Menu
segunda, 17 de junho de 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Andorinha - 76 anos - Junho 2024
Geral

Inscrições abertas para programa do Detran que ajuda pessoas a superarem medo de dirigir

13 julho 2022 - 08h34Bruna Pasche, Detran/MS

Estão abertas as inscrições para o programa “Vencendo o Medo de Dirigir” oferecido pelo Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) de forma gratuita e integrada com a Clínica Escola de Psicologia da (UCDB) Universidade Católica Dom Bosco. 

Idealizado pela chefe do setor de Educação do Detran-MS, professora Inês Pereira, o projeto já atendeu mais de cinco mil pessoas ao longo dos 19 anos de existência. 

Inês conta que para vencer os problemas de ordem psicológica e emocional, o programa é realizado com várias etapas, com acolhida, aula inaugural; psicoterapias; desenvolvimento dos conteúdos de legislação de trânsito, regras de circulação, direção defensiva e noções de mecânica veicular; e aula prática de quebra gelo, no contexto do trânsito. 

“Depois da acolhida os alunos são encaminhados à UCDB, onde participam das sessões de psicoterapia que duram três meses, depois retornam ao Detran para aprenderem mais sobre legislação, regras e a prática no trânsito de fato. É um projeto que nos orgulha muito e ao longo dos anos tem ajudado milhares de homens e principalmente mulheres a superarem seus medos”, descreve Inês. 

Renan da Cunha, psicólogo, professor e responsável pela Clínica Escola, explica que as sessões de terapia têm foco em aprender a lidar com fobias e medo adquiridos pelos alunos por algum motivo durante a vida. “A pessoa vai entendendo qual situação levou ele até ali e os instrumentos para que ela consiga controlar isso e vencer. Umas mais rápidas, outras mais devagar, mas temos tido muito sucesso”. 

A idealizadora ainda ressalta que muitos dos alunos possuem a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), mas não conseguem dirigir por medo. 

É o caso da Cláudia Barbosa, habilitada há mais 30 anos. Ela chegava a renovar a habilitação e até comprou um carro, mas não tinha coragem nem de tirar da garagem. Ela descobriu o programa através de uma amiga e deu início ao processo que mudou sua vida. 

“Foi após o programa que eu decidi que precisava fazer alguma coisa por mim e vencer esse medo. No final de outubro de 2018 eu comprei um carro, mas mesmo assim não consegui tirar ele da concessionária, foi só em abril do outro ano que peguei e hoje estou de volta ao trânsito. Foi um resgate da minha autoestima, confiança e capacidade”, conta. 

As inscrições devem ser realizadas através do telefone (67) 3368-0237 das 8h às 11h/14h às 16h ou pelo email [email protected] com nome completo, telefone e assunto “quero participar do programa vencendo o medo de dirigir”. 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Geral
MEC aceita revogar portaria se professores de federais acabarem greve
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul
Geral
Projeto de protocolo cardiológico de Mato Grosso do Sul é destaque no Conass
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Destaque
Boletim Epidemiológico: MS registra 11.550 casos confirmados de dengue
Geral
Com apoio do Governo, Expotrês apresenta novas tecnologias do agro e leva entretenimento ao público
Geral
No ar boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente da semana de 10 a 14 de junho
Clima
Corumbá amanhece com 25 graus
A máxima neste sábado pode chegar a 36 graus

Mais Lidas

Provisório
Sanesul passa a atender na rua 15 de novembro a partir de segunda (17)
Sítio Pioval
Bombeiros resgatam família ribeirinha cercada pelo fogo
Geral
Diálogo avança e 122 servidores do Detran de MS são promovidos por antiguidade
Esporte
Atletas indígenas são destaque em Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul