Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Máscaras devem ter 3 camadas de tecido para evitar contaminação pelo coronavírus

21 junho 2020 - 08h30Midia Max

A OMS (Organização Mundial de Saúde) referendou e, pelo mundo, o uso de máscaras de tecido se tornou comum como meio de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). Desde sexta-feira (19), seu uso é obrigatório em Campo Grande e, a partir desta segunda-feira (22), a exigência valerá para todo o Estado.

No entanto, o item deve ter algumas especificações a serem seguidas, entre elas a existência de três camadas de tecido para que realmente evite a disseminação do vírus no ambiente.

Conforme a OMS, as máscaras de tecido devem ter uma camada interna de algodão, uma externa de material hidrofóbico (como poliéster) e uma camada intermediária feita de material sintético –como o polipropileno (cuja fibra é usada, por exemplo, no TNT, sigla de “tecido não tecido”).

“Essas máscaras são indicadas para o uso da comunidade em geral na prevenção da Covid-19 e precisam ter três camadas de tecido. A que fica em contato com a pele deve ser de um tecido de algodão 100%, a camada do meio deve ser de tecido sintético, como TNT ou usa-se outra camada de tecido de algodão 100%. A camada externa deve ser de um tecido que não absorva água, como o poliéster. Um exemplo de tecido poliéster que pode ser utilizado é o oxford”, explicou a professora Ana Lúcia Marran, do curso de enfermagem da Uems (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

Segundo a professora, as máscaras podem ser feitas em dois modelos: plana (fixa ao rosto) e a “bico de pato”. “A máscara tipo bico de pato pode ter uma costura na frente, que deve estar bem fechada para que a máscara te proteja”.

É importante que as máscaras sejam justas e tenham o tamanho adequado para cada pessoa. Os tecidos devem ter tramas bem fechadas e cobrir nariz, boca e queixo. O elasteno não pode ser usado porque, ao se colocar a máscara no rosto, a mesma estica, reduzindo sua eficiência.

“Quando elas apresentam desgastes, já não está ficando bem justa, o elástico já não está tão firme, é necessário descartar a máscara”, explicou Ana, reiterando que o uso da proteção não dispensa hábitos de higiene como lavar as mãos e evitar o contato físico e aglomerações.

Higienização da máscara de tecido

A limpeza da máscara é importante e deve ser feita após o uso. A proteção deve ser pega pelo elástico ou laço traseiro (não se pode tocar na parte da frente, que pode estar contaminada) e a imergir em um recipiente com água potável e água sanitária (2 a 2,5%) por 30 minutos.

Não é necessária uma grande quantidade de água sanitária: a proporção de diluição é de uma parte do produto para 50 de água –10 ml de água sanitária para meio litro de água– por 30 minutos. Depois, lave-a com água e sabão e enxágue em água correte.

As máscaras funcionam por até 2 horas de uso, devendo ser trocada depois por conta da umidade natural produzida pela respiração.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro