Menu
sexta, 17 de janeiro de 2025
Andorinha - Novembro 2024
Andorinha - Novembro 2024
Geral

Mais de 150 mil comprimidos de cloroquina serão disponibilizados em MS, diz Governo

15 julho 2020 - 15h15Midia Max

Na manhã desta quarta-feira (15), o Governo de Mato Grosso do Sul, juntamente com SES (Secretaria de Estado de Saúde), anunciou a distribuição de dois medicamentos para tratamento contra o coronavírus. Foram entregues 16 mil comprimidos pelo Ministério da Saúde, entre cloroquina 150 mg e hidroxicloroquina 400 mg. Desse total, 13.406 já foram distribuídos aos municípios. Além disso, o governo já solicitou mais 15 mil comprimidos, e comprou 119.460 unidades de hidroxicloroquina.

De acordo com a SES e a resolução 61 da CIB (Comissão Intergestores Bipartite), fica sob responsabilidade das secretarias municipais de saúde, a solicitação e distribuição dos medicamentos no âmbito ambulatorial ou hospitalar, da rede pública e privada. A seleção será feita através dos critérios médicos adotados, de acordo com o número de notificações e confirmações de cada município.

A Resolução, assinada pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende e pelo presidente do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) Rogério Santos Leite, determina que as Secretarias Municipais de Saúde definam “os fluxos de solicitação e distribuição dos medicamentos para os serviços ambulatoriais e hospitalares dos seus municípios”.

A decisão tomada pela Ses em conjunto com o Cosems leva em consideração a recomendação para tratamento farmacológico com cloroquina 150 mg /e com a hidroxicloroquina 400 mg na , publicada pelo COE/MS (Centro de Operação de Emergências de Mato Grosso do Sul). Também se justifica em dois aspectos: primeiro, que o Ministério da Saúde realizou a compra centralizada do medicamento cloroquina 150 mg, com distribuição regular às Unidades Federativas, incluindo Mato Grosso do Sul; segundo, que a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul realizou a compra do medicamento hidroxicloroquina 400 mg.

“Nossa principal preocupação é salvar vidas. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para que nenhum sul-mato-grossense venha a perecer por falta de atendimento ou tratamento adequado. Estamos fazendo desde treinamento dos profissionais da saúde até a distribuição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) como máscaras, aventais, gorros e luvas, álcool 70.º, ou mesmo a compra ou recebimento em doação de leitos hospitalares, UTI’s e outros aparelhos”, afirma o secretário Geraldo Resende.“Além de distribuir a cloroquina e a hidroxicloroquina aos municípios, é importante lembrar que fizemos repasse de recursos próprios ou do governo federal para os municípios e hospitais em valores consideráveis para custeio das ações de combate ao coronavírus”, salienta Geraldo. “Agora, precisamos que a população também faça a sua parte, adotando o isolamento social, uso de máscaras e ações de higiene”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Playlist
Divulgado CD digital dos Sambas de Enredo do Carnaval 2025 de Corumbá
'Declare seu Carinho'
Destine seu imposto de renda para projetos sociais de Corumbá e Ladário
Prestação de Serviço
Rompimento de adutora causa falta de água em Corumbá e Ladário
Meio Ambiente
Governo Federal estuda incentivos para a criação de novas brigadas locais
Calendário
Governo de MS divulga datas de feriados e pontos facultativos para 2025
Calendário
Inscrições para o Prouni 2025 começam dia 24 de janeiro
3.099 vagas
Sai resultado preliminar de concurso para carteiro dos Correios
Economia Nacional
Lula sanciona regulamentação da reforma tributária sobre consumo
260 mil vagas
Abertas as inscrições para o Sisu 2025
Últimas 24h
Plantão dos Bombeiros registra incêndio em terreno baldio e controle de insetos

Mais Lidas

Marco Histórico
Jovem do Cravo vermelho é a 1ª a se inscrever no alistamento feminino em Corumbá
Últimas 24h
Bombeiros impedem tentativa de suicídio no bairro Universitário
Denúncia
Idoso é resgatado com sinais maus tratos em casa no bairro Cristo Redentor
Idoso foi encontrado deitado em cama em forro, usando fralda geriátrica e com uma bolsa de colostomia cheia
Oportunidade
Marinha abre processo seletivo com mais de 800 vagas; 34 são em Ladário