Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Luciano Leite diz que disputa na Famasul fortalece o setor produtivo

15 maio 2018 - 11h47Sindicato Rural de Corumbá

A disputa pela presidência da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) na eleição marcada para junho, depois de 40 anos de votação por aclamação ao candidato único, é salutar e democrático e fortalece a classe produtora, na opinião do presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguilar Leite.

O dirigente ruralista pantaneiro integra a chapa da candidata Terezinha Cândido, que se apresenta como a primeira mulher a disputar o cargo na entidade maior do agronegócio sul-mato-grossense, mas esclarece que nem por isso existe uma divisão do meio rural no Pantanal.

“A nossa classe produtora não está dividida, nem no Estado, nem no Pantanal, onde o companheiro Leonardo de Barros está na chapa do Saito (Maurício Saito, atual presidente da Famasul)”, disse Luciano. “Estamos trabalhando em cima de propostas e vencerá a que for melhor”, completa.

Um grande avanço

Para o presidente do Sindicato Rural de Corumbá, que integra a atual diretoria da Famasul como vice-presidente no Pantanal, a disputa inédita pela presidência da entidade fortalece o setor do agronegócio no Estado ao estimular um debate sadio e amplo em defesa dos interesses da classe.

A candidata Terezinha Cândido é veterinária e produtora e atualmente ocupa o cargo de diretora secretária da Famasul. Concorrendo à reeleição, Maurício Saito, também veterinário, é o nono presidente da entidade, eleito por aclamação do maior quórum de delegados já representado em eleições.

“Acreditamos que a concorrência estimulará um debate democrático e aberto dentro da federação e isso é bom para a nossa classe”, defende Luciano Leite. “Isso proporcionará a discussão de projetos e propostas que venham de encontro com o desejo do agronegócio, o que considero um avanço”, avaliou.

Força do campo

A Famasul é uma das 27 entidades sindicais que integram a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), congregando atualmente 69 sindicatos rurais. Foi constituída em 29 de outubro de 1977, e fundada efetivamente com a assinatura da Carta Sindical, pelo Ministério do Trabalho, em 22 de fevereiro de 1979.

A primeira diretoria foi empossada em 18 de agosto no ano de 1979, tendo como primeiro presidente o produtor Sylvio Mendes Amado. O pecuarista Eduardo Machado Metello, presidente da entidade por duas vezes (1988-94), reformulou seu estatuto e integrou a instituição às atividades do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Causa Animal
Projeto de Lei cria o Dia Municipal de Adoção Animal em Corumbá
Assembleia Geral
Professores da UFMS decidem por paralisação a partir de 1º de maio
Cidade Limpa
Vereador cobra instalação de lixeiras na cidade com intensa campanha educativa
Boletim
Com mais 1 morte confirmada, MS já tem 15 vítimas da dengue
Por 30 dias
Morte de cão extraviado faz Gol suspender transporte de animais
Saúde
Anvisa publica resolução que proíbe cigarro eletrônico no Brasil
Economia Nacional
Beneficiários do INSS começam a receber o 13º a partir desta quarta-feira (24)
Administração
Lajotas retiradas da rua Ladário serão reaproveitadas em alamedas e vias de menor movimento
Saúde Pública
Vereador pede agilidade nas cirurgias ginecológicas para reduzir fila de espera em Corumbá
Administração
Convênio com o Estado garante R$ 34,5 milhões para infraestrutura urbana e rural em Corumbá

Mais Lidas

Eleições 2024
PL apresenta pré-candidatos a vereadores em Ladário
Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Travessia Reestabelecida
Embarcação brasileira apreendida ilegalmente na Bolívia é devolvida após quatro dias
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24