Menu
terça, 19 de março de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Andorinha - Novos Ônibus - Agosto 2023
Geral

INSS de Corumbá não realiza perícia médica e complica vida de trabalhadores

02 março 2021 - 11h09Mariana Conte

Trabalhadores do município de Corumbá estão passando por uma situação complicada para conseguir realizar perícias médicas para aposentadorias, atestados médicos, auxílio doença e demais atividades pelo INSS do município.

A situação que está impedindo a população de realizar a perícia médico no município é devido ao fato do único médico perito da cidade ser do grupo de risco e estar afastado da função desde o início da pandemia.

Em contato com o INSS de Corumbá um funcionário afirmou ao Capital do Pantanal que devido ao afastamento do médico perito as perícias para auxílio doença, aposentadorias, atestados médicos e demais atividades estão sendo encaminhadas para os municípios de Aquidauana ou Campo Grande distantes à 254 Km e 425 Km de Corumbá respectivamente.

Rosita Moreno Ribeiro disse que precisou fazer a perícia para auxilio doença para sua funcionária que pegou Covid e em contato com o INSS recebeu a informação para agendar a perícia em Aquidauana ou Campo Grande pelo número 135.

“O problema é que o número 135 que eles passam para agendar só pode ligar de telefone fixo e hoje a maioria das pessoas não tem mais telefone fixo. Então tem que agendar por um aplicativo e acaba sendo complicado para quem vai fazer a primeira vez. Além dos gastos que a empresa ou empregador tem que ter para encaminhar as pessoas até essas duas localidades, pois o que vai ressarcir do auxílio não paga esses gastos. Então está muito complicada essa situação de não ter médico perito para realizar esses exames”, afirmou Rosita.

O que é e como funciona a perícia médica do INSS

Toda pessoa que pleiteia um dos tipos de benefícios por incapacidade laboral, em regra, será submetido a uma avaliação do médico perito da Previdência Social, conhecida como perícia médica.

A perícia médica trata-se de uma avaliação médica do estado de saúde do segurado. Sua finalidade é comprovar a existência ou inexistência de incapacidade laborativa (para o trabalho). Geralmente, essa análise é feita por médico que tenha domínio sobre a patologia (doença). Contudo – é comum acontecer – que médicos de outras áreas realizem o exame pericial no paciente, caso isso ocorra a avaliação poderá ser impugnada em momento próprio.

A função da prova pericial é a de buscar, com base nos elementos existentes (atestados, exames, prontuário médico do segurado, medicamentos, etc), concluir se o estado de saúde do examinado é de efetiva incapacidade laboral, ou não.

Quando deve ser feita a perícia médica

Auxílio doença e auxílio acidente

O trabalhador, segurado do INSS que requerer o auxílio doença ou auxílio acidente, deverá ter em mãos o laudo do médico responsável pelo seu tratamento (profissional do SUS ou particular). De posse de tal documento, o segurado poderá agendar a perícia médica no INSS (telefone 135 ou pelo site: www.meuinss.gov.br). Geralmente, o resultado da perícia é liberados nas próximas 24h após a realização do exame médico pericial.

Aposentadoria por invalidez

Primeiramente o segurado deverá requerer o auxílio doença (acidentário ou previdenciário). Se no decorrer do seu afastamento o INSS reconhecer a incapacidade é permanente e te impeça de exercer qualquer atividade laborativa, neste caso o benefício será convertido em aposentadoria por invalidez.

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
Eleições 2024
Propaganda partidária desta semana terá Cidadania, Rede e Solidariedade
Incentivo
Primeiro pagamento do Pé-de-Meia será feito a partir de 26 de março
Semana do Jovem Eleitor
Campanha do TSE nas redes sociais incentiva o voto entre jovens de 16 e 18 anos
Acima da meta
Acórdãos do Tribunal de Justiça de MS são publicados em até três dias úteis
Internacional
Riedel inicia semana com viagem ao Paraguai para tratar de Rota Bioceânica
Mãe e Filho
Homem descumpre medida protetiva e é preso com 30 trouxinhas de pasta base
Cheff Escolar
Software auxilia no planejamento dos cardápios da alimentação nas escolas estaduais de MS
Novidade da edição
Campeonato de Arremesso do FIPEC 2024 teve mulher como campeã

Mais Lidas

No domingo
Sede do IHP é invadida e equipamentos doados ao instituto são furtados
No Senai
Inscrição para a 2ª chamada do Qualifica Ladário vai até 21 de março
AGETRAT
Estudo aponta que 4,75% dos condutores desrespeitam o sinal vermelho em Corumbá
Consolidado
FIPEC 2024 premia vencedores e bate recorde em todas as áreas