Menu
sexta, 21 de junho de 2024
Governo - Detran MS
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Inscrições para cursos técnicos integrados do IFMS terminam nesta 4ª feira

04 outubro 2022 - 10h18Assessoria IFMS

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) encerra nesta quarta-feira, 5, o prazo de inscrições no Exame de Seleção 2023, pelo qual são ofertadas 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, todos gratuitos.

As vagas estão distribuídas em dez municípios: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Neste tipo de curso, a formação técnica profissional e a formação básica de ensino médio ocorrem de forma integrada. As opções são Administração, Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Todas as regras do processo seletivo estão dispostas no Edital nº 061/2022. Na página do Exame de Seleção 2023 também estão disponibilizadas mais informações.

Para participar e concorrer a uma vaga, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção.

Aqueles que não têm acesso à internet, poderão comparecer à Cerel (Central de Relacionamento) de cada campus e solicitar ajuda para realizar sua inscrição, observando os endereços e horários de atendimento das unidades do IFMS.

Confira o passo a passo de como efetuar a inscrição!

Pagamento da inscrição e isentos

A taxa é de R$ 20, e deve ser paga em qualquer agência do Banco do Brasil, utilizando a Guia de Recolhimento da União (GRU). Só é possível o pagamento por aplicativo se for do Banco do Brasil, lembrando que não é um boleto, é preciso pagar como GRU. Também não é possível o pagamento em casas lotéricas.

Como a GRU não é registrada automaticamente, a orientação é de que o pagamento seja feito no dia seguinte ao da emissão da guia, respeitando o prazo limite final de 6 de outubro.

Confira na Central de Seleção a relação final de candidatos que tiveram seus pedidos de isenção da taxa deferidos ou indeferidos. Aqueles cujo pedido foi indeferido (não concedido) devem efetuar normalmente o pagamento da taxa de inscrição até 6 de outubro, quando se encerra o prazo.

A solicitação da isenção da taxa pôde ser feita entre 12 de agosto e 23 de setembro, não sendo mais possível realizar o pedido.

Em caso de dúvidas, o contato com o IFMS deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Ação Afirmativa (cotas)

Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública.

Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta per capita mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Para mais informações sobre o assunto, o candidato interessado deve ler atentamente o item 3 do edital de abertura.

Prova

Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas. 

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais, conforme conteúdo programático disponibilizado no Anexo X do edital. 

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção 2023 e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem. Todas as publicações são feitas na Central de Seleção do IFMS.

Para saber mais sobre os cursos ofertados pelo IFMS, acesse a página dos Cursos Técnicos Integrados

Deixe seu Comentário

Leia Também

Orientação
Fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal exige cuidados extras com a saúde
Flagrante
Dupla é presa com quase 4 kg de maconha em ônibus que seguia para Capital
IBGE
Empresas formadas apenas por sócios e proprietários eram maioria e pagavam menores salários em 2022
Reunião
Brigada Voluntária define plano de ação em caso de incêndio na Apa Baía Negra
Tradição
Banho de São João começa hoje com Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago
Frota
Saúde de Corumbá ganha reforço com nova ambulância UTI Móvel
Oportunidade
Senai e Governo de MS lançam edital de R$ 10 milhões para iniciativas de bioeconomia na indústria
Utilidade Pública
Paço Municipal terá atendimento ao público em horário diferenciado na segunda-feira, dia 24
Cidadania
Programa Povo das Águas atende ribeirinhos do Taquari a partir deste domingo
Operação
Grupo Técnico inicia trabalho de resgate à animais atingidos pelo fogo no Pantanal

Mais Lidas

Paredão de fogo
Equipes atuam em cinco frentes de combate ao fogo no Pantanal
Cultura Pantaneira
Concurso de Andores e show de Thaeme e Thiago abre Banho de São João nesta sexta (21)
Em Dourados
Justiça do Trabalho de MS determina redução de jornada para trabalhador acompanhar filho com TEA
O caso é de Dourados e a redução da jornada de trabalho é de 50%, sem compensação de horas ou perda salarial para o trabalhador
Assistência
Abertas as inscrições para Casamento Civil Comunitário 2024 em Corumbá