Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

Jogos do IFMS reúnem estudantes dos dez campi em Corumbá

20 junho 2018 - 09h10Kamilla Marques

Estimular a prática esportiva e promover a integração. Esses são alguns dos objetivos dos Jogos do IFMS (Instituto Federal Federal de Mato Grosso do Sul), evento que está na quinta edição e pela primeira vez é disputado na cidade de Corumbá. Até quinta-feira, 21, mais de 260 estudantes dos dez campi da instituição disputam provas em dez modalidades esportivas.

Brenda Araújo, 17, aluna do curso técnico em Informática para Internet em Dourados, foi para os Jogos como capitã da equipe de futsal. "Perdemos o jogo, saímos com duas atletas machucadas e a enfermeira até me proibiu de jogar de novo, mas é maravilhoso participar de um evento como esse porque nós temos contato com estudantes dos outros campi, conhecemos a realidade deles".

Para alguns estudantes, essa não é a primeira participação nos JIFMS. É o caso do Gabriel da Silva Portes, 18, acadêmico de Engenharia Civil do Campus Aquidauana. "Eu já tinha participado em 2015, e foi uma experiência muito positiva porque nas provas de atletismo, por exemplo, os atletas do meu campus estavam desacreditados. Eles conseguiram virar e foram vitoriosos, foi uma história de superação", relembrou.

Karla Joyce Lara da Silva, 17, aluna do curso técnico em Metalurgia do Campus Corumbá participa como torcedora.  "Assisto as partidas o dia todo. Hoje, já vi handebol e futsal, os jogos das esquipes de Dourados, Naviraí, Aquidauana. Muito legal receber todo mundo aqui", comemora.

Programação - A cerimônia de abertura dos JIFMS foi realizada nessa segunda-feira, 18, no Centro Poliesportivo.

O diretor-geral do Campus Corumbá, Sandro Santos, responsável pela organização do evento, destaca que a comunidade interna sempre quis sediar os JIFMS. "É uma imensa satisfação receber os Jogos, até porque em 2016, durante a Reitoria Itinerante, nossos estudantes fizeram à gestão o pedido para que o evento fosse realizado cada ano em uma unidade diferente. É a concretização de um sonho receber atletas dos dez campi", comentou.

São disputadas dez modalidades. As provas de judô, tênis de mesa e xadrez ocorrem no campus do IFMS. O 17º Batalhão de Fronteira sedia o atletismo. As competições de futsal, handebol e natação são realizadas no Centro de Cultura, Esporte e Lazer Nação Guató, e no Centro Poliesportivo ocorrem os jogos de basquete, vôlei e vôlei de praia.

Na noite desta quarta-feira, 20, no Centro Poliesportivo, os estudantes participam de uma confraternização com apresentações artísticas e a presença de food trucks. No dia 21, o evento será encerrado no mesmo local, com disputas de futsal masculino e handebol feminino.

A tabela de jogos, os locais de competição, os boletins informativos e fotos das provas estão disponíveis na página dos JIFMS 2018, que pode ser acessada pelo hotsite das competições do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/jogos

Apoio e organização - Para realizar os JIFMS, o Campus Corumbá recebeu da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) o valor de R$ 50 mil, recurso que foi utilizado na aquisição de materiais e contratação de serviços.

Os estudantes participantes receberam da instituição o auxílio viagem, benefício destinado para o pagamento de hospedagem e alimentação durante os dias de competição.

Pelo segundo ano consecutivo, a organização do evento utiliza um sistema de gerenciamento de informações desenvolvido especificamente para os JIFMS. O software foi criado pelo estudante do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet do Campus Campo Grande, Tony Ferreira Silva.

O sistema registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) com o nome de Cancha - possibilita o gerenciamento de informações como credenciamento das delegações, sorteio das tabelas, publicação de boletins e resultados, entre outras.

JIFMS - São classificatórios para a etapa Centro-Oeste dos Jogos dos Institutos Federais (JIFCO), que será realizada entre os dias 28 de agosto e 2 de setembro, em Goiânia (GO).

A etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) ocorrerá em outubro, em Fortaleza (CE), reunindo estudantes de institutos federais de todo país.

Entre 2014 e 2016, os Jogos do IFMS foram sediados em Campo Grande. Em 2017, as disputas foram realizadas em Dourados, classificando atletas para a etapa Centro-Oeste, organizada pela primeira vez pelo IFMS.

O JIFCO foi realizado em setembro, na Capital, e contou com a participação de mais de 700 estudantes dos Institutos Federais de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso (IFMT), Brasília (IFB), Goiano (IFGoiano) e Goiás (IFG). Informações e fotos das edições anteriores estão disponíveis na página do evento, no site do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Administração
Taxa de Atividade de Ambulante, Eventual e Feirante pode ser parcelada em 3 vezes
Flagrante
Brasileiro é preso com 4kg de Skunk em ônibus que seguia para Campo Grande
Pesquisa
Uma em dez famílias enfrenta insegurança alimentar moderada ou grave
Incentivo
Prefeito entrega uniformes escolares e esportivos para alunos da Rede Municipal de Ensino
No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Na ALEMS
Projeto de Lei obriga planos de saúde justificarem negativa de cobertura
PF
Agendamento on-line para emissão de passaporte volta a funcionar
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Meio Ambiente
Edital anuncia R$ 10 milhões para instituição atuar na preservação do Rio Taquari

Mais Lidas

Convênio
Riedel recebe novo comandante do 6º Distrito Naval de Ladário e renova parcerias com a Marinha
Oficial
Prefeitura divulga gabaritos do concurso público; prazo para recursos abre dia 24
Esclarecimento
Ladário diz que advogada só recebe os 12 milhões se ganhar a causa
Estados Unidos
Em Nova Iorque, presidente do IHP fortalece a conservação do Pantanal como necessidade mundial