Menu
sábado, 18 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Cinco militares de busca e salvamento foram enviados em helicóptero para o RS

04 maio 2024 - 10h09Gesiane S. Lourenço

O helicóptero esquilo, prefixo PT-FRN, da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) já está no Rio Grande do Sul para auxiliar às vítimas da catástrofe climática, que há dias castiga o solo gaúcho.

Equipado com um guincho elétrico para o resgate de pessoas em áreas isoladas e de difícil acesso, a aeronave multimissão partiu de Campo Grande (MS), nesta sexta-feira (03), com uma tripulação composta de cinco militares especialistas em busca e salvamento. O equipamento é capaz de içar até duas pessoas, suportando um peso de 204 quilos, e também possui um imageador térmico. 

O coronel da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) Rosalino Gimenez Filho, coordenador-geral do Policiamento Aéreo e chefe da missão de ajuda humanitária ao RS, explica que o momento exige o emprego de meios de socorro rápido, deslocando as pessoas para áreas seguras, além de transportar suprimentos e equipes de apoio.

"Realmente é uma situação bastante delicada que o Rio Grande do Sul atravessa neste momento e o Mato Grosso do Sul está deslocando meios e recursos humanos, que com certeza vão fazer uma diferença muito grande na vida dos irmãos gaúchos", comenta o coronel Gimenez.

A aeronave do Estado aguarda uma janela climática nas próximas horas para atravessar a divisa entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que está com uma condição de tempo instável, com muitas nuvens e chuvas intensas.

A equipe sul-mato-grossense pousu em Lajeado (RS), onde foi montada uma base de resgate aéreo das forças de segurança que integram a missão de auxílio às vítimas. 

Gaúcho, da cidade de Três de Maio, o cabo PMMS Carlos Eduardo Hickman é dos militares que está indo para o Rio Grande do Sul.

Gaúcho, o cabo PMMS Carlos Eduardo Hickman é um dos militares que integra a missão. Foto: Bruno Rezende 

"Sou mecânico de aeronaves, helicópteros, e tripulante operacional que faz parte da equipe que está indo ajudar o povo gaúcho. Para mim é uma honra poder fazer parte dessa missão humanitária", disse o militar.

Na manhã de ontem, nove militares e duas viaturas de salvamento do Corpo de Bombeiros do Mato Grosso do Sul partiram em direção ao Rio Grande do Sul para auxiliar no resgate de pessoas que estão ilhadas.

As viaturas seguiram para a cidade Montenegro, com quatro embarcações, entre barcos, caiaques e equipamentos de salvamento. O grupo tem oito especialistas em salvamento aquático e mergulho e um médico.

O boletim do Governo do RS, de hoje (4), informa o registro de 56 mortes. De acordo com a Defesa Civil, 281 municípios foram afetados deixando 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 cidadãos desalojados. O número de desaparecidos chega a 67. Há ainda 74 feridos. Com informações da Agência Brasil e da Comunicação do Governo de MS.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Prefeito define decreto com carga horária para servidores da rede de urgência e emergência
Cultura e Arte
Troupe de Corumbá apresenta 'Mitos das Terras Encharcadas' na Capital
Saúde
Corumbá recebe reforma da Sala de Ressonância e aguarda equipamento do Estado
Maio Laranja
Caminhada mobiliza alunos de Ladário contra o abuso e exploração sexual infantil
Pesquisa
Desemprego recua em 21 estados e no DF, mas aumenta em Mato Grosso do Sul, aponta IBGE
Taxa de desocupação chegou a 5% no primeiro trimestre de 2024
Esporte
Circuito Funec de Mountain Bike 2024 terá primeira etapa no domingo, dia 19
Desdobramentos
Chuvas no RS deixam 154 mortos e mais de 618 mil pessoas fora de casa
Diversidade
União disponibiliza imóvel para criar Casa de Direitos LGBTQIA+ em MS
Economia
Aprovado reajuste de 3,73% aos servidores estaduais
Agenda
Semana Municipal do Brincar começa neste segunda-feira em Corumbá

Mais Lidas

Cultura Pantaneira
União dos Cordões Carnavalescos tem nova diretoria e novo fôlego em Corumbá
Alta Floresta
Moradora de Ladário morre atropelada por caminhão em marcha ré
Turismo
Startup de afroturismo de Corumbá é destaque em evento de turismo em São Paulo
Semana do Mei
Corumbá recebe palestra de empreendedora e influencer carioca