polícia brasileira
Eldorado
Tempestade derruba fios elétricos e 51 animais morrem eletrocutados em fazenda
Até 4 de Novembro
IFMS segue com inscrições abertas para cursos subsequentes e Proeja
Mundo Novo
Jovem é preso por disparos e porte ilegal de arma de grosso calibre
Meio Ambiente
Semana do Lixo Zero com coleta de vidros e entrega de medicamentos vencidos começa hoje em Corumbá

Mais Lidas

Causa não definida
Motorista de ônibus fretado com 42 passageiros perde o controle e colide na mureta da ponte
Dom Bosco
Homem baleado pede socorro em escola, mas não resiste e morre
Desdobramento
Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19