Menu
quinta, 28 de março de 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Governo - Fazer Bem Feito - Março 2024
Geral

Inspeção frequente da sinalização náutica garante segurança na navegação

27 setembro 2022 - 08h23Redação

A Marinha do Brasil realiza regularmente a inspeção e a manutenção da sinalização náutica visando garantir a segurança da navegação na região. O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste (CHN-6) é uma organização militar diretamente subordinada ao Comando do 6º Distrito Naval, sediado em Ladário, e atua sob a supervisão funcional da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN). Tem a missão de manter a operacionalidade dos auxílios à navegação, divulgar os Avisos-Rádio Náuticos locais, bem como adquirir dados para a atualização da cartografia náutica local. 

Nos meses de agosto e setembro deste ano, a título de exemplo, a Lancha Balizadora de Águas Interiores “Piracema” navegou aproximadamente 1.100 km, de Corumbá à foz do Rio Apa, inspecionado e realizando manutenções em 286 sinais náuticos ao longo do Rio Paraguai. 

O trabalho desempenhado é de suma importância para o incremento da navegação no Rio Paraguai, uma vez que a sinalização náutica tem a finalidade de auxiliar o navegante na decisão de rumo seguro, para que conduza a embarcação em águas seguras. 

O Centro de Hidrografia e Navegação do Oeste, antigo Serviço de Sinalização Náutica do Oeste (SSN-6), tem buscado aprimorar suas atividades de forma contínua, tanto que está desenvolvendo a capacitação da produção cartográfica de forma autônoma, incorporando modernos sistemas e incrementando a qualidade técnica no atendimento das atividades de Levantamento Hidrográfico, manutenção e estabelecimentos de auxílios à navegação na área de jurisdição do Comando do 6º Distrito Naval. 

Para execução destas atividades, o CHN-6 é dotado de um Navio com lanchas hidrográficas orgânicas, que possuem ecobatímetros de grande precisão para medir a profundidade do rio. As medições são importantes para acompanhar as alterações morfológicas no leito e nas margens dos rios, e até fomentar a expansão do tráfego aquaviário. 

Com um serviço hidrográfico confiável e de reconhecimento internacional, a Marinha do Brasil adota padrões internacionais e busca contribuir para a redução dos acidentes náuticos, para o incremento da salvaguarda da vida humana no mar e da propriedade, bem como a proteção do meio ambiente marinho. 

Cabe ao navegante o conhecimento prévio da área a ser navegada, o qual deve utilizar os documentos náuticos atualizados, além de buscar informações meteorológicas, de regimes de águas, de como utilizar as ferramentas como os ábacos de redução, as publicações disponíveis, e se possível, até mesmo o registro mais atual da navegação de outra embarcação que esteve na mesma área. Os registros das atualizações dos documentos náuticos são de responsabilidade dos próprios navegantes.  

Por fim, a qualidade técnica dos produtos aliada ao conhecimento e ao aprimoramento constante do navegante faz despontar um binômio firme para a segurança da navegação. Interpretações desprovidas do conhecimento técnico necessário, desatentas ou imprudentes, suscita em ações temerárias do navegante, que podem gerar acidentes à navegação. 

 

* Informações da Marinha do Brasil e Câmara Municipal

Deixe seu Comentário

Leia Também

150 anos da Comarca
Delegacia Regional de Corumbá recebe placa "Rastros da História" do TJMS
Oportunidade
Processo Seletivo da Fundação de Esportes de Ladário tem 18 vagas; inscrição inicia em 1º de ab
Feriado
Bancos funcionam hoje e fecham amanhã
Serviço
Tarifa do transporte intermunicipal de passageiros tem reajuste de 4,51% em MS
Turismo Aquecico
Corumbá e Bonito estão entre os destinos mais procurados para o feriado
Poupança
IFMS define operacionalização do Programa Pé-de-Meia
Operação Semana Santa
PMR reforça segurança nas rodovias estaduais durante o feriado
Em Campo Grande
Estão abertas as inscrições para apresentações musicais na Feira da Música do MS
Prazo
Condutores que possuem CNH nas categorias C, D e E tem até 31 de março para regularizar exame toxico
Semana Santa
Confira o 'abre e fecha' dos serviços públicos de Mato Grosso do Sul neste feriado

Mais Lidas

Trânsito
Capotamento na BR 262 deixa duas pessoas feridas
Acidente aconteceu no KM 5 da rodovia, após a ponte do Morrinho
Na entrada da cidade
Câmara aprova cessão de área para construção de centro de treinamento da Polícia Penal em Corumbá
Habitação
Programa Lote Urbanizado sorteia posição das residências em Ladário
Semana Santa
Feira livre de quinta será na rua Joaquim Wenceslau de Barros; sexta não terá feira