Menu
domingo, 05 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Mais de 90 ultrapassagens indevidas são registradas no primeiro dia da operação Proclamação da República

16 novembro 2019 - 08h57Fábio Oruê/Correio do Estado

Alguns condutores não têm respeitado a sinalização nas rodovias e estão realizando ultrapassagens de forma imprópria, não respeitando a sinalização. Somente durante o início da Operação Proclamação da República 2019 - meia-noite de quinta-feira (14) até às 16h desta sexta-feira (15) - a Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou e autuou 97 motoristas por ultrapassagem indevida, um condutor a cada 2h40. Este número já é maior que na operação do ano passado, que registrou 78 casos. 

Das 2,5 pessoas e 1,9 mil veículos fiscalizados foram constatados 46 condutores e 29 passageiros sem o cinto de segurança e seis crianças fora do dispositivo de segurança necessário - bebê conforto, cadeirinha e/ou assento de elevação. Além disso, Com foco na conscientização dos riscos enfrentados pelos viajantes, a PRF está promovendo ações direcionadas à educação para o trânsito, sendo que neste período 473 pessoas passaram por esse processo. 

Como a infração mais cometida é a ultrapassagem, a polícia recomenda que o condutor ultrapasse sempre pela esquerda somente em locais permitidos e principalmente onde haja todas as condições necessárias para execução da manobra com segurança. Antes de iniciar uma ultrapassagem, certifique-se da distância e da visibilidade do veículo que pretende ultrapassar e dos que vêm em sentido contrário. Se outro veículo o estiver ultrapassando ou tiver sinalizado a intenção de fazê-lo, dê a preferência e aguarde a sua vez. 

Toda manobra deve ser sinalizada com antecedência, além de atenção redobrada ao ultrapassar ônibus e caminhões. Por se tratar de veículos grandes e pesados, é preciso se certificar de que há espaço suficiente para realizar uma ultrapassagem segura e ao ser ultrapassado não acelere, não mude a trajetória do veículo e mantenha distância segura do veículo à frente.

Neste mesmo período 1,2 mil teste do bafômetro foram feitos, deste número seis foram constatados por teste, uma pessoa se recusou a realizar o teste e três foram presos. Além disso, aconteceram cinco acidentes, com seis pessoas feridas.  

QUATRO MORTOS EM 2018

Nos cinco dias de operação em 2018, entre 14 a 18 de novembro, a PRF registrou 22 acidentes - seis graves -, sendo que 34 pessoas ficaram feridas e 4 morreram. Foram contabilizadas 78 infrações de ultrapassagens indevidas, sendo dessas, 72 praticadas em faixa dupla contínua. 

O não uso do cinto de segurança foi responsável por 90 infrações, sendo 82 pelos passageiros que não utilizavam o dispositivo de segurança e 19 por crianças não estarem no bebê conforto, cadeirinha ou assento de elevação. 

Foram realizados 2 mil testes com bafômetro, 59 pessoas autuadas e 17 pessoas presas por embriaguez ao volante.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obras de recuperação
Ponte sobre o rio Paraguai fecha às 17h de hoje e reabre às 12h de domingo (5)
Ladário
Cerimônia marca passagem de comando no 6º Distrito Naval
Evento
Circuito Gastronômico começa na segunda (06) com participação de restaurantes de Corumbá
Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá
Prestação de Serviço
Corumbá e Ladário recebe ação para emissão da Carteira Nacional de Artesãos
Economia
Pequenos negócios dominam 93,4% do universo das empresas de Mato Grosso do Sul
Obrigatório
Veículos com placa final 3 tem até 31 de maio para quitar Licenciamento 2024
Ajuda Humanitária
Cinco militares de busca e salvamento foram enviados em helicóptero para o RS
Rolé Grátis
Conveniência Aguilar comemora 2 anos com show de pagode ao vivo
Imunização
Sábado é dia de multivacinação em Corumbá e Ladário

Mais Lidas

Incentivo
MS Supera publica resolução e primeira lista; fase de recurso é de 6 a 9 de maio
Rolé Grátis
Conveniência Aguilar comemora 2 anos com show de pagode ao vivo
21 horas fechada
Ponte sobre rio Paraguai será interditada a partir das 17h de sábado
Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá