Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Jornalista Sylma Lima vence o Covid-19 após oito dias internada

01 julho 2020 - 09h46Gesiane Sousa

A jornalista Sylma Lima, editora-chefe do site Capital do Pantanal por mais de 15 anos, passou por oito dias de internação no hospital da Cassems, em Campo Grande, e saiu vencedora da luta contra o Covid-19, nesta terça-feira, 30 de junho. Sylma apresentou sintomas quando ainda estava em Corumbá, onde ela acredita que tenha contraído o vírus, a demora para realização do teste no município a fez tomar a decisão de pegar a estrada para Capital do Estado, onde imediatamente seguiu para o hospital Cassems e foi colocada em isolamento.

Em casa desde a tarde de ontem, Sylma Lima conversou por telefone com a redação do site Capital do Pantanal e relatou toda sua trajetória contra o vírus. “Em Corumbá, recebi a informação de que entraria na fila e só poderia realizar o teste após o dia 6 de julho, percebi a gravidade e decidi ir para Campo Grande, onde fui recebida com a máxima atenção e dedicação de toda a equipe médica. Me colocaram em isolamento total e realizaram a coleta do exame imediatamente”.

Sylma explica que contra o vírus as decisões devem ser tomadas com muita rapidez, antes mesmo do diagnóstico positivo, quando viu sua ressonância fosca, autorizou e assinou termos de responsabilidade para o uso de protocolos de combate à doença, mesmo experimentais, aceitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o uso da Cloroquina, medicamento que a jornalista usou por seis dias consecutivos.

Ao lado do Dr. Alessandro no momento da alta. Foto: Pessoal

A preocupação da equipe médica era por conta do histórico de saúde da editora do site Capital do Pantanal. Sylma é asmática e convive com limitações para o uso de determinados remédios. “Foram dias muito difíceis, a doença não é brincadeira, as pessoas devem ficar atentas e ter cuidado com a vida dos outros, mesmo assintomático ocorre transmissão sem o infectado saber. Quando fui internada, no dia 23 de junho, já estava com os dois pulmões contaminados, tomei aproximadamente 30 comprimidos por dia, além de litros de soro com outras drogas e uso de vitaminas C e D”.

Nesta terça-feira, último dia de junho, Sylma recebeu a notícia dada pelo próprio Dr. Alessandro Falchembak, de que poderia comemorar, pois havia vencido o Covid-19. Sylma já havia passado por uma situação de isolamento preventivo, com suspeita de contaminação em meados do mês de abril, na época também tratada pela equipe médica do Cassems de Campo Grande, o teste deu negativo.

“Quero deixar muito claro o atendimento maravilhoso que recebi no hospital da Cassems, realizaram procedimentos com agilidade, mesmo com o Estado superlotado, foram cinco dias aguardando o resultado do exame, porém assim que vi as imagens de minha ressonância, chamei o médico e autorizei o uso de todos os protocolos que julgassem necessários para vencer a doença. Me alertaram quanto as reações, mas eletrocardiogramas confirmaram cenário favorável para o uso da cloroquina, utilizei por seis dias, sem qualquer surgimento de reação”.

Já emocionada, Sylma Lima exclamou que a população não tenha medo de autorizar os tratamentos, “não tenham medo, quando você está lutando entre a vida e a morte não há escolha!”.

Sylma fez questão de se despedir do Dr. Alessandro e agradecer a toda equipe médica que a tratou. Foto: Arquivo pessoal 

Sylma fez questão de destacar o trabalho dos Técnicos, Enfermeiros e Médicos Cassems, de acordo com o relato da jornalista, todos muito dedicados e comprometidos com a vida.   

Por fim, Sylma encerra a conversa agradecendo a família, amigos e todos mais que dedicaram algum minuto de seu tempo para orar por sua recuperação. “Agora é seguir a vida com a certeza de que sou uma nova pessoa”, afirma a jornalista emocionada.  

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Hoje
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 72 milhões
Economia
Senado aprova isenção de IR para quem ganha até dois salários mínimos
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Reconhecimento
Qualidade técnica do Lacen de Mato Grosso do Sul é destaque na Anvisa
Agenda
Ministra Marina Silva vem a MS assinar termo de cooperação de proteção ao Pantanal
Meio Ambiente
Bombeiros atuam de maneira integrada para prevenir incêndios florestais no Pantanal
Tempo
Com probabilidade de chuvas, quinta também tem previsão de sol e nebulosidade em MS
Corumbá registra 22°C pela manhã e 30°C nos horários mais quentes do dia
Segurança
Em 1º mês de atuação, Gafip recupera 100% das tornozeleiras rompidas em Corumbá
Trânsito
Vereador pede estacionamento exclusivo para motos na Rua Porto Carrero
Saúde Pública
Vereador reivindica ambulância para atender comunidade de Albuquerque

Mais Lidas

Comemorativo
Banda de Música do Exército faz apresentação no Poliesportivo nesta terça-feira (16)
Oportunidade
Processo seletivo abre 24 vagas para o HRMS
Contribuição de 14%
Câmara apoia reavaliação de contribuição previdenciária a aposentados e pensionistas do Estado
Destaque
Prefeito empossa 31 aprovados em concurso público da Rede Municipal de Educação