Menu
sábado, 04 de maio de 2024
Andorinha - Novos ônibus - agosto 2023
Geral

Índices de reprovação e 'apontamentos' em vistorias mostram rigor de credenciadas em MS

13 setembro 2019 - 08h15Assessoria de Comunicação

Levantamento da Associação das Empresas de Vistoria de Mato Grosso do Sul (Assovis) mostra um percentual de 45% no índice de reprovações e "apontamentos" para correções nos veículos vistoriados em empresas credenciadas do Estado, no período de janeiro a agosto deste ano. Nos oitos meses, foram realizadas 106.884 vistorias, dessas, 11.312 foram reprovadas no ato da vistoria, o que representa 11% da frota vistoriada. Outros 36.599 (34%) veículos receberam "apontamentos", ou seja, quando algum item precisa ser analisado diretamente com os técnicos do Detran-MS.
 
Os dados mostram ainda uma média mensal de reprovação de 1.414 carros, e 4.575 veículos com "apontamentos". Para o presidente da Assovis, José Renato Cantadori, os números demonstram a qualidade e a seriedade com que as vistorias são realizadas pelas Empresas Credenciadas de Vistoria (ECVs), no Estado, e como as exigências são cumpridas rigorosamente.
 
“As empresas de vistoria atuam obedecendo critérios rigorosos, em processo totalmente digitalizado, inclusive, sendo modelo e referência para outros Estados, conforme atesta o Conselho Nacional da Vistoria Veicular. Realizamos todo o trabalho com profissionais capacitados e certificados, além de uma tecnologia de ponta, em que todo o processo é filmado por uma câmeras instaladas no pátio da empresa que dá acesso ao Detran-MS, em tempo real, para fiscalização”, explica Cantadori.
 
São filmados os itens obrigatórios e de segurança e as imagens são armazenadas por cinco anos e acessíveis em casos de irregularidades. Em uma melhoria contínua, as imagens também são analisadas e posteriormente gerados laudos de vistorias, garantindo veracidade, rastreabilidade e transparência ao processo de transferência de veículos.

Além da verificação do documento do veículo, na vistoria são avaliados vários itens obrigatórios de segurança, uma medida que ajuda a evitar que veículos sem condições de circulação estejam nas ruas colocando em risco a vida das pessoas. Na vistoria veicular são verificadas as condições de conservação, manutenção, mudanças de características, numerações identificadoras e os documentos pertinentes à circulação e atos administrativos.
 
As empresas de vistoria atuam por força de resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão máximo de trânsito, e regulamentada pelo Detran-MS.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Obras de recuperação
Ponte sobre o rio Paraguai fecha às 17h de hoje e reabre às 12h de domingo (5)
Ladário
Cerimônia marca passagem de comando no 6º Distrito Naval
Evento
Circuito Gastronômico começa na segunda (06) com participação de restaurantes de Corumbá
Casa Revirada
Polícia investiga morte de agente da Unei Pantanal em Corumbá
Prestação de Serviço
Corumbá e Ladário recebe ação para emissão da Carteira Nacional de Artesãos
Economia
Pequenos negócios dominam 93,4% do universo das empresas de Mato Grosso do Sul
Obrigatório
Veículos com placa final 3 tem até 31 de maio para quitar Licenciamento 2024
Ajuda Humanitária
Cinco militares de busca e salvamento foram enviados em helicóptero para o RS
Rolé Grátis
Conveniência Aguilar comemora 2 anos com show de pagode ao vivo
Imunização
Sábado é dia de multivacinação em Corumbá e Ladário

Mais Lidas

Incentivo
MS Supera publica resolução e primeira lista; fase de recurso é de 6 a 9 de maio
21 horas fechada
Ponte sobre rio Paraguai será interditada a partir das 17h de sábado
Em ônibus
PRF prende cinco com cocaína escondida nos calçados
Inscrições gratuitas
Clube de Corrida Sesi Esporte divulga calendário de treinos para a Corrida do Pantanal