Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Marinha de Ladário homologa sua primeira licitação 100% sustentável

23 agosto 2018 - 08h36Sebrae

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Intendência da Marinha em Ladário (Organização subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval), homologou neste mês de agosto sua primeira licitação 100% sustentável, em que realizou a compra de papel A4, detergente e divisórias de madeira. 

Entre as exigências junto aos fornecedores concorrentes - para comprovar o manejo sustentável e a responsabilidade socioambiental presente na cadeia produtiva - estavam certificações de processos e qualidade (ISO 9562; ABNT NBR ISSO 14021:2017); Rótulo Ecológico (ABNT: PE-151.01), além de comprovações previstas em Instrução normativa do Ibama (6/2013); Portarias do Inmetro (512/2012 e 547/2012); na Convenção da Organização Internacional do Trabalho (nº 155); e na legislação vigente (Decreto Legislativo nº 02/1992; Decreto nº 1.254/1994; Decreto Federal nº 7.404/2010; Lei Federal nº 12.305/2010; Lei Complementar 140/2011). 

Segundo a Tenente Luciney Miceno Papa, responsável pela licitação à época, a equipe de compras do órgão do interior de MS nunca havia estabelecido critérios em seus processos licitatórios voltados para a questão ambiental. O foco era no menor preço e na entrega com o menor prazo possível. Acreditava-se que ao se exigir critérios de sustentabilidade não fossem aparecer empresas interessadas. 

“Fomos surpreendidos, pois diversos empresários já estão preparados para essa demanda. Compensa muito, já que o valor não destoa tanto do praticado no mercado. A ideia agora é colocarmos mais a rotulagem ambiental nos processos licitatórios, alcançando tanto sustentabilidade quanto competitividade nos preços”, destaca.

Das três empresas vencedoras do certame, duas são de Mato Grosso do Sul e uma do interior de São Paulo. Segundo Julio Cesar Ferreira de Souza, proprietário da Comercial S.B.S, a empresa já prestava serviço utilizando uma marca de divisórias que se enquadra em todos os aspectos exigidos.

Então, bastou entrar em contato com a indústria e solicitar os documentos para comprovar o cumprimento dos requisitos legais. “Trabalhar com materiais sustentáveis nos torna responsáveis do ponto de vista socioambiental e aumenta bastante nossa competitividade no mercado”, afirma. 

Estímulo ao desenvolvimento local

A iniciativa foi despertada no final do ano de 2017, quando o Sebrae/MS (parceiro da Marinha desde 2016 na capacitação de pequenos negócios para se tornarem potenciais fornecedores) convidou representantes do setor de compras do Centro de Intendência da Marinha em Ladário a participarem em sua sede na capital do estado de um treinamento com especialistas do UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos).

De acordo com o órgão, braço operacional da ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil, compras eficientes e sustentáveis estimulam a vocação do território, geram emprego e renda no local, além de, do ponto de vista logístico, proporcionar a redução de distâncias percorridas e, consequentemente, das emissões de CO2 na atmosfera. 

Como fator social, promovem grande envolvimento comunitário por meio dos pequenos negócios fornecedores de produtos e serviços; e, deste modo, investimento em capacitação humana e melhoria da qualidade de vida.

“Não é apenas uma questão de ter um selo no processo licitatório ou uma cláusula dentro do edital de licitação. É o legado que estamos deixando para as futuras gerações, especialmente por estarmos localizados no coração da maior planície alagada do mundo, o Pantanal, com uma riqueza imensa de fauna e flora”, explica o Diretor do Centro de Intendência da Marinha em Ladário (CeIMLa), Capitão de Fragata Paulo Lameira Ferreira da Silva. “A Marinha sempre contribuiu para o desenvolvimento do país, e a rotulagem ambiental demonstra nossa preocupação com o cuidado do planeta, buscando compras sustentáveis e com preços competitivos”, conclui. 

Serviço

Quem se interessar em saber mais informações sobre os editais abertos e outras informações do Centro de Intendência da Marinha em Ladário, deve acessar o site www.marinha.mil.br/ceimla. Já os proprietários de micro e pequenas empresas que desejam se preparar para este mercado, podem procurar o Sebrae/MS – www.ms.sebrae.com.br ou 0800 570 0800. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia
Oportunidade
Com mais de 13 mil inscritos; concurso público da Prefeitura tem provas no domingo, dia 21
Saúde
Governo de MS cria comitê de saúde para monitorar doenças infecciosas

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo