Menu
quinta, 20 de junho de 2024
Câmara - Queimadas 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

MDB deve optar pode não lançar candidato ao Senado

26 julho 2022 - 15h07Correio do Estado

Apesar da hipótese ainda ser mantida em aberto pelo partido, a sigla deve confirmar, na convenção agendada para o próximo dia 5 de agosto, decisão semelhante a já tomada na candidatura à presidência da República: de liberar o filiado ou candidato do partido à eleição proporcional, a apoiar o candidato que preferir ao Senado.   

O objetivo da cúpula do MDB de Mato Grosso do Sul é apostar todas as fichas - e quase todos os seus recursos financeiros - na campanha de André Puccinelli a governador.  

Neste período de pré-campanha, Puccinelli aparece bem nas pesquisas, sendo que no primeiro levantamento Ipems/Correio do Estado, estava em primeiro lugar.   

As decisões do MDB tem sido todas no sentido de garantir o maior volume de recursos possível do Fundo Eleitoral para a campanha de Puccinelli ao governo.  

Na semana passada, o Correio do Estado adiantou, em primeira mão, que o ex-governador dará preferência a uma mulher na posição de vice-governadora em sua chapa.   

Na semana passada, em entrevista ao Correio do Estado, Puccinelli confirmou a intenção, e lembrou que ele lançou nomes de gestoras que ele se orgulha muito, como a ex-ministra da Agricultura (e sua ex-secretária de Produção), Tereza Cristina, a ex-secretária de Saúde, Beatriz Dobashi, e a ex-secretária de Assistência Social, Tânia Garib. Todas premiadas nacionalmente durante a administração.  

“A mulher tem de nós o maior carinho para que possa ser partícipe em chegando ao governo do Estado da nossa administração”,  

André Puccinelli, ex-governador de Mato Grosso do Sul e pré-candidato para retornar ao cargo, sobre ter uma vice em sua chapa. Decisão também ajuda chapa a ter mais recursos financeiros durante a campanha eleitoral. 

Mas não se trata somente do papel de destaque que as mulheres sempre tiveram nas gestões de Puccinelli nas gestões dele na prefeitura de Campo Grande e no governo de Mato Grosso do Sul, também se trata de mais recursos para a campanha. Com uma mulher de vice, o MDB poderá liberar até 30% mais recursos do Fundo Eleitoral.  

“Nosso presidente [Baleia Rossi] disse: ‘olha, se vocês puserem uma mulher, eu tenho condições de ajudá-los mais’. Não temos chapa formada, poderá ser mulher ou homem, mas a preferência é de que seja uma mulher como vice”, admitiu André. 

A decisão de não lançar candidato ao Senado do MDB também abre a possibilidade de contar com Tereza Cristina, ex-secretária de Puccinelli, mas que formalmente está na campanha de Eduardo Riedel (PSDB), de estar com o ex-governador em um eventual segundo turno.   

Mesma lógica 

A lógica para o MDB não ter candidato ao Senado é semelhante.  

Se o partido não lançar candidato para substituir a vaga que atualmente é ocupada pelo partido com Simone Tebet (que é pré-candidata à presidência da República), sobrará mais dinheiro para a campanha de Puccinelli e também para financiar as campanhas dos deputados estaduais e federais do partido, que deve compor uma chapa com o Solidariedade.   

A única hipótese de o MDB de Mato Grosso do Sul lançar alguém para o Senado é se Simone Tebet não conseguir viabilizar sua pré-candidatura à presidência.  Neste caso, a vaga para ela tentar a reeleição estaria garantida.     

Presidência da República 

Para a presidência da República, o MDB apoiará formalmente a candidatura de Simone Tebet.  

Os filiados e candidatos, porém, têm a liberdade garantida pelo próprio diretório, de apoiar o candidato à presidência de sua preferência, seja ele a própria Simone, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ou Jair Bolsonaro (PL).  

As pesquisas mostram que Puccinelli tem votos entre eleitores destes três candidatos.  

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Meio Ambiente
Falta de navegabilidade já impacta atuação de combate ao fogo no Pantanal
Programação
Arraial do Banho de São João em Ladário acontece de 20 a 23 de junho
Estado
Aprovados no concurso público da Saúde de MS são convocados para posse
Incêndios
Reunião entre Governo do estado e MMS alinham ações para ampliar atuação no Pantanal
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Emprego e Renda
Vereador sugere estrutura para transformar terminal em um centro comercial
Maus Tratos
Civil resgata cães abandonados em imóvel fechado no bairro Guatós
Arraial
Termina hoje inscrição para Concurso de Quadrilhas; Andores e Miniandores prazo é amanhã
Ladário
Incêndio atinge região da Apa Baía Negra
Confira
Banho de São João faz mudanças no trânsito de Corumbá

Mais Lidas

Bombeiros
Plantão registra cinco enxames de abelhas e três incêndios em terrenos baldios
Queimadas
Fogo destrói ponte de madeira na Estrada Parque
Queimada
Fogo cresce na região do Bracinho e brigada da Apa Baía Negra fica sob alerta
Dsdobramentos
Prefeitura divulga resultado preliminar da avaliação psicológica do Concurso da Guarda Municipal