Menu
sábado, 13 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Mais de 150 mil comprimidos de cloroquina serão disponibilizados em MS, diz Governo

15 julho 2020 - 15h15Midia Max

Na manhã desta quarta-feira (15), o Governo de Mato Grosso do Sul, juntamente com SES (Secretaria de Estado de Saúde), anunciou a distribuição de dois medicamentos para tratamento contra o coronavírus. Foram entregues 16 mil comprimidos pelo Ministério da Saúde, entre cloroquina 150 mg e hidroxicloroquina 400 mg. Desse total, 13.406 já foram distribuídos aos municípios. Além disso, o governo já solicitou mais 15 mil comprimidos, e comprou 119.460 unidades de hidroxicloroquina.

De acordo com a SES e a resolução 61 da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), fica sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde, a solicitação e distribuição dos medicamentos no âmbito ambulatorial ou hospitalar, da rede pública e privada. A seleção será feita através dos critérios médicos adotados, de acordo com o número de notificações e confirmações de cada município.

A Resolução, assinada pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e pelo presidente do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) Rogério Santos Leite, determina que as Secretarias Municipais de Saúde definam “os fluxos de solicitação e distribuição dos medicamentos para os serviços ambulatoriais e hospitalares dos seus municípios”.

A decisão tomada pela Ses em conjunto com o Cosems leva em consideração a recomendação para tratamento farmacológico com cloroquina 150 mg /e com a hidroxicloroquina 400 mg na , publicada pelo COE/MS (Centro de Operação de Emergências de Mato Grosso do Sul). Também se justifica em dois aspectos: primeiro, que o Ministério da Saúde realizou a compra centralizada do medicamento cloroquina 150 mg, com distribuição regular às Unidades Federativas, incluindo Mato Grosso do Sul; segundo, que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul realizou a compra do medicamento hidroxicloroquina 400 mg.

“Nossa principal preocupação é salvar vidas. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que nenhum sul-mato-grossense venha a perecer por falta de atendimento ou tratamento adequado. Estamos fazendo desde treinamento dos profissionais da saúde até a distribuição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, aventais, gorros e luvas, álcool 70.º, ou mesmo a compra ou recebimento em doação de leitos hospitalares, UTI’s e outros aparelhos”, afirma o secretário Geraldo Resende.“Além de distribuir a cloroquina e a hidroxicloroquina aos municípios, é importante lembrar que fizemos repasse de recursos próprios ou do governo federal para os municípios e hospitais em valores consideráveis para custeio das ações de combate ao coronavírus”, salienta Geraldo. “Agora, precisamos que a população também faça a sua parte, adotando o isolamento social, uso de máscaras e ações de higiene”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Destaque
Referência mundial em prevenção e combate aos incêndios florestais, Prevfogo completou 35 anos
Carreira
Cerca de 40 mil bacharéis em direito participam do ENAM neste domingo
Ação de Cidadania
Equipe técnica visita o Alto Taquari para planejar realização do Juizado Itinerante em junho
Destaque
Alunos de MS são premiados em terceiro lugar em desafio internacional de programação
Meio Ambiente
Lançado em 2023, SIFAU auxilia Mato Grosso do Sul na identificação de áreas para queima prescrita
Cidade
Vítima de ferimento por faca é destaque no plantão dos Bombeiros
Pacto de Cooperação
Governo e Sebrae/MS vão fomentar o empreendedorismo indígena em no estado
Evento
Turismo de MS leva capacitação, gastronomia pantaneira e lançamentos à 11ª WTM Latin America
Mercado Internacional
MS quintuplica potencial de abate e exportação de carne bovina para a China
Concretagem
Ponte fecha às 17 horas de hoje e reabre às 5h de domingo (14)

Mais Lidas

Morte à Esclarecer
Idoso é encontrado morto com marcas de mordidas de cachorro em Corumbá
Últimas 24 horas
Incêndio em casa no centro é destaque no plantão dos Bombeiros
Qualificação
Cursos técnicos com alta demanda no mercado são opções de qualificação no Senac Corumbá
Decisão Judicial
Ribeirinhos são despejados de terras no Morrinho