Menu
sábado, 17 de abril de 2021
Andorinha Fevereiro
Andorinha Fevereiro
Geral

Intenção de investimentos da indústria de MS registra aumento

28 março 2018 - 09h52Daniel Pedra

O índice de intenção de investimento do empresário industrial de Mato Grosso do Sul apresentou o melhor resultado para o mês de março dos últimos cinco anos, alcançando 57,3 pontos e indicando crescimento de 4,7 pontos sobre fevereiro, quando o resultado foi de 52,6 pontos, conforme a Sondagem Industrial realizada pelo Radar Industrial da Fiems.

Na prática, esse resultado é 12,4 pontos maior que a média obtida para o mês de março nos anos de 2014, 2015, 2016 e 2017, lembrando que o índice varia de zero a 100 pontos e, quanto maior o índice, maior é a intenção de investir. De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, o índice de expectativa do empresário industrial também foi positivo.

“A demanda marcou 58,3 pontos, sinalizando expectativa de aumento para os próximos seis meses a partir de março, enquanto em relação à contratação de empregados o índice marcou 50,7 pontos, indicando expectativa de estabilidade nos próximos seis meses. Já em considerando a exportação o índice marcou 58,6 pontos, demonstrando expectativa de aumento nos próximos seis meses a partir de março”, detalhou Ezequiel Resende.

ICEI

Em março, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso do Sul (ICEI/MS) alcançou 61,2 pontos, sendo o melhor resultado para o mês dos últimos seis anos. O índice alcançado em março de 2018 é 11,4 pontos maior que a média obtida para o mesmo mês considerando os anos de 2013, 2014, 2015, 2016 e 2017. Adicionalmente, todos os componentes do indicador de expectativas permanecem acima da linha divisória dos 50 pontos, sinalizando que para os próximos seis meses devem ocorrer melhoras na economia brasileira, sul-mato-grossense e, principalmente, no desempenho da própria empresa.

“Em relação as condições atuais, todos os itens avaliados também apresentaram resultados superiores aos 50 pontos”, reforçou o economista, completando que, ainda no mês de março, 15,9% dos respondentes consideraram que as condições atuais da economia brasileira pioraram, no caso da economia estadual, a piora também foi apontada por 15,9% dos participantes e, com relação à própria empresa, as condições atuais também estão piores para 14,4% dos empresários. Além disso, para 43,5% dos empresários não houve alteração nas condições atuais da economia brasileira, sendo que em relação à economia sul-mato-grossense esse percentual foi de 42,0% e, a respeito da própria empresa, o número também chegou a 43,5%.

E, por fim, para 33,3% dos empresários as condições atuais da economia brasileira melhoraram, enquanto em relação à economia estadual esse percentual também chegou a 33,3% e, no caso da própria empresa, o resultado foi de 31,9%. Já os que não fizeram qualquer tipo de avaliação responderam respectivamente por 7,2%, 8,7% e 10,1%.

Expectativas

As expectativas para os próximos seis meses a partir de março indicam que 5,7% dos respondentes disseram que estão pessimistas em relação à economia brasileira. Em relação à economia estadual, o resultado também alcançou 5,7% e, quanto ao desempenho da própria empresa, o pessimismo também foi apontado por 5,8% dos empresários.

Os que acreditam que a economia brasileira deve permanecer na mesma situação ficou em 36,2%, sendo que em relação à economia do estado esse percentual alcançou 40,6% e, a respeito da própria empresa, o número chegou a 30,4%.  Por fim, 53,6% dos empresários se mostraram confiantes e acreditam que o desempenho da economia brasileira vai melhorar. 

Já em relação à economia estadual, esse percentual chegou a 47,3% e, no caso da própria empresa, 59,4% dos respondentes confiam numa melhora do desempenho apresentado. Os que não fizeram qualquer tipo de avaliação das expectativas em relação à economia brasileira, estadual e do desempenho da própria empresa responderam por 4,3%, 5,8% e 4,3%, respectivamente.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Geral
SES lança serviço de consulta a resultados de exames da Covid-19 no próprio site
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Cassems realiza Assembleia Geral Ordinária para prestação de contas no dia 22
GERAL
UFGD e Prefeitura de Ladário querem ampliar projetos na Base Baía Nega
ACESSIBILIDADE
Projeto de Lei obriga símbolo do TEA em placas de atendimento prioritário
GERAL
Prazo para preenchimento do PGDI começa nesta quinta-feira
DIREITOS HUMANOS
Agressões contra crianças aumentaram na pandemia, diz especialista
GERAL
Projeto de Lei prevê publicação de lista de espera de procedimentos médicos na internet

Mais Lidas

COVID-19
Corumbá destaca-se em número de altas a pacientes com Covid
GERAL
Salão de Beleza em Ladário pega fogo
OPERAÇÃO
Polícia Federal investiga fraude em Concurso Público
GERAL
Deputada visita Hemonúcleo de Corumbá e constata caos