Menu
quinta, 13 de maio de 2021
Andorinha - Maio
Andorinha - Maio
Geral

Líderes debatem negociação e articulação na Fronteira e Pantanal

23 junho 2018 - 08h53Sebrae MS

Lideranças locais das regiões Oeste e Sul de Mato Grosso do Sul se reúnem este mês para o IV Encontro do Projeto LIDER, que tem como tema Oportunidades de Articulação e Negociação. O encontro dos municípios da região Fronteira do MS, que estima receber 50 pessoas, será realizado em Ponta Porã nos dias 26 e 27 de junho, a partir das 8 horas, no auditório do Hotel Barcelona (Rua Guia Lopes, 45). Já na região Pantanal, que espera contar com 40 lideranças, será realizado em Aquidauana nos dias 28 e 29 de junho, às 8 horas, no Buffet Requinte (Rua Pandiá Calógeras, 345).

Na programação do evento estão palestras e oficinas voltadas para as áreas de sustentabilidade, turismo, comportamento do líder e outras. As soluções buscam fazer com que os participantes exercitem a articulação, negociação e o posicionamento de liderança para montar um plano estratégico de desenvolvimento local. Até novembro, ocorrerão mais quatro encontros para estruturação e institucionalização dos grupos.

De acordo com Márcia Rocha, técnica do Sebrae/MS e coordenadora estadual do Projeto LIDER, as reuniões proporcionam aos participantes uma oportunidade de serem protagonistas na construção do futuro da região. “O planejamento estratégico é justamente para definir quem eles são, qual a missão desse grupo, qual a perspectiva para os próximos 20 anos – ações, objetivos, prazos, etc. Depois de pronto, eles apresentam o plano para a região e começam a colocar tudo em prática de acordo com as necessidades de cada município”, explica.

O projeto

Idealizado pelo Sebrae, o LIDER tem como objetivo preparar lideranças dos setores público e privado – com o envolvimento de representantes de diversos segmentos, como bares, restaurantes, hotelarias, ONGs e outros – para serem responsáveis por identificar as demandas locais e agir com foco no desenvolvimento econômico sustentável, mantendo a convergência entre políticas públicas municipais, estaduais e nacionais voltadas ao empreendedorismo.

Em Mato Grosso do Sul, a iniciativa está presente na Fronteira e no Pantanal, além da Costa Leste, cujo Plano de Desenvolvimento foi lançado em Três Lagoas no dia 7 de junho. O documento é o resultado dos trabalhos que tiveram início há pouco mais de um ano, com a implementação do programa na região.

Os municípios que compõem a Fronteira de MS são: Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Coronel Sapucaia, Dourados, Japorã, Laguna Carapã, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã e Sete Quedas.

Já a região Pantanal MS é composta por Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Corumbá, Coxim, Jardim, Ladário, Miranda, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

?

Deixe seu Comentário

Leia Também

SAÚDE
Lote com 5,7 milhões de doses de vacinas começa a ser distribuído
POLÍTICA
Iunes aceita convite do Podemos
VOLUNTARIADO
Confeiteiros Solidários realizam Campanha do Agasalho para o Voluntários no Caminho
POLICIAL
PF prende quatro pessoas e apreende 180 kg de cocaína em MS
GERAL
Em Corumbá condutor tem veículo removido por transporte clandestino
GERAL
Detentas bolivianas em Corumbá recebem assistência de Consulado
ESPORTE
Curso de "Treinamento Esportivo no Contexto Escolar" vai ser realizado de 28 a 30 de maio
EDUCAÇÃO
Inep define cronograma do Censo Escolar da Educação Básica 2021
ESPORTE
Bia Cavassa visita Secretaria Nacional do Esporte e busca apoio para MS
GERAL
Bia Cavassa e vereadores visitam sede da Sudeco

Mais Lidas

OPERAÇÃO PRAÇA DA INDEPENDÊNCIA
PF cumpre mandado de prisão em empresários e funcionários da prefeitura de Corumbá
INCÊNDIO
Bombeiros combatem incêndio em residência no Cristo Redentor
GERAL
Homem fica ferido após colisão de motos
OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA
Operação Independência apreende arma de fogo e uma pessoa é presa