Menu
domingo, 24 de outubro de 2021
Andorinha - Setembro e Outubro
Andorinha - Outubro e Novembro - MOBILE
Geral

Ladário comemora 242 anos em silêncio devido à pandemia

02 setembro 2020 - 09h59Gesiane Sousa com informações da Ascom PML

Nesta quarta-feira, 2 de setembro, o município de Ladário, cidade carinhosamente chamada de Pérola do Pantanal, completa 242 anos da sua fundação. Em anos anteriores, a data seria comemorada com uma extensa programação que incluiria show, desfile cívico, barraquinhas com comidas típicas e muita aglomeração pela avenida 14 de Março, porém este ano, devido a pandemia da Covid-19, nada disso foi possível. Pela primeira vez a cidade celebra sua emancipação em silêncio.

O último boletim epidemiológico divulgado pelo município, nesta segunda-feira, 31 de agosto, a cidade contabilizava 2.398 notificações e 548 casos de Coronavírus confirmados. Desde o inicio da pandemia Ladário, que não possui um hospital municipal próprio, encaminha pacientes para a Santa Casa de Corumbá, perdeu 14 vidas para a Covid-19. Diante do risco de infecção da pandemia, decreto municipal impede aglomerações e comemorações. Somente uma missa, seguindo medidas preventivas e, o hasteamento da bandeira foi planejado pela prefeitura.

Ladário foi fundada em 1778 pelo sertanista João Leme do Prado e conquistou sua emancipação político-administrativa, tornando-se município autônomo, durante o Governo de Fernando Correa da Costa em 1953. A instalação da cidade deu-se em 17 de março de 1954 e a posse de seu primeiro prefeito foi em 3 de outubro de 1954. O município ganhou espaço e reconhecimento, ostentando avanços significativos para a população.

A Pérola do Pantanal dispõe de riquezas naturais como ferro, manganês, calcário, areia e argila, Ladário está localizada na região oeste do estado de Mato Grosso do Sul, no coração do Pantanal sul-mato-grossense. Com núcleo urbano de 5,8 quilômetros quadrados, a 6 km do centro de Corumbá e a 12 km da fronteira com a Bolívia, integra-se economicamente e com fortes laços de amizade aos municípios vizinhos de fronteira.

Neste ano de 2020, estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), calculou que a cidade cresceu, com 358 pessoas a mais, em comparação com 2019. Ladário tem aproximadamente 23.689 habitantes, que recebem visitantes do mundo inteiro de braços abertos como o Cristo Redentor localizado no centro da cidade.

Um dos grandes parceiros do município é a Marinha do Brasil. E um dos cartões postais de Ladário é o Pórtico da Base Naval, construção de 1873, réplica do Arco do Triunfo que se tornou referência da majestosa Avenida Champs Elyséess, em Paris, capital francesa. Em frente ao Pórtico é realizada o ritual militar da Troca de Guarda da Fortaleza Naval de Ladário.

O turismo proporciona grandes eventos para o município que acaba sendo uma opção de oportunidade de geração de emprego direto e indireto. Uma das apostas é a região da Codrasa, área de 5 mil hectares às margens do rio Paraguai, ainda inexplorada, que representa um vasto campo de oportunidades para o turismo ecológico, de pesca e de contemplação, além de pousadas e sítios com pequenos produtores e pescadores que ocupam a região para a qual a Prefeitura tem um projeto de desenvolvimento sustentável, por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental. Para tanto, foi criada na região, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente, a APA Baía Negra.

A economia do município se baseia na pecuária, na pesca, no turismo e no transporte de navegação, em 2010 o município passou a participar juntamente com Corumbá do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), reconhecido como detentor de uma parte da mina de Urucum.

Ladário possui o único terminal multimodal do Centro-Oeste, com acesso ferroviário, rodoviário e pela hidrovia do rio Paraguai. Por isso a tão esperada revitalização do Porto de Ladário deve abrir uma nova e gloriosa página na história do povo ladarense, que caminha destemidamente rumo ao desenvolvimento sustentável.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Flagrante
Dois turistas são multados em R$ 1,8 mil por pesca predatória no rio Miranda
Alerta
Últimos dias para inscrições em editais da Funarte
Imunização
Quem pode se vacinar contra Covid neste fim de semana
1 hora a menos
Agepan defende o retorno do horário de verão para economia de energia em MS
74 vagas
Concurso público da Sanesul recebe inscrições até 11 de novembro
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19
Orientação
O que fazer para prevenir problemas durante e após temporais
CNH MS Social
Programa de habilitação gratuita já tramita na Assembleia Legislativa
Tempo
Chuva ganha força a partir deste sábado e pode trazer nova tempestade para MS
Precaução
Tradicional Procissão Fluvial é cancelada devido previsão de mal tempo

Mais Lidas

Causa não definida
Motorista de ônibus fretado com 42 passageiros perde o controle e colide na mureta da ponte
Dom Bosco
Homem baleado pede socorro em escola, mas não resiste e morre
Desdobramento
Embarcação que naufragou e fez sete vítimas no rio Paraguai não era de transporte turístico
Boletim Epidemiológico
MS volta a registrar mortes por Covid-19