Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Memorial do Homem Pantaneiro tem evento gratuito sobre Patrimônio Cultural

16 agosto 2023 - 11h00Assessoria, IHP

No dia 17 de agosto há a comemoração do Dia do Patrimônio Cultural e em Corumbá haverá evento gratuito para a população participar no Memorial do Homem Pantaneiro (Ladeira José Bonifácio, 172, Porto Geral), programa que é mantido pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP).

A programação envolve atividades para valorizar o Banho de São João de Corumbá, Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, destacando as festeiras que promovem essa tradição centenária na região do Pantanal. Ainda haverá bate-papo para abordar os bens patrimoniais que estão presentes nesse território.

A organização do evento é do Ministério da Cultura, do Governo Federal, e a realização é do Instituto Homem Pantaneiro (IHP). Ainda integram a promoção das atividades a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá.

As atividades acontecem todas no dia 17, quinta-feira. Das 14h às 16h haverá a presença de festeiras de São João de Corumbá e Ladário presentes no Memorial do Homem Pantaneiro para contarem as fortes raízes da tradição na preparação da festa. Essa programação é chamada de “Festeiras de São João – o papel feminino na manutenção do Patrimônio Cultural Imaterial Banho de São João”.

Das 16h às 17h30, haverá a “Interdisciplinaridade do Patrimônio Cultural: Bens Patrimoniais e a Conservação do Território Pantaneiro”. Nessa atividade, os enfoques são tratar sobre o modo de fazer da viola de cocho, o engajamento na celebração do Banho de São João. A socióloga no IHP Wanessa Rodrigues, especialista em Patrimônio Cultural, vai promover a conversa com o público presente e estudantes.

Para participar, não é preciso retirar ingresso antecipadamente. A entrada é livre e basta o público interessado ir ao Memorial do Homem Pantaneiro.

História do Dia do Patrimônio Cultural

O advogado, escritor e jornalista Rodrigo Melo Franco de Andrade foi o grande responsável pela criação, em 1937, do Serviço de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Sphan), atualmente Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tem uma unidade instalada em Corumbá, no Porto Geral. A data é celebrada para homenageá-lo.

Rodrigo Melo Franco de Andrade nasceu em 17 de agosto de 1898, em Belo Horizonte (MG), pai de Joaquim Pedro de Andrade e filho mais velho de Rodrigo Bretas de Andrade e Dália Melo Franco de Andrade.

O período em que Rodrigo esteve à frente da instituição de proteção ao patrimônio nacional, que vai de 1937 a 1967, ficou conhecido como fase heróica, refletindo a importância do trabalho realizado. O legado de Rodrigo Melo Franco é tão grande que é impossível entender o Patrimônio sem conhecer e compreender sua personalidade e atuação. Ao término de sua gestão, a instituição estava consolidada, reconhecida no país e internacionalmente pelo êxito de suas ações e realizações voltadas à preservação do Patrimônio Cultural.

As informações são do Iphan.

Mais programação no Memorial do Homem Pantaneiro

O Memorial do Homem Pantaneiro tem outra programação de atividades entre os dias 21 a 25 de agosto. As atividades, também gratuitas, são educativas e acontecem dentro do Projeto Saberes Pantaneiros – Mestre artesão Matias Silva, financiado por meio do Fundo de Investimentos Culturais da Fundação Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul.

As atividades serão realizadas entre os dias 21 a 25 de agosto de 2023 pelo mestre artesão Matias com apoio do Memorial e parceria do Moinho Cultural.

O Mestre Matias irá explicar aos jovens sobre algumas materialidades da cultura pantaneira: carro de boi; acessórios de montaria, como trançar couro, curtir o couro, elementos da Comitiva Pantaneira e outros. As atividades acontecem no período da manhã, entre 8h30 e 10h30; e à tarde, entre 14h30 e 16h30.

Sobre o IHP

Com mais de 20 anos de atuação, o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) compartilha com a sociedade os desafios para a conservação do Pantanal e toda sua biodiversidade. O Instituto é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que atua na produção de natureza no bioma Pantanal, com respeito à história e à cultura local. Dentre as atividades desenvolvidas, destacam-se a gestão de áreas protegidas, o apoio a pesquisas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse nas áreas.

Entre as atividades desenvolvidas pela instituição destacam-se a gestão de áreas protegidas, o desenvolvimento e apoio a pesquisas científicas e a promoção de diálogo entre os atores com interesse na área.

Os programas e projetos permanentes que o Instituto atua são Rede Amolar, Cabeceiras do Pantanal, Amolar Experience, Felinos Pantaneiros, Memorial do Homem Pantaneiro, Brigada Alto Pantanal e Estratégias para Conservação da Natureza. Saiba mais em https://institutohomempantaneiro.org.br/. O IHP também integra o Observatorio Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Cultura
Abertura do Jardim de Natal encanta o público em Corumbá
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral