Menu
sexta, 26 de julho de 2024
Cassems - Assembleia Regional Segundo Semestre
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Mais de 14 mil novas identidades já foram emitidas em MS

27 fevereiro 2024 - 08h56Portal de Notícias do Governo

Em pouco mais de um mês, Mato Grosso do Sul (MS) já emitiu 14.116 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN). O agendamento é aberto mensalmente, com disponibilização de vagas em todo o estado, porém o Instituto de Identificação alerta que não há necessidade de correria em busca do novo RG, uma vez que o antigo documento continua valendo e a gratuidade da primeira via vai até 2032, em todo o território nacional.

A urgência para a emissão do novo RG é para casos como o da enfermeira Kamily Alves Lima, que teve furtados todos os documentos. Com viagem marcada e sem nenhum jeito de provar a identidade, ela precisou tirar a Carteira de Identidade. “É uma forma de garantir minha segurança e estar preparada para qualquer necessidade de identificação que surgir”, destaca.

Conforme o diretor do Instituto de Identificação, o perito papiloscopista Márcio Cristiano Paroba, não há necessidade de preocupação das pessoas quanto à emissão da Carteira de Identidade Nacional, já que o antigo RG continua valendo e a gratuidade em Mato Grosso do Sul segue o prazo estipulado pelo Governo Federal, ou seja, vai até 2032. “Há necessidade de busca do documento para pessoas que procuram o primeiro emprego, que precisam viajar ou ainda aquelas que tiveram os documentos furtados ou extraviados”, explica o diretor.

Sobre o novo RG

A nova identidade unifica nacionalmente o número do CPF como registro geral de identificação. O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone – o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

O novo documento contém o nome do estado de emissão e da respectiva Secretaria de Segurança Pública ou serviço de identificação. Na CIN consta ainda o nome do cidadão e o nome social, se houver, além de dados como CPF, sexo, data de nascimento, nacionalidade, naturalidade, validade e assinatura. “Para emitir o novo RG o cidadão precisa primeiro emitir o CPF junto à Receita Federal”, alerta o diretor do Instituto de Identificação.

O prazo de validade da CIN varia conforme faixa etária, sendo que de 0 a 12 anos – a validade é de 5 anos; de 12 a 60 – a validade é de 10 anos; a partir de 60 anos – a validade é indeterminada.

Como solicitar o novo RG

O processo para obter a nova Carteira de Identidade permanece inalterado, ou seja, tendo em mãos a certidão de nascimento ou casamento e o o CPF, os interessados precisam realizar o agendamento no endereço eletrônico http://servicos.sejusp.ms.gov.br.

Existem alguns documentos opcionais que podem ser apresentados no ato do atendimento, para que a numeração conste no novo RG, são eles: Certidão de Naturalização, NIS, PIS, PASEP, informações sobre o tipo sanguíneo, título de eleitor, entre outros.

A Carteira Nacional de Identidade será disponibilizada ao cidadão tanto em formato físico como digital, com acesso através do aplicativo Gov.br.

De acordo com o Coordenador-Geral de Perícias de Mato Grosso do Sul, José de Anchiêta Souza Silva, o novo RG está sendo emitido em todos os 79 municípios de Mato Grosso do Sul, sendo que há diariamente uma média de 1.029 pessoas agendadas diariamente. “A população pode ficar tranquila quanto ao processo de emissão, pois estamos nos desdobrando para realizar um serviço de excelência e atender a todos", pontua.

Casos em que a pessoa precisa da carteira de identidade com urgência e por algum motivo não consegue realizar o agendamento, basta procurar um Posto de Identificação e comprovar a real necessidade do documento.

Receba as notícias no seu Whatsapp. Clique aqui para seguir o Canal do Capital do Pantanal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Eleições 2024
Convenção Federação PSDB cidadania confirmada para o dia 31 de julho, na Câmara
Em Assentamento
Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por estupro de vulnerável
Destaque
Mato Grosso do Sul marca presença nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris
Superação
Região da Serra do Amolar volta a produzir mel após incêndios de 2020
Oportunidade
Instituto Homem Pantaneiro abre vaga para profissional da área de gestão
Futebol no MS
Fim de semana define semifinalistas do Estadual Sub-20
Operação Pantanal 2024
Bombeiros mantém combate na Nhecolândia e monitoram incêndio na Bolívia
Ciência do Afeto
Relação entre avós e netos pode promover longevidade, diz psicóloga
Assistência
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 7
Em Campo Grande
Hospital do Pênfigo realiza primeiro transplante de fígado em MS

Mais Lidas

Boliviano
Suspeito de tentar estuprar menino de nove anos é linchado no Cravo Vermelho
A PM precisou usar spray de pimenta para dispersar as pessoas revoltadas e em seguida levou o acusado para delegacia
Difícil acesso
Incêndio na Nhecolândia teve inicio em caminhão atolado
Operação "Cifra Oculta"
Dois homens são presos acusados de envolvimento com tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
Expectativa
Com obra em fase de acabamento, Centro de Saúde da Mulher deve ser entregue em setembro