Menu
domingo, 14 de dezembro de 2025
Regulariza Corumbá - Dezembro
Andorinha - WhatsApp
Geral

Marlene Mourão lança obra em homenagem à Frei Mariano

24 novembro 2017 - 09h56Redação

O livro “Um Altar para as Valorosas Sandálias de Frei Mariano de Bagnaia”, de autoria da artista plástica, escritora e poetisa, Marlene Mourão, conhecida como “Peninha”, foi lançado na noite da quinta-feira, 23 de novembro.

Publicação recebeu recursos do FIC/Pantanal. Foto: Clóvis Neto/PMC

Baseado na obra “A História do Frei Mariano de Bagnaia”, de Frei Alfredo Sganzerla, a publicação desmitifica a figura lendária que está presente no imaginário da população corumbaense. Reza a lenda que o religioso teria rogado uma “praga” sobre a cidade que, só voltaria a prosperar quando alguém encontrasse as sandálias enterradas pelo Frei, o que não teria acontecido até os dias de hoje.

A cartilha trata da vida do Frei Mariano, apresentando fatos que poucos conhecem sobre a real atuação dele na região. O religioso amava essas terras e sua relação histórica com Corumbá está muito distante daquela contada na lenda. “A finalidade é mostrar que a história da praga não é essa. Frei Mariano deixou Corumbá para tratar de doença, mas pensava em voltar”, contou Peninha.

Marlene Mourão durante lançamento a obra. Foto: Clóvis Neto/PMC

“Conversando com amigos surgiu a ideia. O que me impulsionou foi o que a Helô [Heloísa Urt] deixou. Ela falava com tanta propriedade do Frei Mariano e isso me incentivou ao livro. Tive como base o livro de Frei Alfredo Sganzerla. Me baseei puramente nessa obra para escrever o livro, acredito na obra do Frei Sganzerla. A Helô resgatou a história de Frei Mariano, fez o bloco de carnaval ‘Sandálias de Frei Mariano’ [oficial da Prefeitura] para desfazer essa ideia que tem sobre ele. Espero que venha a desfazer essa imagem que se tem dele”, disse a autora.

Com recursos do FIC/Pantanal, esta edição do livro “Um Altar para as Valorosas Sandálias de Frei Mariano de Bagnaia” teve mil exemplares lançados, que podem ser vendidos por até 15 reais cada. Como contrapartida 5% desse total serão doados para a Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá. “Também vou distribuir para todas as escolas municipais e também para estaduais e particulares”, afirmou Marlene Mourão.

Participando do Café Literário que lançou o livro de Peninha, o presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Luiz Mário do Nascimento Cambará, destacou a importância do FIC/Pantanal para a cultura corumbaense. “O FIC/Pantanal permite produzir aqui, incentiva e valoriza a nossa cultura. Esse livro resgata a história de Frei Mariano e tira aquele mito da praga e da sandália do Frei Mariano, mostra a importância dele para a cidade. Ele foi um herói”.  

A data para o lançamento da obra foi estrategicamente escolhida: no dia 23 de novembro comemora-se o Dia Municipal da Cultura em Corumbá, rememorando uma das maiores batalhadoras da política cultural no município, Heloísa Urt, falecida em 2011, para quem, inclusive, Marlene Mourão dedica a Cartilha. Com informações da PMC.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esporte
Corumbá Fight Combat: o maior evento de MMA do centro-oeste é neste sábado (13)
Tempo
Fim de semana com sol e períodos de tempo nublado em Corumbá e Ladário
Máximas devem variar entre 34° C no sábado e 37°C no domingo
geral
EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky
esporte
Barão do Rio Branco lidera ranking dos Jogos da Reme e leva título geral
Justiça
Golpistas se passam por juízes e pedem carros a prefeituras no interior de MS
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
Plantão
Criança é socorrida após engolir pilha no Porto da Manga
Cultura
Chegada do Papai Noel abre o Jardim de Natal na noite de hoje em Corumbá
Serviço
Falta de energia interrompe fornecimento de água em Ladário
Oportunidade
Processos seletivos do IBGE com vagas para Corumbá tem inscrições prorrogadas até 17 de dezembro

Mais Lidas

Cultura
Ladário abre o Natal com noite de programação especial neste sábado (13)
Política
Secretária Jossiely Godoi é homenageada com a mais alta honraria do Crea-MS na Assembleia
Acientede
Trabalhador morre após ser prensado por barcaça no Porto Esperança
Rapaz de nacionalidade paraguaia tinha 25 anos
polícia
PRF apreende mais de 195 kg de drogas escondidas em carga de ureia