Menu
sexta, 03 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Mato Grosso do Sul têm 10 casos suspeitos da Covid-19

13 março 2020 - 09h11Gesiane Sousa com informações do Correio do Estado

O boletim epidemiológico da Saúde foi divulgado nesta quinta-feira (12). Até quarta-feira, dia 11, eram sete casos em investigação do novo coronavírus, com o surgiment dos novos três suspeitos, o número sobe para 10.

Entre os novos pacientes suspeitos, dois são de Campo Grande e o outro de Três Lagoas. Eles passaram por Portugal, Reino Unido, Países Baixos e França. Todos seguem o protocolo de isolamento indicado pelo Ministério da Saúde até que seja confirmado positivo ou negativo para a doença.

Segundo o Ministério da Saúde, ainda não há motivos para pânico, os cuidados preventivos são básicos de higiene e as pessoas devem procurar atendimento médico quando há sintomas de uma gripe comum que persiste.

No dia ontem, 12, Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde, afirmou que o Brasil está preparado para combater o vírus e que não eximirá esforços orçamentários para dar infraestrutura aos hospitais. Mesmo que tenha que antecipar recursos da saúde para isso.

Em pronunciamento oficial ontem à noite, o Presidente Jair Bolsonara, disse que o momento é de cautela. Indicou que as pessoas evitem aglomerações e aconselhou que as manifestações previstas para o dia 15 de março, em apoio ao seu governo, sejam adiadas por motivo de prevenção.  

Inimigo conhecido

A Dengue, inimigo já conhecido no estado e por todos os brasileiros, continua matando. O último boletim de saúde já soma 18 mortes pela doença este ano em MS.

Em uma semana, o número de notificações por dengue aumentou 22%. Agora, são 29.793 registros - contra 24.416 na semana anterior. Foram confirmadas as mortes de uma mulher de 61 anos em Dourados, no dia 31 de janeiro; uma idosa de 92 anos com hipertensão em Aquidauana, em 2 de março; e uma mulher de 41 anos em Mundo, no dia 3 de março.

Em Chapadão do Sul, dois óbitos foram confirmados. Um jovem de 18 anos morreu em 22 de fevereiro e ontem faleceu uma jovem de 21 anos. Ela estava internada em Campo Grande.

Dos 79 municípios, 70 estão com alta incidência. Alcinópolis é a cidade com mais notificações, no total são 218 casos e incidência de 4464,5. Em seguida, aparecem Anaurilândia - com 378 casos e incidência de 4316,1 - e São Gabriel do Oeste - com 1.016 notificações e índice de 4227,2.

Campo Grande está na lista de municípios com alto número de notificações. Foram notificados até agora 5,1 mil casos, o que representa incidência de 618,1 casos para cada 100 mil habitantes.

Outras nove cidades estão com média incidência. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma doença é considerada epidêmica quando registra 300 casos para cada 100 mil habitantes.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Participe
Senac MS realiza campanha no mês das mães com desconto em cursos e sorteio de 'iPhone'
Obrigatório
Curso preparatório para adoção em MS encerra inscrições amanhã
Necessário
Vereador busca apoio para construção de cobertura da quadra de esportes do IFMS
Ação de Governo
Saúde de MS estende programa de cirurgias por mais um ano
Saúde
Vereador pede manutenção de aparelhos odontológicos em unidade de saúde rural
Calamidade
MS enviará helicóptero para ajudar desalojados no Rio Grande do Sul
Flagrante
Cariocas presos em MS levavam maconha para vender no show da Madonna
Plantão
Motociclista sofre várias escoriações em colisão com carro no Centro América
No Legislativo
Vereador sugere mudança de lei para obrigar plantio de árvores na cidade
Alerta
Fumaça de incêndios em MT e na Bolívia já é vista em Corumbá

Mais Lidas

Começou em 2023
Ação solidária atende famílias em situação de vulnerabilidade social em Corumbá
Tempo
Com chegada de frente fria nesta quinta-feira, pancadas de chuvas são esperadas em regiões de MS
Corumbá tem mínima de 27°C e máxima de 36°C
150 anos da Comarca
Servidores do Judiciário são homenageados pela Câmara Municipal de Corumbá
Política
Justiça determina nova eleição na Câmara Municipal de Ladário