Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Pantanal Tec - UEMS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Mês de Junho se aproxima com debates de enfrentamento à violência contra os idosos

23 maio 2024 - 08h53Gesiane S. Lourenço

Instituído pela Lei 5.215/2018, de autoria do deputado estadual Renato Câmara, o “Junho Prata” tem por objetivo unir esforços para conscientizar a população quanto a importância do respeito à integridade física e psíquica da pessoa idosa e, estimular a denúncia de ações violentas contra os idosos.

O lançamento da campanha de nível estadual acontecerá no da 3 de junho, no auditório da UEMS, em Campo Grande. O evento é o pontapé para um extenso calendário de ações nos municípios do interior do Estado, e também da Capital, pelo protagonismo da pessoa idosa. 

A Campanha é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cidadania e conta com parceiros como a Assembleia Legislativa, pela Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) que juntos, atuam na construção das políticas públicas de prevenção e enfrentamento às violências.

“A programação está repleta de atividades, como exposição de fotografias, apresentações culturais, mesa redonda, conferência e painéis de projetos. Vamos não só fortalecer o trabalho da rede de atendimento às pessoas idosas, mas também vamos falar com as pessoas idosas, dar voz a elas para que possam ser protagonistas”, ressalta a subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa. 

Sobre a abertura do Junho Prata

O Junho Prata será oficialmente aberto durante o II Encontro Junho Prata e UMA/UEMS: Promovendo a Educação, Saúde e Bem-estar Intergeracional, no dia 3 de junho, no auditório da UEMS. 

A cerimônia começa às 8h, no Auditório do Bloco A, da UEMS Campo Grande, localizado na Avenida Dom Antônio Barbosa, n.º 4155, no Bairro Santo Amaro. Para se inscrever, clique aqui.

Programação

8h - Saguão auditório “Recepção com Música e Exposição Fotos da Maturidade” 8h30 - Abertura oficial com a Presença de Autoridades; Apresentação Cultural - Dança Intergeracional do Mato Grosso do Sul; Composição de mesa e pronunciamentos;  9h30 às 11h30 - Mesa Redonda “Universidades em prol da Educação, Saúde e Bem-Estar na Maturidade”: UFT (Dra. Neila Barbosa Osório (UMA/UFT); UFMS (Dra. Camila Polisel - UNAPI/UFMS); UEMS (Dr. Djanires Neto - UMA/UEMS). Mediação: Sra. Zirleide Barbosa - Subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa (SEC-MS);

13h - Momento Cultural - Apresentação do Coral da UMA/UEMS; 13h30 – Conferência: “Humanizar para gerar qualidade de vida e cidadania à Pessoa Idosa” - Dra. Neila Barbosa Osório (UMA/UFT); 14h30 – Painel de Projetos de Intervenção (Grupo 1); 15h50 – Intervalo com Apresentação Cultural; 16h10 – Painel de Projetos de Intervenção (Grupo 2);  17h30 – Encerramento. Com informações da Cidadania de MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá