Menu
quinta, 28 de janeiro de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Lego Space é a campeã do Interclasse de Robótica do Sesi de Corumbá

18 junho 2018 - 08h08Kamilla Marques

A equipe “Lego Space”, do 6º ano do Ensino Fundamental, foi a grande campeã da 5ª edição do Torneio Interclasse de Robótica da Escola do Sesi de Corumbá, realizada na sexta-feira (15/06) e neste sábado (16/06), no ginásio poliesportivo do colégio. Ao todo, a competição reuniu 6 equipes de robótica, formadas por alunos entre 9 e 16 anos de idade, e é promovida anualmente pelas sete escolas do Sesi em Mato Grosso do Sul como preparação para o Torneio de Robótica FIRST Lego League (FLL), que reúne no 2º semestre do ano as escolas de todo o País.

No Estado, a primeira Escola do Sesi a realizar o torneio neste ano foi a de Três Lagoas, nos dias 8 e 9 de junho, e as próximas serão as de Dourados (29 e 30 de junho), Naviraí (11 de agosto), Aparecida do Taboado (18 de agosto), Campo Grande (20 e 21 de agosto) e Maracaju (1º de setembro). De acordo com a diretora da Escola do Sesi de Corumbá, Mirian Corrêa da Silva de Jesus, o torneio propõe que os alunos participantes pensem como cientistas e engenheiros e os avalia em quatro categorias - projeto de pesquisa, design do robô, desafio do robô e core values – e neste ano tivemos as equipes Star Trek, Lego Space, Guardiões do Lego, Interface, Guardiões Estrelares e a equipe oficial Tupinambótica.

“O Torneio de Robótica representa para todos nós um momento único de interação e aprendizado. Estou muito orgulhosa por observar o avanço dos alunos na linha de pesquisa. Estamos cada dia mais incentivando o uso das tecnologias na Escola e tenho verificado o empenho de todos. As escolas do Sesi têm um grande diferencial e tenho certeza que estamos fazendo a diferença na vida dos nossos alunos e familiares. Sou grata por fazer parte dessa história, desse momento tão especial. Que venha muitos e muitos torneios”, destacou Mirian Corrêa.

Já o coordenador pedagógico Marcel Giordano Jeffery destaca que o torneio foi perfeito. “Não temos do que reclamar, tivemos a colaboração de todos, o espírito do torneio de robótica já faz parte das pessoas que trabalham na competição. O resultado final não nos surpreendeu, pois a equipe campeã se destacou em todas as provas. Porém, o mais importante é que o torneio uniu toda a escola e isso permitiu o nosso sucesso. É o momento que todos são da mesma turma, ou seja, da Escola do Sesi de Corumbá e, a cada ano, os alunos nos surpreendem e isso é um alento para todos nós”, falou.

O torneio

Para o aluno Pietro Lucas de Perpétua, da equipe grande campeã “Lego Space”, o Torneio Interclasse foi muito emocionante e envolveu a todos. “Alguns integrantes da minha equipe choraram com a conquista e tivemos momento que achamos que não iríamos conseguir, mas o importante é não desistir nunca. Para mim, foi muito especial, pois já sou campeã na primeira vez que participo e tudo isso graças aos professores”, ressaltou.

Já o aluno Carlos de Arruda, também da equipe “Lego Space”, acrescenta que o torneio foi muito bom. “Nós nos preparamos muito para arrasar neste sábado e conseguimos sair campeões”. Nesta competição, os times de robóticas das escolas do Sesi começam a se preparar para o Torneio de Robótica FIRST Lego League, cujo grande desafio será anunciado em agosto.

A FLL já anunciou, porém, que o tema deste ano será “Em Órbita – explorar, desafiar e inovar na vasta imensidão do espaço”. Entre as quatro categorias de avaliação do torneio, no Projeto de Pesquisa as equipes escolhem e resolvem um problema do mundo real associado ao tema desta edição pela FLL. No Desafio do Robô, os alunos têm de construir um robô autônomo usando a tecnologia LEGO para resolver uma série de missões.

Tudo isso operando sob os “Core Values”, os principais valores que norteiam a participação na liga, que celebram a descoberta, o trabalho em equipe e o espírito competitivo entre os participantes, mas sempre tratando outros membros da equipe e concorrentes com respeito e gentileza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRANSPORTE ILEGAL
ANTT emite nota a pedido do MPF e diz que operação da Buser é ilegal e passível de penalização
PROMOÇÃO DE PASSAGENS
Andorinha disponibiliza passagens promocionais a R$59,90
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Povo das Águas atende ribeirinhos da região do Taquari a partir do dia 30
CONSUMIDOR
Anatel divulga balanço de reclamações em 2020
EDUCAÇÃO
IFMS divulga lista de inscritos para cursos de idiomas em andamento
Candidatos com a inscrição homologada deverão fazer testes de nivelamento de Espanhol, Inglês e Libras. Provas online serão aplicadas entre 1º e 9 de fevereiro
COVID-19
Mato Grosso do Sul registra 582 novos casos de Covid e 9 óbitos
COVID-19
Mais de 1200 pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19 em Corumbá
CULTURA
Prefeitura disponibiliza, na quinta-feira, espetáculo "Conectados" na internet
GERAL
MS participa da 3ª edição de maratona mundial de criação de games
ECONOMIA
Nascidos em dezembro podem sacar auxílio emergencial a partir de hoje

Mais Lidas

DENÚNCIA
Funcionários demitidos do hospital não recebem rescisão trabalhista
ECONOMIA
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
CHUVA FORTE
Temporal em Corumbá causa queda de árvores e alagamentos
MORTE POR COVID-19
Cinco dias após morte do marido, ex-primeira-dama de Dourados não resiste à Covid-19