Menu
terça, 23 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Máscara, distância física e mãos limpas em mais de 50% da população barraria a Covid-19, aponta estudo internacional

22 julho 2020 - 08h29Site O Jacaré

Um novo estudo publicado nesta terça-feira (21) pela revista PLoS Medicine, avalia que a propagação da covid-19 não resiste ao uso combinado dessas três medidas preventivas (máscara, distância física e mãos limpas) se elas forem aplicadas por mais de 50% da população. A confirmação feita pelo estudo não é novidade, mas na prática, revela que há uma distância ainda grande entre a adesão das medidas protetivas e redução do contágio, maior, mais veloz e mortal no Brasil.

O estudo da vez é, na verdade, um modelo de propagação do coronavírus causador da covid-19. Pelo modelo, observada a distribuição de casos, é realizada uma proposta de contenção. De todos os modelos analisados, foi considerado usar máscara, higienizar as mãos e manter a distância física como o mais eficiente. As medidas propostas, contudo, só valem se superaram 50% de adesão da população.

Vacina chinesa será distribuída a todo mundo e chega com êxito à fase 2 da pesquisa

Cientistas chineses comemoram a eficácia de um estudo clínico realizado para desenvolvimento da vacina contra o Sars-Cov-2, causador da covid-19- Os resultados do estudo foram publicados nesta semana na revista The Lancet. Participaram da primeira etapa da pesquisa, realizada em Wuhan, 108 adultos saudáveis.

Agora, com o avanço para a fase três, serão reavaliadas as condições e capacidade de segurança. A China prometeu que os resultados do estudo serão compartilhados com todos os países como decisão humanitária. Outras 17 pesquisas buscam respostas sobre a composição de uma vacina contra a covid-19.

Número de casos positivos da Covid nos EUA pode ser até 24 vezes mais que o oficial

A conclusão é do Centro de Controle de Doenças (CDC), que aponta a sobrecarga dos laboratórios de testagem como motivo para a subnotificação. Os laboratórios, conforme o CDC, demoram até duas semanas para processar e divulgar os resultados de um teste. Entre os problemas apontados para a morosidade do diagnóstico está a falta de uma estratégia combinada de combate à doença.

Até uma semana atrás, o presidente norte-americano, Donald Trump, recusava a indicação do uso de uma máscara em público por acreditar passar uma mensagem de fragilidade. Em consequência, apoiadores também abdicaram da proteção, ficando expostos ao Sars-Cov-2, causador da covid. As autoridades sanitárias norte-americanas já processaram 3.891.893 casos oficiais de contaminação pelo novo coronavírus, que reivindicou a vida de 141.393 pessoas.

União Europeia aprova o maior pacote de recuperação da história do bloco

Após quatro dias de discussão, a Comissão Europeia aprovou o pacote histórico de 750 bilhões de euros para a recuperação das perdas econômicas causadas pela covid-19. Os recursos serão utilizados no combate à crise na economia dos 27 estados do bloco. Também foi aprovado o orçamento de 1.074 bilhões de euros para serem utilizados nos próximos sete anos.

Esse é o maior pacote conjunto da União Europeia e foi comemorado, em especial, pelos países mais pobres do bloco e os mais atingidos pela pandemia, como Portugal, Espanha e Itália. Os países mais ricos, claro, tentaram barrar o auxílio, o que foi derrubado pela maioria.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Cidadania
Quase 800 pessoas participaram da Semana do CadÚnico/Bolsa Família em Ladário
Administração
Prefeitura desenvolve sistema digitalizado para Ouvidoria Geral do Município
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
MS Ativo
Riedel conta com prefeitos para asfaltar todas as ruas de MS e extinguir pobreza no Estado
Operação Nicolau I
Morador de Corumbá é alvo de mandado de busca por pornografia infantil
Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Economia Nacional
Governo federal adiará um dos projetos da regulamentação da reforma tributária
Saúde Pública
Na Câmara, vereador reforça necessidade da conclusão do prédio do novo laboratório municipal
Aposta
Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Mais Lidas

Em ônibus
Casal boliviano é flagrado transportando 8,8 kg de cocaína para Capital
Segurança Pública
4ª Fase da Operação Mute avança com telamento de presídios em MS
Flagrante
Caminhoneiro é preso com 392 kg de cocaína em carga de minério
Expedição
"Juizados em Ação" suspende em navio da Marinha para atender comunidades indígenas