Com o objetivo de proporcionar cuidado em saúde mais próximo da rotina da família, a Prefeitura de Corumbá continua assistindo Marcos Wellyton da Silva Oliveira, de sete anos de idade, que teve a perna amputada após sofrer acidente, no dia 14 de janeiro.
Após realizar cirurgias em Campo Grande, o garoto e a sua mãe retornaram para Corumbá. A Superintendência em Saúde do Município destinou profissionais para visitas de acompanhamento e análise do tratamento, “desde quando ocorreu o acidente temos prestado apoio a família, inclusive quando estavam em Campo Grande, realizamos visitas e proporcionamos o translado diário para que ele pudesse ir ao hospital fazer os curativos. Foi ofertado a casa de apoio para hospedagem, mas eles preferiam ficar com familiares”, conta Mariluce Leão.
Nesta nova etapa do tratamento, o garoto está sendo assistido pelo Programa ‘Melhor em Casa’. Desenvolvido por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, o programa leva para casa do paciente o atendimento necessário àquelas pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas em se locomover até uma Unidade Básica de Saúde. A medida não apenas evita internações desnecessárias como contribui para a diminuição do risco de infecções.
Enquanto o filho recebia, em casa, os cuidados dos profissionais da Secretaria de Saúde de Corumbá, a mãe, Nayra Helena da Silva Miranda destacou que a Prefeitura sempre garantiu total atendimento à criança. “Desde o momento do acidente, o Município se sensibilizou, nunca deixou de ajudar. Na questão da Saúde, toda vez que precisei sempre esteve disponível. A Saúde de Corumbá nunca foi insuficiente em relação ao Wellynton; sempre me ajudou e prestou serviço. O atendimento médico sempre esteve disponível para me ajudar”, contou a mãe do garoto.
Nayra ressaltou que a ação da Secretaria de Saúde garantiu ao filho atendimento médico gratuito – através do SUS – em Corumbá e também nas constantes consultas em Campo Grande. Na Unidade Básica Walter Victório, a criança recebe cuidados diários dos servidores. “Em relação ao tratamento do meu filho, [o Município garante] as idas e vindas durante as viagens que ele precisa comparecer em Campo Grande. Também me oferece tratamento e atendimento diários no posto e em relação a exames, o Wellynton teve todos os exames feitos”.
Mãe de outros dois filhos – com idades de 10 e 6 anos – Nayra contou que há momentos difíceis no cotidiano da família que podem levar a rompantes de precipitação diante de tamanha pressão. “Recentemente o ponto dele inflamou e no desespero me precipitei”, disse ao se referir a um desses rompantes. “Não é fácil tenho mais dois filhos, moro com minha mãe e só eu que trabalho. É complicado”, finalizou.
De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Rogério Leite, o programa “tem efeitos diretos na saúde do paciente”. Além disso dá atendimento psicológico e apoio ao paciente e o suporte psicossocial aos familiares. O secretário ressaltou que é orientação do prefeito Marcelo Iunes que a rede de Saúde Pública do Município leve à população um serviço que lhes ofereça atendimento humanizado uma vez que carinho e atenção, além da proximidade dos familiares, são fundamentais para o tratamento e recuperação.
O Prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes ressalta que o município atende a todos que precisam, “a administração municipal trabalha para prestar o atendimento necessário e humanizado a todos os pacientes que precisam. Melhoramos muito o apoio destinado a pacientes que precisam ir a Campo grande realizar tratamento, são ônibus diários e exclusivos que realizam o translado dos pacientes para a capital, além da pousada, que oferece café da manhã para todos, e almoço e janta para quem precisar pernoitar. São inúmeros munícipes que possuem o mesmo atendimento que Marcos está tendo”.
O ‘Melhor em Casa’ presta serviço contínuo aos seus pacientes. A equipe é composta por médico, fisioterapeuta, psicóloga, nutricionista, técnicas em enfermagem, enfermeira, assistente social e motorista.
Deixe seu Comentário
Leia Também
Segunda-feira amanhece com chuva e tem possibilidade de tempestades com queda de granizo
A chuva cai desde as 4 horas da madrugada em Corumbá
Em CorumbáCondenações de padrasto, mãe e tia por estupro ultrapassam 138 anos de prisão
Conforme investigação, mãe e tia são coautoras do abuso que iniciou quando a menina tinha 7 anos e durou até os 19

Associação de Mulheres Produtoras da APA Baía Negra planeja ações para 2024
Pacientes que aguardam exames de ressonância magnética devem comparecer na Central de Regulação

Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões neste sábado

IFMS abre seleção para cursos de qualificação profissional EAD

Advogados de Corumbá serão homenageados pelo Tribunal Regional do Trabalho
Vítimas de agressão física marcam plantão dos Bombeiros

Drone doado pelo Receita Federal tem diversas funcionalidades para os Bombeiros
