O atendimento remoto aos segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi prorrogado até o dia 10 de julho. Uma portaria que normatiza a prorrogação será publicada no Diário Oficial da União (DOU) da próxima segunda-feira (22).
A portaria deve estabelecer retorno gradual ao atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho. O documento detalha ainda diretrizes e protocolos que deverão ser seguidas pelas agências do INSS. Como medidas de proteção contra coletividade durante o período de enfrentamento da emergência pública de saúde decorrente da pandemia de coronavírus (COVID-19).
Com uma reabertura gradual, priorizada, nesta primeira fase para serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de requisitos, justificação administrativa e reabilitação profissional. O retorno desses serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam de atendimento prioritário.
Atendimento agendado
Vale destacar que, para qualquer um desses serviços, o seguro deve realizar o agendamento pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.
Demais serviços
Os serviços que não estão disponíveis para forma presencial neste primeiro momento, continuam sendo os canais remotos, o Meu INSS e telefone 135. Além disso, o regime de plantio para tirar suspeitas continua durante o atendimento presencial não para totalmente retomado, um fim de continuar prestando serviço de qualidade aos cidadãos que têm dúvidas em relação a serviços e benefícios.
Meu INSS
Se você tem alguma dúvida de como acessar o Meu INSS (site e aplicativo), agora tem todas as informações disponíveis sobre o serviço em um único lugar. Para saber como gerar sua senha, além de aprender a solicitar serviços e benefícios, basta acessar https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/meu-inss/ para conhecer conteúdos didáticos e explicativos que ajudam a ter acesso ao INSS sem sair de casa.
O Meu INSS foi criado para oferecer mais facilidade, conforto e segurança ao cidadão que busca por serviços e benefícios previdenciários ou assistenciais. Pode ser acessado pela internet do seu computador ou pelo seu próprio telefone celular (Android e IOS). Estão disponíveis mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS.
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