Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

MEC habilita faculdade particular para implantar curso de Medicina em Corumbá

25 setembro 2018 - 10h46Prefeitura de Corumbá

O resultado preliminar da chamada pública de mantenedoras de Instituições de Educação Superior (IES) do Sistema Federal de Ensino, para seleção de propostas para autorização de funcionamento de curso de Medicina por instituições privadas apontou uma instituição habilitada para instalar o curso em Corumbá. A divulgação foi feita pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES), do Ministério da Educação (MEC), conforme as bases do Edital nº 01, de 28 de março de 2018.

De acordo com SERES, o Centro de Ensino Superior de Maringá LTDA (Cesumar/Unicesumar) foi habilitado para instalar o curso de Medicina em Corumbá.  Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, o Cesumar/Unicesumar está entre 4% das melhores instituições do Brasil, destacando-se como o melhor Centro Universitário do sul do país. Na última avaliação do MEC, a Unicesumar – mantida pelo manteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos – que vai de 1 a 5); resultado conquistado por sete anos consecutivos.

Outras quatro instituições apresentaram propostas, mas foram desclassificadas nas etapas seguintes de análise documental inicial; análise da capacidade econômico-financeira da mantenedora ou análise de mérito e pertinência da proposta. O prazo recursal expirou em 21 de setembro. A homologação do resultado final, segundo o edital, está programada para 28 de dezembro deste ano.

“Tivemos nesse mês de aniversário de Corumbá, a divulgação da instituição que foi contemplada com a possibilidade de abertura do curso de Medicina em nossa cidade. A Cesumar, instituição do Paraná, foi habilitada. Seu reitor já entrou em contato para agendar uma visita para iniciarmos a implantação da faculdade em Corumbá”, disse o secretário Municipal de Saúde, Rogério dos Santos Leite.

O secretário destacou que a implantação do curso de Medicina além de concretizar “um sonho de Corumbá” e “contemplará a nossa região, com uma rede de saúde mais completa. Ganharemos em serviço, recursos humanos e formatação da rede, com a vinda e formação, em alguns anos, de profissionais que farão Corumbá atingir um patamar mais alto na resolutividade e complexidade em saúde”, completou o titular da Secretaria Municipal de Saúde.

Desde novembro do ano passado, quando assumiu a Administração Municipal, o prefeito Marcelo Iunes vem trabalhando pela liberação do funcionamento do curso de Medicina, oferecido por instituição de educação superior privada. Um dos primeiros compromissos de Iunes no comando da Prefeitura de Corumbá foi articular uma reunião em Brasília, com a bancada federal sul-mato-grossense, para tratar da questão.

O chefe do Executivo afirmou que a implantação do curso em Corumbá transformará o município num “grande polo educacional” e colocará a cidade em “um novo patamar na saúde pública do país”, além de proporcionar a “geração de renda e recursos para a economia corumbaense”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário