Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Letícia é a transexual que foi expulsa da favela e hoje constrói seu próprio lar

11 junho 2018 - 12h59Campo Grande News

Empurrando um carrinho de mão cheio de terra, Letícia Magalhães contagia até quem não a conhece. Talvez pelo sorriso radiante, quem sabe pela vaidade de quem mantém as unhas coloridas e o batom rosa intactos apesar do trabalho duro. Aos 33 anos é a única mulher transexual no mutirão para concluir casas no Bom Retiro, região da Vila Nasser, em Campo Grande.

Depois de anos morando de favor e dos desafios de sobreviver na favela, a alegria de erguer uma casa com o próprio suor põe fim as lembranças de um tempo difícil. Letícia recorda que por ser transexual já foi expulsa da Cidade de Deus, na região do Dom Antônio Barbosa, enfrentou a rejeição da família e sobreviveu nas ruas com a prostituição.

O semblante alegre prova que hoje a rotina é outra. "Levanto cedo, me arrumo e venho trabalhar. Não tem coisa melhor que eu faço no meu dia". Nos fins de semana, Letícia tira folga da construção civil e se dedica como manicure e cabeleireira. Há cinco meses, ela é uma das pessoas que foram capacidades pela Funsat (Fundação Social do Trabalho) para construção das casas. A cada tijolo erguido, vislumbra o sonho de ver a casa pronta e já faz planos para que, com a conclusão, monte um salão de beleza.

Mas o começo nesta nova etapa de vida não foi nada fácil. Letícia bateu de frente com o preconceito dos próprios colegas de trabalho. "Eles faziam piadas, tiravam sarro de mim e não me aceitavam. No começo foi bem difícil, tive que lidar com o preconceito quieta", conta.

De cabeça erguida, mas em silêncio, continuou seu trabalho no sonho de que, em algum momento, todos percebessem que ela é uma mulher. "Foi aos poucos, mas todo mundo parece ter entendido. Eu apenas ignorei e depois de um tempo eles pararam de falar de mim. Hoje todo mundo me conhece e me trata muito bem".

A boa relação com os colegas trouxe de volta o sorriso e a gratidão pelo trabalho. "Hoje converso com todo mundo, tenho prazer de levantar e trabalhar na construção das casas". A garra de Letícia parece ter vindo do passado. Como tantas outras trans, aos 6 anos de idade ela já sabia que estava presa no corpo de um menino. "Me sentia muito diferente, era delicada, gostava de coisas totalmente diferentes das dos meninos".

A coragem de se abrir para o mundo veio aos 15 anos, quando decidiu contar para a mãe que era transexual. "Contei, mas ela não aceitou e me expulsou de casa. Foi um momento muito difícil, fui as ruas e passei a fazer programa".

Foi sentindo na pele as dificuldades de mulheres na mesma situação que ela decidiu mudar de vida. "Pensei que eu precisava fazer uma coisa diferente na vida, não queria ficar na rua pra sempre. Aos 28 anos decidi voltar para a casa da minha mãe".

 

A distância rompeu com a resistência da mãe que até então não aceitava Letícia. "Ela me abraçou e me acolheu de novo".

Mas pela liberdade, ela decidiu ir morar sozinha na favela, onde não foi aceita pela segunda vez na vida. "Fui expulsa de lá pelos homens que comandavam a Cidade de Deus. Não me deixaram ficar porque eu era assim".

Letícia buscou abrigo em uma associação onde conseguiu o direito de viver em um barraco. Depois se profissionalizou na área da beleza e passou a fazer megahair pela cidade. Após quatro anos vivendo em uma residência inacabada, veio a oportunidade de viver no Bom Retiro e a chance de erguer uma casa.

Ela prevê terminar a residência até o Natal. Hoje, o sonho da mulher trans na construção civil é construir um salão de beleza na porta de casa e ter um local aconchegante para atender suas clientes. "Minha única certeza é que não volto mais para as ruas. Hoje meu sonho é crescer como cabeleireira".

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque
Prata da Casa
Campanha arrecada doações para estudante competir em provas de atletismo na Capital
Corumbá
Banda faz apresentação cultural em celebração aos 376 anos do Exército
Segurança Alimentar
Supermercado de Ladário recebe autorização para manipular alimentos de origem animal
Cultura
Abril Livro começa hoje e vai até 26 de abril na Biblioteca CEU Heloísa Urt
Segurança Pública
Furtos de animais em assentamentos preocupam e vereador pede intervenção policial
Neste domingo
Prefeitura divulga relação dos locais de provas do concurso para cargos do Poder Executivo
Fiscalização
TCE-MS capacita servidores para fiscalização em licitações

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação