Menu
sexta, 23 de julho de 2021
Expresso Mato Grosso - Junho
Expresso Mato Grosso - Promoção de Junho
Geral

Maio da Diversidade traz ações de Cidadania LGBT

09 maio 2019 - 08h57Portal do MS

No mês em que o combate a homofobia ganha destaque em todo o país, a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT, ligada a Subsecretaria Especial de Cidadania (Secid), do Governo do Estado, prepara uma série de atividades que promovem a igualdade de direitos e a luta contra a discriminação de pessoas homossexuais, transexuais e transgêneros.

Nas primeiras semanas, membros do Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia (CENTRHO) e da Subsecretaria LGBT visitarão alguns presídios como o Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi, o Instituto Penal Campo Grande e a Penitenciária Estadual de Dourados, levando trabalhos de conscientização, prevenção, testagem de doenças, aconselhamentos e outros assuntos.

Haverá também ações nas ruas, em parceria com a instituição IBISS- Centro Oeste, aconselhamentos, testagem de HIV e entrega de material informativo.

Para o interior do Estado, a Subsecretaria de Políticas Públicas LGBT preparou a oficina “Empodere-se – conheça seus direitos”, iniciando neste mês de maio na cidade de Maracaju. Segundo o subsecretário Frank Rossatte, o projeto é uma oportunidade do Estado levar conhecimento e proteção ao público LGBT que vive isolado nos municípios: “Essa atitude vai fortalecer nossos laços com as cidades do interior, onde essas pessoas sofrem discriminação e violência. Com o “Empodere-se” elas conhecerão mais sobre seus direitos e com mais informação os índices de violência podem cair”, declarou Frank.

Encerrando o Maio da Diversidade, no dia 31 acontece a 3ª edição do “Diálogos de Cidadania”, com o tema: “Cultura, Trabalho e Direitos Constitucionais”. O evento faz parte do Programa MS Cidadão, criado pela Subsecretaria Especial da Cidadania com o objetivo de realizar encontros mensais para a discussão de direitos civis, políticos e sociais, no contexto das políticas públicas representadas pela Secid.

Dia Internacional contra a homofobia

O mês de combate a homofobia ganhou sua originalidade devido ao dia 17 de maio de 1990, quando homossexualidade foi excluída oficialmente da Classificação Internacional de Doenças da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Desde então a data tem sido comemorada como uma importante conquista das pessoas LGBTs em todo o mundo, levantando debates sobre os mais variados tipos de preconceitos contra as diferentes orientações sexuais e identidades de gênero.

No Brasil, somente em 2010 a data foi incluída no calendário oficial do país, mostrando a importância de alertar cada vez mais a sociedade sobre as consequências da discriminação.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acidente
Motociclista fratura clavícula após perder controle em lombada
Bombeiros
Incêndio urbano atinge vegetação em morraria com difícil acesso
Município
Decreto prorroga por mais 14 dias medidas para diminuir contaminação pela Covid-19
Decisão Popular
Servidores optaram por receber o 13° salário de forma integral em dezembro
Previsão
Sancionada LDO que prevê receita de R$ 18,47 bilhões para MS em 2022
Esperança
Taxa de contágio da Covid se mantém abaixo de 0,90 há uma semana em MS
Investigação
Caso Maria Stella Coimbra: jovem teria fotografado documento do suposto estuprador
Sem contrato
Santa Casa de Corumbá perde serviço de Urologia
Tempo
Final de semana continua com alerta para tempo seco em Mato Grosso do Sul
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde

Mais Lidas

Briga de Família
Idoso é socorrido com três perfurações de faca no abdômen
Crime Ambiental
Fazendeiro é multado em R$ 246 mil por incêndio em 821 hectares no Pantanal
Combate
Incêndio atinge 3 hectares de vegetação na área urbana de Corumbá
Facilidade
Saúde credencia laboratório e exames podem ser agendados na própria unidade de saúde