Menu
sexta, 26 de abril de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Abril 24
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

INSS de Corumbá não realiza perícia médica e complica vida de trabalhadores

02 março 2021 - 11h09Mariana Conte

Trabalhadores do município de Corumbá estão passando por uma situação complicada para conseguir realizar perícias médicas para aposentadorias, atestados médicos, auxílio doença e demais atividades pelo INSS do município.

A situação que está impedindo a população de realizar a perícia médico no município é devido ao fato do único médico perito da cidade ser do grupo de risco e estar afastado da função desde o início da pandemia.

Em contato com o INSS de Corumbá um funcionário afirmou ao Capital do Pantanal que devido ao afastamento do médico perito as perícias para auxílio doença, aposentadorias, atestados médicos e demais atividades estão sendo encaminhadas para os municípios de Aquidauana ou Campo Grande distantes à 254 Km e 425 Km de Corumbá respectivamente.

Rosita Moreno Ribeiro disse que precisou fazer a perícia para auxilio doença para sua funcionária que pegou Covid e em contato com o INSS recebeu a informação para agendar a perícia em Aquidauana ou Campo Grande pelo número 135.

“O problema é que o número 135 que eles passam para agendar só pode ligar de telefone fixo e hoje a maioria das pessoas não tem mais telefone fixo. Então tem que agendar por um aplicativo e acaba sendo complicado para quem vai fazer a primeira vez. Além dos gastos que a empresa ou empregador tem que ter para encaminhar as pessoas até essas duas localidades, pois o que vai ressarcir do auxílio não paga esses gastos. Então está muito complicada essa situação de não ter médico perito para realizar esses exames”, afirmou Rosita.

O que é e como funciona a perícia médica do INSS

Toda pessoa que pleiteia um dos tipos de benefícios por incapacidade laboral, em regra, será submetido a uma avaliação do médico perito da Previdência Social, conhecida como perícia médica.

A perícia médica trata-se de uma avaliação médica do estado de saúde do segurado. Sua finalidade é comprovar a existência ou inexistência de incapacidade laborativa (para o trabalho). Geralmente, essa análise é feita por médico que tenha domínio sobre a patologia (doença). Contudo – é comum acontecer – que médicos de outras áreas realizem o exame pericial no paciente, caso isso ocorra a avaliação poderá ser impugnada em momento próprio.

A função da prova pericial é a de buscar, com base nos elementos existentes (atestados, exames, prontuário médico do segurado, medicamentos, etc), concluir se o estado de saúde do examinado é de efetiva incapacidade laboral, ou não.

Quando deve ser feita a perícia médica

Auxílio doença e auxílio acidente

O trabalhador, segurado do INSS que requerer o auxílio doença ou auxílio acidente, deverá ter em mãos o laudo do médico responsável pelo seu tratamento (profissional do SUS ou particular). De posse de tal documento, o segurado poderá agendar a perícia médica no INSS (telefone 135 ou pelo site: www.meuinss.gov.br). Geralmente, o resultado da perícia é liberados nas próximas 24h após a realização do exame médico pericial.

Aposentadoria por invalidez

Primeiramente o segurado deverá requerer o auxílio doença (acidentário ou previdenciário). Se no decorrer do seu afastamento o INSS reconhecer a incapacidade é permanente e te impeça de exercer qualquer atividade laborativa, neste caso o benefício será convertido em aposentadoria por invalidez.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Oportunidade
Programa Cidade Empreendedora traz cursos gratuitos para Ladário
Imunização
Sábado tem vacinação no Centro de Saúde da Ladeira
Trabalho
É empresário ou gestor em Corumbá? Saiba quais são as vantagens de ter um jovem aprendiz
Polêmico
Projeto pede suspensão da reserva de vagas para travestis e transexuais na UEMS
Utilidade Pública
UBSF Angélica Ana Helena fecha para manutenção nesta sexta-feira (26)
Meio Ambiente e Renda
Mel do Pantanal volta a ser produzido depois dos impactos dos incêndios
A partir de hoje
TJMS libera parcelamento de custas processuais em até 12 vezes
Política
Reajuste de 30% nos benefícios dos servidores da ALEMS é sancionado
Arte e Cultura
Filme sobre viagem no tempo procura atores em Campo Grande
TCE-MS
Seminário debate planejamento orçamentário para primeira infância em MS

Mais Lidas

No Cristo Redentor
Marido agressor morre em confronto com a Força Tática
Homem teria sacado arma para policiais que revidaram a ameaça com disparos
Terenos
Motociclista ultrapassa carreta e morre em colisão na BR 262
Em Miranda
Homem é preso por pesca sem licença e uso de petrechos proibidos
Banco de Brasília
Nova linha de crédito de R$ 500 milhões já está disponível para segurança pública