Menu
quarta, 01 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Ladário comemora 242 anos em silêncio devido à pandemia

02 setembro 2020 - 09h59Gesiane Sousa com informações da Ascom PML

Nesta quarta-feira, 2 de setembro, o município de Ladário, cidade carinhosamente chamada de Pérola do Pantanal, completa 242 anos da sua fundação. Em anos anteriores, a data seria comemorada com uma extensa programação que incluiria show, desfile cívico, barraquinhas com comidas típicas e muita aglomeração pela avenida 14 de Março, porém este ano, devido a pandemia da Covid-19, nada disso foi possível. Pela primeira vez a cidade celebra sua emancipação em silêncio.

O último boletim epidemiológico divulgado pelo município, nesta segunda-feira, 31 de agosto, a cidade contabilizava 2.398 notificações e 548 casos de Coronavírus confirmados. Desde o inicio da pandemia Ladário, que não possui um hospital municipal próprio, encaminha pacientes para a Santa Casa de Corumbá, perdeu 14 vidas para a Covid-19. Diante do risco de infecção da pandemia, decreto municipal impede aglomerações e comemorações. Somente uma missa, seguindo medidas preventivas e, o hasteamento da bandeira foi planejado pela prefeitura.

Ladário foi fundada em 1778 pelo sertanista João Leme do Prado e conquistou sua emancipação político-administrativa, tornando-se município autônomo, durante o Governo de Fernando Correa da Costa em 1953. A instalação da cidade deu-se em 17 de março de 1954 e a posse de seu primeiro prefeito foi em 3 de outubro de 1954. O município ganhou espaço e reconhecimento, ostentando avanços significativos para a população.

A Pérola do Pantanal dispõe de riquezas naturais como ferro, manganês, calcário, areia e argila, Ladário está localizada na região oeste do estado de Mato Grosso do Sul, no coração do Pantanal sul-mato-grossense. Com núcleo urbano de 5,8 quilômetros quadrados, a 6 km do centro de Corumbá e a 12 km da fronteira com a Bolívia, integra-se economicamente e com fortes laços de amizade aos municípios vizinhos de fronteira.

Neste ano de 2020, estimativa populacional do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), calculou que a cidade cresceu, com 358 pessoas a mais, em comparação com 2019. Ladário tem aproximadamente 23.689 habitantes, que recebem visitantes do mundo inteiro de braços abertos como o Cristo Redentor localizado no centro da cidade.

Um dos grandes parceiros do município é a Marinha do Brasil. E um dos cartões postais de Ladário é o Pórtico da Base Naval, construção de 1873, réplica do Arco do Triunfo que se tornou referência da majestosa Avenida Champs Elyséess, em Paris, capital francesa. Em frente ao Pórtico é realizada o ritual militar da Troca de Guarda da Fortaleza Naval de Ladário.

O turismo proporciona grandes eventos para o município que acaba sendo uma opção de oportunidade de geração de emprego direto e indireto. Uma das apostas é a região da Codrasa, área de 5 mil hectares às margens do rio Paraguai, ainda inexplorada, que representa um vasto campo de oportunidades para o turismo ecológico, de pesca e de contemplação, além de pousadas e sítios com pequenos produtores e pescadores que ocupam a região para a qual a Prefeitura tem um projeto de desenvolvimento sustentável, por se tratar de uma Área de Preservação Ambiental. Para tanto, foi criada na região, em parceria com o Ministério de Meio Ambiente, a APA Baía Negra.

A economia do município se baseia na pecuária, na pesca, no turismo e no transporte de navegação, em 2010 o município passou a participar juntamente com Corumbá do CFEM (Compensação Financeira pela Exploração Mineral), reconhecido como detentor de uma parte da mina de Urucum.

Ladário possui o único terminal multimodal do Centro-Oeste, com acesso ferroviário, rodoviário e pela hidrovia do rio Paraguai. Por isso a tão esperada revitalização do Porto de Ladário deve abrir uma nova e gloriosa página na história do povo ladarense, que caminha destemidamente rumo ao desenvolvimento sustentável.

Deixe seu Comentário

Leia Também

150 anos da Comarca
Servidores do Judiciário são homenageados pela Câmara Municipal de Corumbá
Detran-MS
Instituições ligadas ao trânsito dão início às ações do Maio Amarelo em MS
Héroi-Nacional
Legado dentro e fora da pista mantém Senna eterno, 30 anos após morte
Começou em 2023
Ação solidária atende famílias em situação de vulnerabilidade social em Corumbá
Na fronteira
Boliviano é preso com 8 kg de Skunk entre sacas de pimenta e vagem
Relatório
MS tem com saldo de 4.197 vagas de emprego
Causa Animal
Encerramento do Abril Laranja tem averiguação de denúncias e filhote resgatado
Oportunidade
IFMS segue com inscrições abertas para orientadores de TCC
Destaque
Dia do Trabalho: crescimento da indústria de MS é impulsionado por mais de 159 mil trabalhadores
Arte e Cultura
Sesc MS reabre espaço cultural a partir deste quinta-feira (2) em Corumbá

Mais Lidas

Feriado
Funcionamento do comércio em Corumbá e Ladário é proibido no dia 1º de Maio
Saúde Pública
Câmara presta homenagens a profissionais de enfermagem por relevantes serviços à população
Obras
Ponte sobre rio Paraguai será interditada para 2ª etapa de concretagem no próximo sábado
Mão de Obra
Carreta do programa "MS Qualifica Empreendedor" fica até 7 de maio em Ladário