Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Jornalista Sylma Lima vence o Covid-19 após oito dias internada

01 julho 2020 - 09h46Gesiane Sousa

A jornalista Sylma Lima, editora-chefe do site Capital do Pantanal por mais de 15 anos, passou por oito dias de internação no hospital da Cassems, em Campo Grande, e saiu vencedora da luta contra o Covid-19, nesta terça-feira, 30 de junho. Sylma apresentou sintomas quando ainda estava em Corumbá, onde ela acredita que tenha contraído o vírus, a demora para realização do teste no município a fez tomar a decisão de pegar a estrada para Capital do Estado, onde imediatamente seguiu para o hospital Cassems e foi colocada em isolamento.

Em casa desde a tarde de ontem, Sylma Lima conversou por telefone com a redação do site Capital do Pantanal e relatou toda sua trajetória contra o vírus. “Em Corumbá, recebi a informação de que entraria na fila e só poderia realizar o teste após o dia 6 de julho, percebi a gravidade e decidi ir para Campo Grande, onde fui recebida com a máxima atenção e dedicação de toda a equipe médica. Me colocaram em isolamento total e realizaram a coleta do exame imediatamente”.

Sylma explica que contra o vírus as decisões devem ser tomadas com muita rapidez, antes mesmo do diagnóstico positivo, quando viu sua ressonância fosca, autorizou e assinou termos de responsabilidade para o uso de protocolos de combate à doença, mesmo experimentais, aceitos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o uso da Cloroquina, medicamento que a jornalista usou por seis dias consecutivos.

Ao lado do Dr. Alessandro no momento da alta. Foto: Pessoal

A preocupação da equipe médica era por conta do histórico de saúde da editora do site Capital do Pantanal. Sylma é asmática e convive com limitações para o uso de determinados remédios. “Foram dias muito difíceis, a doença não é brincadeira, as pessoas devem ficar atentas e ter cuidado com a vida dos outros, mesmo assintomático ocorre transmissão sem o infectado saber. Quando fui internada, no dia 23 de junho, já estava com os dois pulmões contaminados, tomei aproximadamente 30 comprimidos por dia, além de litros de soro com outras drogas e uso de vitaminas C e D”.

Nesta terça-feira, último dia de junho, Sylma recebeu a notícia dada pelo próprio Dr. Alessandro Falchembak, de que poderia comemorar, pois havia vencido o Covid-19. Sylma já havia passado por uma situação de isolamento preventivo, com suspeita de contaminação em meados do mês de abril, na época também tratada pela equipe médica do Cassems de Campo Grande, o teste deu negativo.

“Quero deixar muito claro o atendimento maravilhoso que recebi no hospital da Cassems, realizaram procedimentos com agilidade, mesmo com o Estado superlotado, foram cinco dias aguardando o resultado do exame, porém assim que vi as imagens de minha ressonância, chamei o médico e autorizei o uso de todos os protocolos que julgassem necessários para vencer a doença. Me alertaram quanto as reações, mas eletrocardiogramas confirmaram cenário favorável para o uso da cloroquina, utilizei por seis dias, sem qualquer surgimento de reação”.

Já emocionada, Sylma Lima exclamou que a população não tenha medo de autorizar os tratamentos, “não tenham medo, quando você está lutando entre a vida e a morte não há escolha!”.

Sylma fez questão de se despedir do Dr. Alessandro e agradecer a toda equipe médica que a tratou. Foto: Arquivo pessoal 

Sylma fez questão de destacar o trabalho dos Técnicos, Enfermeiros e Médicos Cassems, de acordo com o relato da jornalista, todos muito dedicados e comprometidos com a vida.   

Por fim, Sylma encerra a conversa agradecendo a família, amigos e todos mais que dedicaram algum minuto de seu tempo para orar por sua recuperação. “Agora é seguir a vida com a certeza de que sou uma nova pessoa”, afirma a jornalista emocionada.  

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

2ª edição
Conferência Municipal discute propostas para consolidação do Sistema Único de Saúde
Operação Esculápio
Prefeitura diz que não foi informada sobre ação da PF
Corumbá
Seis animais foram resgatados e um homem foi conduzido por maus-tratos na Operação Abril Laranja
Incentivo
Ônibus será gratuito no dia de Concurso Público
Entrevista
Sonia Guajajara defende maior participação indígena nas políticas públicas
"Leão, amigo das crianças"
Moinho Cultural lança campanha para doação via Imposto de Renda
Artigo
Mulheres indígenas e suas lutas para mudar a história
Mudanças
Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas
Economia
Rendimento domiciliar do brasileiro chegou a R$ 1.848 em 2023
Turismo
Bonito Convention realiza sua primeira assembleia presencial após pandemia

Mais Lidas

4ª convocação
Atleta corumbaense disputa Pan-Americano de Basquete Máster no México
Em ônibus
Cão farejador identifica mala abandonada com 25,5 Kg de pasta base de cocaína
Plantão
Moradores do Centro América acionam os Bombeiros para conter Pitbull agressivo
Destaque
Plano de Combate a incêndios prevê instalação de 13 bases avançadas no Pantanal