Nesta quarta-feira, 2 de setembro, o município de Ladário, cidade carinhosamente chamada de Pérola do Pantanal, completa 242 anos da sua fundação. Em anos anteriores, a data seria comemorada com uma extensa programação que incluiria show, desfile cívico, barraquinhas com comidas típicas e muita aglomeração pela avenida 14 de Março, porém este ano, devido a pandemia da Covid-19, nada disso foi possível. Pela primeira vez a cidade celebra sua emancipação em silêncio.
O último boletim epidemiológico divulgado pelo município, nesta segunda-feira, 31 de agosto, a cidade contabilizava 2.398 notificações e 548 casos de Coronavírus confirmados. Desde o inicio da pandemia Ladário, que não possui um hospital municipal próprio, encaminha pacientes para a Santa Casa de Corumbá, perdeu 14 vidas para a Covid-19. Diante do risco de infecção da pandemia, decreto municipal impede aglomerações e comemorações. Somente uma missa, seguindo medidas preventivas e, o hasteamento da bandeira foi planejado pela prefeitura.
Ladário foi fundada em 1778 pelo sertanista João Leme do Prado e conquistou sua emancipação político-administrativa, tornando-se município autônomo, durante o Governo de Fernando Correa da Costa em 1953. A instalação da cidade deu-se em 17 de março de 1954 e a posse de seu primeiro prefeito foi em 3 de outubro de 1954. O município ganhou espaço e reconhecimento, ostentando avanços significativos para a população.
A Pérola do Pantanal dispõe de riquezas naturais como ferro, manganês, calcário, areia e argila, Ladário está localizada na região oeste do estado de Mato Grosso do Sul, no coração do Pantanal sul-mato-grossense. Com núcleo urbano de 5,8 quilômetros quadrados, a 6 km do centro de Corumbá e a 12 km da fronteira com a Bolívia, integra-se economicamente e com fortes laços de amizade aos municípios vizinhos de fronteira.
Neste ano de 2020, estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), calculou que a cidade cresceu, com 358 pessoas a mais, em comparação com 2019. Ladário tem aproximadamente 23.689 habitantes, que recebem visitantes do mundo inteiro de braços abertos como o Cristo Redentor localizado no centro da cidade.
Um dos grandes parceiros do município é a Marinha do Brasil. E um dos cartões postais de Ladário é o Pórtico da Base Naval, construção de 1873, réplica do Arco do Triunfo que se tornou referência da majestosa Avenida Champs Elyséess, em Paris, capital francesa. Em frente ao Pórtico é realizada o ritual militar da Troca de Guarda da Fortaleza Naval de Ladário.
O turismo proporciona grandes eventos para o município que acaba sendo uma opção de oportunidade de geração de emprego direto e indireto. Uma das apostas é a região da Codrasa, área de 5 mil hectares às margens do rio Paraguai, ainda inexplorada, que representa um vasto campo de oportunidades para o turismo ecológico, de pesca e de contemplação, além de pousadas e sítios com pequenos produtores e pescadores que ocupam a região para a qual a Prefeitura tem um projeto de desenvolvimento sustentável, por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental. Para tanto, foi criada na região, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente, a APA Baía Negra.
A economia do município se baseia na pecuária, na pesca, no turismo e no transporte de navegação, em 2010 o município passou a participar juntamente com Corumbá do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), reconhecido como detentor de uma parte da mina de Urucum.
Ladário possui o único terminal multimodal do Centro-Oeste, com acesso ferroviário, rodoviário e pela hidrovia do rio Paraguai. Por isso a tão esperada revitalização do Porto de Ladário deve abrir uma nova e gloriosa página na história do povo ladarense, que caminha destemidamente rumo ao desenvolvimento sustentável.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Bombeiros capturam duas serpentes em menos de uma hora em Corumbá

Deputado Neno Razuk é alvo de operação contra jogo do bicho

TRT 24 mantém condenação de pecuarista que mentiu sobre roubo de gado para dispensa de trabalhador
Morador do Guaicurus encontra arma de fogo no telhado de casa
VariedadesCuidados essenciais para o seu veículo no verão
Mantenha seu carro em ótimo estado

Fiems comemora decisão do governo de MS em manter alíquota de 17% de ICMS para 2024

Peixaria fiscalizada pela PMA tinha mais de 70 kg de peixes não declarados em estoque

Vereador cobra explicações da Energisa sobre quedas constantes de energia na cidade

Bloco Sem Limite na Folia completa 14 anos e trás Max Freitas como homenageado
